Como os espaços vivos podem ajudar na produtividade

Capa para artigo do Nau sobre espaços vivos
Clique Aqui e saiba mais

Bem-vindo caro leitor(a)!

Antes de mais nada, vamos nos apresentar. Prazer, somos o Nau Live Spaces. Aqui, temos espaços de trabalho, de eventos e de reuniões. Mas mais do que isso, somos um LUGAR.

Você pode se perguntar “o que tem de tão especial ser um lugar?” Bem, um lugar é um espaço que tem vida (Live Space), que gera conexão, que movimenta pessoas e tem um propósito de existir. Aliás, somos movidos pelo propósito de encantar e conectar pessoas. 

Queremos realizar um real impacto na sociedade, através das novas economias e com uma nova visão de trabalho, começando com a nossa comunidade e extrapolando para o mundo.

Essa coluna terá esse objetivo! Levar a cultura e aprendizados do Nau para mais pessoas, a fim de propagar nossa visão de mundo e impactar positivamente todos que queiram participar dessa comunidade que busca por uma sociedade melhor e mais saudável.

Mas para impactar para fora, primeiro olhamos para dentro.

Estudamos a fundo a nova economia e as exigências do novo ambiente de trabalho, para constituirmos a casa dos nossos residentes. A construção do Nau se deu com um olhar para futuros que pensam nas diferenças, buscando sempre agregar e colaborar. Aqui, esperamos que as pessoas se sintam acolhidas, confortáveis, e tenham vontade de voltar (e se não for muita pretensão, de não ir embora).

Sabemos que produtividade é importante, afinal é um ambiente de trabalho, mas que ela venha acompanhada do bem-estar, pois acreditamos no equilíbrio entre vida e trabalho. Nos moldamos de tal forma que todos aqui presentes sintam que trabalhar pode ter leveza e que o Nau tem o acolhimento tal qual um lar.

Vamos juntos?

Queremos estar a favor do tempo, do presente (agora, nau!). Um lugar de convergência e diálogo, que acredita que pensar nos futuros possíveis vai além da inovação tecnológica.

Acreditamos na inovação focada em pessoas. Por isso, somos um ponto de encontro para todas as pessoas e empresas dispostas a vivenciar um novo modelo de trabalho.

A partir de hoje, dividiremos com vocês conteúdos aqui no Share para explicar o que entendemos como novo modelo de trabalho, sobre como as novas economias têm um papel importante na sociedade, como negócios podem gerar impacto e como os espaços vivos podem ajudar na produtividade de empresas e as pessoas a serem mais felizes.

Bem, mas e na prática, né?!

Separamos aqui para vocês 5 dicas de como deixar o seu espaço de trabalho mais vivo, seja na sua empresa ou no home office:

1) Crie zonas de trabalho e de foco

Nós sempre temos tarefas diferentes ao longo do dia, e trabalhar em um só ambiente pode se tornar monótono e improdutivo. Há ambientes que permitem que você fale mais alto, tome café, mas não quer dizer que você não possa trabalhar nesse espaço.

Mude de espaço dependendo de quão focado você precisa estar. Isso vai fazer com que você tenha um ambiente mais produtivo, pois ele irá ajudar a manter a disciplina, evitando a procrastinação e permitindo que você separe as atividades, diminuindo o stress.

2) Tenha um ambiente realmente vivo

Invista em um espaço com vida. Ambientes oxigenados e acolhedores fazem toda a diferença no bem-estar e na produtividade. Para isso, utilize acabamentos naturais, cores “calmas” e acrescente pontos de conexão com a natureza. É claro que cuidar de uma plantinha aumenta sua sensação de recompensa e pode ser ainda mais benéfico para seu bem-estar, mas as plantas falsas também estão valendo! Elas contribuem para sensação de harmonia e relaxamento.

3) Dê prioridade para luz natural

Luz natural é importante e seu ciclo circadiano agradece. Sempre priorize espaços que tenham luz natural, de forma que que você sinta a passagem do tempo. E quando não for possível, use lâmpadas de temperaturas mais quentes, como as de 3000 a 4000k. Iluminação mais fria é bom para estar desperto, mas não contribuem a longo prazo.

4) Não esqueça da ergonomia

Trabalhar curvado no computador é receita para a conta alta da fisioterapia. Para evitar a má postura, use um suporte de computador para mantê-lo a altura dos seus olhos, use mouse e teclado para melhorar a posição dos braços, dê preferência para cadeiras com braço e altura ajustáveis e, se for baixinho(a), um suporte para os pés. Pode ser um banquinho ou até livros empilhados.

5) Saia do trabalho

Sim! É isso mesmo que você leu. Parte da felicidade no seu trabalho se dá quando você não está trabalhando e é importante para a sua produtividade você ter momentos de lazer e descontração.

Coloque algumas pausas no seu dia a dia. Vá pegar um café, bata um papo com alguém que encontrar no caminho (ao vivo, não pelo whats), leve o cachorro para passear, faça uma rápida sessão de relaxamento. Assim, quando precisar retornar ao trabalho, você volta focado e mais motivado.

Crie pequenas pausas e tenha um ritual de encerramento do trabalho.

Para nos acompanhar, nos sigam nas redes sociais: Instagram e Linkedin.

Este texto teve colaboração de Marina Valente, Coordenadora de Projetos do Nau, que está sempre buscando novas formas de deixar seu espaço de trabalho mais vivo.

Ahoy!

LEIA MAIS:

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share está há mais de 8 anos democratizando a educação para profissionais de comunicação e marketing. Com metodologia de ensino exclusiva, criada para que os profissionais aprendam e atuem no mercado contemplando diferentes níveis de desenvolvimento.
1

Comentários