Cobertura VidCon 2022: evento para creators, marcas e plataformas

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Fomos e já voltamos da Califórnia, uma viagem e tanto! Eu e Juliana Bulha (COO do Share), tivemos a oportunidade de participar da VidCon, o maior evento sobre criação de conteúdo do mundo. Creator Economy, criadores de conteúdo, estratégia, planejamento e muita história para contar. O evento acontece anualmente na Califórnia, é claro que a pandemia deu uma bagunçada na rotina dos eventos, então estávamos ainda mais animadas para vivenciar toda a experiência novamente. 

Em 2019 também estivemos por lá e você pode conferir a cobertura completa, aqui.

Agora, vou te dar um gostinho do que vimos ao longo desses 4 dias de evento!

O que vimos na VidCon 2022?

1. Muito vídeo! Você teria 5min para ouvir a palavra do TikTok? 

É isso mesmo, muito vídeo e muito TikTok, mas… já esperávamos receber este tipo de conteúdo, afinal o TikTok era o realizador da edição. Foi uma ótima experiência para ver como os creators se encontraram na plataforma e no formato. 

Posso te deixar um spoiler: a grande maioria dos creators que vimos por lá, começaram de maneira despretensiosa, sem imaginar que aquela rotina de vídeos poderia se tornar uma carreira e hoje, eles percebem o valor que boas histórias podem agregar, como a do Tony. 

Imagem ilustrativa de participante do painel Industry na VidCon 2022.
@tonyweaverjr é TikToker com 631K de seguidores. (Juliana Bulha/Share)

@tonyweaverjr

Tony é TikToker com 631K de seguidores. Tony teve uma infância solitária, não se sentia parte, sofria bullying o tempo todo, queria ser esperto, mas quando recebia as provas, os professores questionavam se era ele… como se Tony não tivesse capacidade para conquistar aquilo. Ele começou a acompanhar Naruto, o que fez com que ele se interessasse pelos animes. Ele conheceu personagens que não tinham superpoderes, mas que lutavam. Aí ele entendeu que também precisava lutar (e por isso, usa sua capa). Clique para conhecer

2. Creator Economy

Como monetizar? Para onde vai a carreira do creator além do publi? Estas reflexões foram levadas de uma forma muito forte, afinal, entendemos que é um mercado novo e com pessoas de diversas perspectivas que muitas vezes não estão preparadas para viver essa carreira, mas quando se dão conta, estão no mercado. 

David Adley, Vice President of Sales & Customer Support at Bonfire, esteve presente na VidCon e comentou sobre como a sua história também pode gerar resultados de fato. Considere alguns pontos para criar o seu produto e entenda quais são as conexões de identificação que você possui com a sua audiência. A maioria dos creators ganha por mídia paga, mas este não é o único caminho!

Ele apresenta uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mas que de alguma forma nos ajuda a ter uma ideia sobre o comportamento que temos hoje. Anúncios ainda são a forma principal de monetização dos creators, o próximo passo é encontrar mais caminhos para manter o negócio.

Leia também: Creator Economy: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

3. O futuro das plataformas

O que vai acontecer com o Instagram? E com o TikTok? Quem trabalha com estratégia de conteúdo pode ficar confuso e sem paciência para o vai e vem de atualizações. De qualquer forma, o que vimos na VidCon, é o forte discurso dos vídeos (o que não é de certa forma uma novidade, já que há algum tempo estamos vendo essa mudança de comportamento no consumo dos conteúdos). 

Print de tweet falando sobre as mudanças do Instagram.
(Reprodução/Twitter)

O que podemos levar em consideração, é que as plataformas sempre vão considerar o que tem mais chances de fazer com que mais pessoas usem (seja o que for). E nessas horas, vale você testar a sua audiência para conhecer cada vez mais a percepção da sua comunidade com relação ao que eles gostam (ou não) de consumir. 

Bom, acho que já te dei alguns spoilers mas é claro, guardei o melhor para o material completo. Se você ainda não baixou gratuitamente, acesse aqui

Fahen Carvalho e Juliana Bulha em frente a entrada da VidCon 2022.

A VidCon é um evento que inspira e conecta creators, marcas e plataformas de todos os lugares do mundo. O Share estava presente com duas pessoas da equipe: Juliana Bulha (COO) e Fahen Carvalho (Head de Customer Success).

A missão na Califórnia era reunir os melhores insights e informações relevantes para você. Vivemos dias intensos, de muito conteúdo e mão na massa. Nada disso seria possível sem nossos patrocinadores: Azul, TudoAzul, Nau live Spaces, Upstream e Paes! Um super obrigado, o Share já está pronto para a próxima aventura.

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