Como adicionar relevância ao conteúdo?

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Adivinha? Vou começar este texto com a pior possibilidade de resposta: depende. Relevância é um termo que caiu na boca dos criadores de conteúdo (e isso é muito bom), precisa ter valor, precisa ter engajamento, precisa ter relevância. Ok, eu sou a primeira a defender a presença de informações pertinentes ao que produzimos na internet. O grande mar de conteúdo está propício a aceitar qualquer proposta de post, não violou as regras? Tá valendo (e aí mora o perigo)

Mas… por que e como criar conteúdos relevantes?

Este é o grande desafio de milhões de profissionais. Seja em agência, seja creator, seja o que for, todos estão em busca da grande receita para ter um conteúdo massa na internet. Como faz? Qual o formato? Qual é a quantidade de texto? Cor? Como facilitar? Queremos muitas respostas e não estamos prontos para fazer as perguntas certas. 

Relevância é o amadurecimento da sua entrega.

A relevância nunca foi sobre a técnica do conteúdo, e por isso a conversa se tornou tão complexa. Se fosse o tamanho do vídeo, o áudio do Reels, o número de imagens no carrossel, seria muito simples adicionar uma boa dose de relevância, mas não. As perguntas são mais profundas e exigem entendimento, estudo e pesquisa sobre quem cria e quem produz. Calma, vou explicar melhor.

O que as pessoas querem? 

Uma das primeiras perguntas que o conteúdo relevante responde, é essa: o que o seu público quer? Seja ler, aprender, compartilhar, assistir. E claro, entender o que as pessoas querem é um dos maiores desafios, é quase um trabalho de sociologia. Você precisa pensar sobre cultura, hábitos, tabus, economia, dificuldades, desejos, pensar profundamente sobre quem te acompanha. Eu sei, o seu conteúdo não vai responder questões econômicas ou se tornar o terapeuta dos seguidores, não é isso. Você vai apenas tentar entender a realidade de quem está do outro lado da tela e adivinha, isso vai te entregar resultado.

Produzir conteúdo relevante é entender que do outro lado tem uma pessoa com diversas questões. Como você pode criar algo legal para essa pessoa?

Ah, mas eu preciso vender, não tenho tempo pra isso!

Sim, vender e entregar resultado também faz parte do escopo de trabalho de quem produz conteúdo, mas vender é só a ponta do iceberg e até você chegar lá, a marca precisa comer muita relevância com feijão, sabe? Ok, mas eu entendo o seu ponto, vamos falar agora sobre a marca. Se você já entende o seu público, de forma profunda o suficiente para se colocar no lugar e entender quais assuntos são importantes, vamos unir isso às necessidades da marca. 

Unir as necessidades do público + as necessidades da marca 

O nosso pecado é falar cada vez mais sobre o produto, o serviço, a marca, o preço, a taxa de entrega, e nos esquecemos de quem será impactado pelo post. Como você pode unir a necessidade do público com as necessidades da marca? Eu sei, a resposta não é fácil (por isso é tão difícil criar conteúdos incríveis na internet). 

Este conteúdo está diretamente ligado ao meu último texto para o Portal. Clique e leia mais.

Falar sobre a marca sempre foi importante, o que precisamos é de um bom mixer para unir os dois universos e mostrar para as pessoas que a sua presença na vida delas tem um valor, além da compra. E claro que a conversa não para por aqui, você precisa adicionar um toque final ao seu trabalho…

As possibilidades do digital

Hoje temos inúmeros formatos, canais, maneiras de fazer com que estas conversas aconteçam e estamos olhando sempre para as mesmas soluções. Dá pra testar, dá pra fazer algo diferente, dá pra se arriscar um pouco mais e se não der certo, a gente recalcula a rota. A ideia é sempre mapear possibilidades de coisas novas e ver o que dá certo, isso mostra para as pessoas que você está no mesmo ritmo que o digital propõe. O que acha da ideia? 

Por exemplo, quando pensamos na criação de conteúdo para o TikTok, por que a sua marca deveria criar conteúdo por lá? Eu não sei a resposta, pois não tenho as informações que você tem, mas vale você avaliar se o seu público está migrando e seguir o fluxo das pessoas, junto com as possibilidades do digital (neste caso, construir o seu espaço em outra plataforma). 

O trio da relevância: 

  1. As necessidades do público;
  2. As necessidades da marca;
  3. As possibilidades do digital.

No fim das contas, a relevância nada mais é do que construir na internet conversas legais e com intenção, assim como fazemos na vida. Conversamos com as pessoas que gostamos, nos identificamos e vemos sentido em construir um contato próximo. Isso também pode ser trabalhado através das marcas, é claro que de uma forma diferente, afinal o trabalho da relevância é entregar resultados concretos. Coloque na balança do seu planejamento de conteúdo, como você pode se aproximar do seu público e fazer com que o seu conteúdo seja a ponte entre a marca e a galera.

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