12 coisas que seu cliente espera de você, mas nunca contou

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Trabalhar em agência é um desafio diário. Você já parou para pensar em quantos jobs são entregues todo mês? E os resultados? São os melhores que você conseguiu? Superou as expectativas dos clientes?

Para ajudar você nessa jornada instigante e ao mesmo tempo maravilhosa, listei 12 dicas de coisas que seu cliente espera de você, mas não nunca revelou. Confira:

1- Ajude a descobrir o que ele quer: ele deseja algo diferente, lindo e fantástico, mas não sabe explicar claramente o que é. Quantas vezes isso acontece quando ele pede uma campanha, não é mesmo? Como o prazo é sempre curto para a entrega, você deve ir além de uma reunião de brainstorming com a equipe para descobrir realmente o conceito que ele quer passar. Conhecer profundamente a história do cliente, suas lutas e ideais já é meio caminho andado para descobrir o que ele realmente quer na campanha. Uma dica: não envie por e-mail a ideia da campanha. Marque uma reunião pessoalmente e apresente suas ideias com argumentos consistentes. Se tiver um rascunho ou desenho elaborado pela equipe, acredite: ele vai amar!

2- Criatividade sempre: seja no conteúdo, na arte ou na forma de apresentar o trabalho, ele sempre vai querer muita criatividade. Geralmente isso não fica muito explícito, mas se uma peça ou trabalho “vai e volta” diversas vezes, acredito que ele esteja querendo dizer isso para você. Por isso, fuja do lugar-comum e busque originalidade para satisfazer os desejos dele.

3- Ganhar posts de brinde: foram oferecidos 20 posts na estratégia de conteúdo que você traçou para a empresa dele, mas não adianta! Ele sempre vai querer que você faça mais alguns de brinde para ele. Quantas vezes é preciso explicar que quantidade não é qualidade? Você pode explicar, explicar e explicar…mas, serão poucos clientes que conseguirão entender isso. Portanto, quando for apresentar o planejamento saiba que depois ele sempre vai pedir mais um.

4- Faça milagre com a verba: todo mundo sabe que você não é santo, mas o cliente quer que você faça milagre com a verba que ele oferece para a agência. Seja para criar campanhas no AdWords ou no Facebook, o valor investido deve cobrir todas as mídias e fornecer resultados imediatos para ele.

5- Agilidade na entrega dos trabalhos: tenha em mente que tudo que ele pede é para ontem. Mesmo com o prazo curto, há momentos que é necessário alertá-lo sobre o tempo necessário para desenvolver um projeto. Mostrar para ele que rapidez nem sempre é sinônimo de eficiência ajuda a conquistar mais a confiança dele e diminuir a ansiedade dele achar que criar uma peça ou conteúdo é igual miojo.

6- Seja honesto no trabalho: dizer a verdade sobre o andamento do projeto dele ou qualquer outro tipo de coisa que ele pediu para você é essencial. A honestidade deve ser sua amiga. Já vi casos de pessoas que enrolaram o cliente achando que iam se dar bem, mas aconteceu justamente o contrário. Ninguém gosta de mentiras ou de ser enrolado. Por isso, seja sincero sempre.

7- Enxergue-os como seres humanos: problemas com a família, sentimentos variáveis ao longo dia ou falhas ao avaliar um trabalho…todos nós somos seres humanos e podemos cometer erros e acertos diariamente. Assim como os seres humanos não são perfeitos, seus clientes também nunca serão. Por isso, tenha essa visão e saiba ouvir o que ele tem para falar antes de criticá-lo. Em alguns momentos ele precisa apenas desabafar e saber que pode contar com você sempre que precisar.

8- Ser encantado: quantas vezes você conseguiu ser encantado ao ser atendido em uma loja ou restaurante? É exatamente isso que seu cliente precisa quando contrata o seu serviço. Que você ofereça a melhor experiência que ele e a empresa dele pode ter no mercado.

9- Cuidado com a marca da empresa: a marca de uma empresa não se constrói do dia para a noite. São anos de investimento e muito trabalho. Por isso, se você cuida das mídias sociais da empresa dele, tenha cuidado em cada linha ou imagem publicada lá. Qualquer arranhão na imagem da marca pode ser fatal para ele.

 10- Ser surpreendido positivamente: uma ação que você fez gerou mídia espontânea para a empresa dele? Um seguidor elogiou a forma como você respondeu um comentário ou um cliente dele resolveu enviar um e-mail elogiando a empresa? Tudo isso são pequenas atitudes que podem ajudar a surpreendê-lo de forma positiva. Não se esqueça de comunicá-lo quando coisas desse tipo acontecerem. Ter surpresas agradáveis transforma o dia de qualquer um.

11- Responda todas as dúvidas: seu cliente usa as mídias sociais, mas não conhece todas as possibilidades que ela pode oferecer para o negócio dele e quer saber mais? Explique, ensine e esclareça todas as dúvidas. Isso ajuda a manter uma relação de confiança e amizade entre vocês. Além disso, sua credibilidade como profissional poderá aumentar cada vez mais.

12- Ofereça a solução para o problema dele: se você sabe que ele tem um problema na empresa, seja da sua área de conhecimento ou não, ajude-o a encontrar a solução. Já dizia o grande filósofo grego, Epícuro: “O prazer de fazer o bem é maior do que recebê-lo”.

Agora que você já sabe os segredinhos que seus clientes nunca contam, chegou a hora de colocá-los em prática e surpreendê-los!

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