E-mail Marketing: a arte do Call to Action

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Call to Action é o significado da sigla CTA em inglês, que significa Chamada para Ação. O CTA tem, como principal finalidade, gerar conversões e cliques. Você criou um e-mail marketing. Ótimo! Agora, qual é o principal objetivo dele? Apenas informar algo? Ou aproveitar que você criou um e levar o usuário para algum lugar? O nosso papel é direcionar o leitor.

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Como criar um Call to Action que dá certo?

Seja claro e conciso: Os CTAs devem ser fáceis de entender e lembrar. Use linguagem simples e direta para que seus destinatários saibam exatamente o que você deseja que eles façam.

Seja específico. Diga aos seus destinatários exatamente o que você quer que eles façam. Em vez de dizer “Saiba mais”, diga “Clique aqui para baixar nosso guia gratuito”.

Seja relevante. O seu CTA deve ser relevante para o conteúdo do seu e-mail. Se você estiver promovendo um produto ou serviço, certifique-se de que o CTA seja claro sobre o que o produto ou serviço pode fazer pelo seu destinatário.

Seja urgente. Crie um senso de urgência para incentivar seus destinatários a agir. Você pode fazer isso usando frases como “Aproveite esta oferta por tempo limitado” ou “Registre-se hoje e ganhe um desconto exclusivo”.

Seja personalizado. Use o nome do seu destinatário no CTA para torná-lo mais pessoal. Isso ajudará a criar um senso de conexão e confiança.

Utilize atributos que tornem o Call to Action mais atrativo: Cores vibrantes, formas diferentes e até mesmo GIFs (coisas diferentes, se movendo na tela chamam muito a atenção) são ótimos recursos que tornam o seu trabalho mais atrativo. Conte com a ajuda de um bom designer para ajudar a você com a disposição dos elementos, cores e textos. Isso faz muita diferença.

Teste, teste, teste: Nós temos muitas ideias e isso é muito bom! Por isso, anote todas e vá fazendo diferente a cada e-mail. Assim, fica fácil mensurar e saber o que dá mais certo para cada base de e-mails e o que dá certo num contexto geral. A mesmice é chata. Nós gostamos de mudanças.

Aqui estão alguns exemplos de bons CTAs para e-mail marketing:

  • “Clique aqui para baixar nosso guia gratuito”
  • “Inscreva-se em nosso boletim informativo para receber as últimas notícias”
  • “Experimente nosso produto por 14 dias sem compromisso”
  • “Compre agora e economize 20%!”
  • “[Nome do destinatário], registre-se hoje e ganhe um desconto exclusivo”

E aí, gostou das dicas? Espero que os seus e-mails tenham CTA`s mais atrativos a partir de hoje. Vale lembrar que as suas referências podem te ajudar na hora de criar. Cadastre-se em newsletters e fique de olho nos e-mails que chegam na sua caixa de entrada. Tenha um olhar refinado para entender o que as outras marcas estão usando e o que você pode fazer de diferente.

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