A Black Friday é uma data de grandes descontos no varejo. Criada nos anos 60, nos Estados Unidos, inicialmente eram apenas 24 horas de promoções, que depois se estenderam para uma semana inteira, sempre no final do mês de novembro. A Black Friday é muito esperada pelas empresas pela promessa de vender mais, atraindo novos clientes e aumentando seu faturamento.
A data se espalhou pelo mundo e ganhou adeptos em muitos países, inclusive no Brasil, onde os comerciantes, grandes e pequenos, aproveitam a data para divulgar promoções e aumentar os lucros. De acordo com a Neotrust, no ano passado, em apenas dois dias de Black Friday, as vendas no comércio eletrônico registraram 5,8% de crescimento em relação a 2020, o que representa R$ 5,4 bilhões em receita.
Este ano, a Black Friday será no dia 25 de novembro, mas os preparativos devem começar desde já. Para isso, preparamos este artigo com dicas que podem ajudá-lo a se preparar e aproveitar a data para vender e lucrar mais.
1 – Ofereça descontos reais
Você já deve ter ouvido a expressão “tudo pela metade do dobro” ou “black fraude”. Isso porque o período, além de ser lembrado pelas ofertas, infelizmente, também ficou conhecido pelas tentativas de golpes e divulgação de descontos falsos, quando os comerciantes colocam um valor maior na etiqueta e aplicam o desconto sobre esse valor.
Essa é uma péssima prática, que já foi identificada pelos consumidores, que se preparam para a data fazendo pesquisas prévias de preço em diversos concorrentes. Logo, criar um falso desconto somente irá fazer os potenciais compradores perderem a confiança na sua empresa e não buscá-la nem na Black Friday nem em outras oportunidades.
2 – Esteja preparado para o aumento da demanda
O objetivo da Black Friday é aumentar exponencialmente o volume de vendas de forma que mesmo descontos agressivos sejam compensados. Você e sua empresa precisam estar preparados para um forte aumento de demanda. Para isso, garanta que os produtos que entrarão em promoção estejam com estoque abastecido e que seu time de vendas esteja preparado para atender esse volume de clientes.
3 – Planeje uma campanha
Após definir produtos que estarão em promoção e garantir estoques, chegou a hora de planejar a divulgação dessas promoções. As campanhas de mídia paga são capazes de levar o seu produto e as condições especiais mais longe, além das pessoas que já conhecem o seu serviço e trazer novos leads interessantes, graças às promoções somadas a divulgação realizada para a segmentação correta.
Avalie realizar campanhas no Google Ads ou por meio das redes sociais Meta Ads (Facebook e Instagram) de acordo com o seu público e as segmentações que fazem mais sentido para a sua empresa.
4 – Analise os concorrentes
Assim como fazem os consumidores, você também precisa fazer uma análise prévia dos concorrentes e acompanhar esses preços semanas antes do dia D.
5 – Faça uso do senso de urgência
Esse é um período em que os gatilhos mentais já são muito utilizados para chamar os consumidores a aproveitarem as ofertas exclusivas para o dia/semana.
Você deve aproveitar esses gatilhos e trazer o senso de urgência para as suas ofertas. Faça contagens regressivas, anuncie estoque limitado e realmente finalize as ofertas conforme o anunciado.
6 – Prepare seu time
Treinar o seu time para o período também é um passo indispensável para o sucesso da data. Com o aumento da demanda e da entrada de clientes, os seus vendedores devem estar preparados para falar sobre as ofertas, sobre os prazos de entrega e para tirar dúvidas dos clientes.
7 – Diversifique os meios de pagamento
Este é um período em que as pessoas se preparam para fazer compras grandes, de itens mais caros. Por isso, é importante que você diversifique as formas de pagamento disponibilizadas aos clientes em sua loja virtual ou mesmo loja física. Dinheiro, cartões de crédito, débito, carteiras digitais, Pix ou qualquer outro meio de pagamento seguro são válidos!
8 – Atenção para os prazos de entrega prometidos
Seja em comércio virtual ou em lojas físicas que vendem produtos com entrega, com o aumento da demanda, você pode precisar adaptar o seu prazo de entrega ou variar as formas de entrega, aumentando a capacidade. O importante é informar um prazo real para o cliente e informar qualquer atraso previamente, de preferência antes da compra ser finalizada. Isso vai evitar reclamações e avaliações negativas para a sua empresa.
9 – Foco nas oportunidades de Upsell e Upgrade
A Black Friday também é uma excelente oportunidade para seu pós-venda atuar oferecendo upsell e upgrades com condições especiais para seus clientes. Invista em uma estratégia interna de divulgação, com e-mails marketings e mensagens personalizadas oferecendo essas promoções.
Quer aproveitar a Black Friday e todas as datas especiais do varejo para vender mais e converter com qualidade? Então você precisa conhecer a Redrive, uma plataforma completa de vendas, gestão de clientes, integração e prospecção, que oferece dados e análises completas! Isso irá ajudá-lo a manter uma base de clientes organizada, mesmo com um entrada massiva de leads, e ainda conseguir segmentar comunicações e ofertas. Conheça os planos disponíveis.
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