Normalmente, um dos primeiros desafios na hora de começar um negócio é pensar no nome da empresa. Pode até parecer exagero, mas a responsabilidade é enorme: é preciso levar em consideração vários fatores na hora de tomar a decisão. É importante que o nome passe credibilidade e facilidade na vida dos seus consumidores. E tudo isso também precisa ser pensado na hora de escolher o um bom nome para o domínio do seu site.
Escolher um domínio criativo não garante o sucesso do seu site ou do seu negócio, mas ele não deixa de ser um elemento chave importantíssimo no processo. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o seu. Lembramos que não são regras, mas um norte para quem está perdido nessa etapa de criação de um site. Vamos lá?
1. Na dúvida, procure nomes curtos e fáceis
Evite o uso de URL longas. Quando se trata de escolher um nome de domínio para registrar, quanto mais curto e fácil de digitar, melhor! Nomes curtos são de fácil memorização, digitação e pronúncia. Além disso, evitar hífens e números sempre é uma boa escolha.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Data Genetics, o tamanho de nome mais comum é de aproximadamente 12 caracteres. O estudo revela que o pico crescente de uso de domínios com a extensão .com pertence aqueles que possuem em torno de 6 a 14 caracteres.
2. Prefira as extensões de domínio tradicionais
Aqui, estamos falando sobre o que digitamos no final de um site, que normalmente é “.com” e “.com.br”. Você sabia que existem diversas formas de extensões de domínio, com vários sufixos específicos? Por exemplo, é possível registrar um site de um advogado com .adv ou de um engenheiro com .eng
Apesar disso trazer um leque de possibilidades, no Brasil, as extensões de domínio mais populares são o “.com” e o “.com.br”, e boa parte das pessoas acabam desconhecendo outros sufixos, o que afeta a credibilidade, trazendo estranheza e receio na hora de pesquisar.
3. Cuidado ao escolher por impulso
É super importante pensar a longo prazo na hora de decidir o nome do seu domínio. Caso você mude de ideia e queira trocar depois, saiba que apesar de ser possível, isso vai custar dinheiro, sua audiência existente e sua classificação de SEO.
4. Confira se o domínio não é uma marca registrada
Decidiu o nome? Verifique se o termo não é uma marca registrada! Ao criar um negócio, o ideal é ter o mesmo nome em todos os seus canais. Por isso, pesquise se o nome está disponível em sites, plataformas de mídias sociais, bem como se existem marcas comerciais já registradas. Com isso, você evita não só confusão na cabeça dos seus consumidores, mas também problemas jurídicos futuros.
5. Tá difícil? Dê um passeio em geradores e em sites de registros
Se você possui apenas algumas ideias soltas de nomes relacionados ao seu negócio e não sabe para onde ir, você também pode tentar conhecer novas ideias em geradores de nomes de domínio.
Confira algumas opções:
Escolher um domínio na internet é muito importante. E por mais que você possa ter ideias diferentes, é preciso se atentar ao fato do nome ser apropriado para o endereço digital. Tudo isso faz diferença na hora de atrair o cliente para o seu site. E você pode contar com a Kinghost para garantir sua presença na internet!
LEIA MAIS:
O que é domínio? Conheça e entenda tudo sobre isso
O que um site deve ter para ser incrível? Saiba 7 itens obrigatórios