O Trello é uma ferramenta de gerenciamento perfeita para todo tipo de organização, de coisas do trabalho a mudança de casa… Ele pode ser adaptado a qualquer projeto! Com o Trello, dá pra melhorar a organização das tarefas tanto para quem trabalha sozinho, quanto para quem tem uma equipe, além de ajudar bastante no fluxo de informações do trabalho.
Por ter um apelo visual muito forte, eu considero uma ótima ferramenta para trabalho em equipe, pois evita perguntas frequentes sobre o andamento dos projetos. O Trello é inspirado no Kanban, um sistema de gerenciamento de projetos com métodos ágeis, que foi elaborado pela Toyota por volta dos anos 60.
Um dos pontos positivos é que o Trello pode ser integrado com diversas outras ferramentas, como Slack, Google Drive, Dropbox e Mailchimp. É possível encontrar ferramentas das seguintes categorias:
- Automação
- Comunicação e colaboração
- Dados de análise e relatório
- Ferramentas do desenvolvedor
- Funcionalidades do quadro
- Gerenciamento de arquivos
- Gestão de projetos e de TI
- Marketing e Redes Sociais
- Produto e Design
- RH e operações
- Vendas e suporte
Mas bora lá entender melhor como utilizar o Trello!
Quadros
Um quadro é como uma cartolina, onde você organiza diversos post-its para manter as informações, como usado no método Kanban. Se você está mudando de residência, monitorando vendas ou montando a estratégia de conteúdo para um cliente, abrir um quadro no Trello é perfeito para organizar as tarefas, pequenos detalhes e até mesmo estruturar o trabalho em equipe.
O Trello inclusive oferece templates de acordo com o seu tipo de projeto. Você encontra algunas deles nesse link: http://trello.com/templates
Listas
As listas ficam dentro dos quadros e são onde colocamos os cartões com tarefas específicas ou informações organizados de acordo com o que faz mais sentido para as etapas do processo.
As listas mais comuns e utilizadas são as “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Elas vão ajudar a organizar o fluxo de trabalho onde os cartões serão movimentados. Não existe um limite de listas que você pode adicionar ao quadro, e elas podem ser organizadas do jeito que você quiser.
Cartões
É no cartão que você vai detalhar todas as informações das tarefas ou ideias. Você decide a melhor forma de preencher o cartão: uma publicação de blog que precisa ser escrita, um checklist de objetos de um cômodo para embalar na mudança, os ensaios fotográficos que precisa editar… As possibilidades são infinitas! Basta clicar em “Adicionar um cartão” no final de qualquer lista para criar um novo e dar a ele o título que desejar.
É possível também arrastar o cartão pelas listas e, assim, trabalhar o progresso das atividades. Outra coisa bem legal, é que você pode colocar prazo de dia e hora para esse cartão, além de etiquetas, anexos e capa.
As possibilidades de uso são diversas de verdade! Eu mesma já usei o Trello para organizar a minha mudança de Recife para São Paulo, uso para organizar o planejamento de conteúdos do meu blog, dos meus perfis no Instagram, além de livros que eu quero ler, filmes que quero assistir e fazer resenhas.
O Trello está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. É gratuito, mas possui melhorias com planos pagos, mas que não interferem no uso das principais funções. Gostou de conhecer mais do Trello?
LEIA MAIS:
Ferramentas para pensar e organizar conteúdos