Lifelong learning como estratégia corporativa

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Agora que você já sabe o que significa o conceito de lifelong learning (conforme explicamos no último artigo sobre o assunto), hoje vamos falar sobre a importância da educação corporativa baseada nisso. Tão relevante quanto contratar talentos com capacidade, é qualificar habilidades do time que está em ação. 

O conceito de educação continuada deve ser usada como estratégia em empresas, pois, quanto mais conhecimento atualizado for adquirido, mais o colaborador é capaz de se desenvolver e crescer dentro da organização. Essa solução não só aumenta a taxa de retenção de bons profissionais, também influencia em uma equipe motivada e cada vez mais produtiva.

Não basta somente incentivar. Para que a educação continuada impacte positivamente é preciso acompanhamento e investimento.

Estamos em um mercado cada vez mais complexo, que não para de evoluir e apresentar mudanças. Além disso, é marcado, inclusive, pelo déficit de mão de obra especializada. Isso impacta diretamente em negócios e na estrutura interna de empresas. O que fez grandes organizações atuarem na capacitação e desenvolvimento de colaboradores com foco em habilidades técnicas e comportamentais nos últimos anos.

Para empresas, os benefícios da estratégia de educação continuada corporativa envolve:

  • Diminuição da rotatividade, com profissionais cada vez mais integrados com o posicionamento da empresa;
  • Colaboradores mais qualificados, que em um espaço aberto, são capazes de propor novas ideias impulsionando o crescimento da empresa;
  • Equipe motivada, principalmente pela construção de uma atmosfera aberta, agradável e empática com profissionais;
  • A empresa passa a ser vista como um bom local para trabalhar, sendo procurada por novos profissionais do mercado.

Não se trata de um jogo de soma-zero, combinado?

Empresas que abrem espaço para o diálogo, integração e educação contínua, são capazes de crescer justamente porque os seus profissionais também estão crescendo. Não é muito difícil de perceber: incentivando o aprendizado dentro da empresa, o colaborador é capaz de melhorar constantemente o seu desenvolvimento técnico e comportamental. O sentimento de autoestima profissional, segurança e valorização (tanto na empresa quanto no mercado de trabalho) aumentam. E o que impacta na qualidade de vida dos colaboradores, impacta também no trabalho. 

Empresas como Amazon Web Services, Nubank, Ambev, iFood, Natura e muitas outras já adotaram essa estratégia. Mas apesar disso, sabemos que a realidade da educação corporativa ainda tem muito a evoluir e expandir. 

Aperfeiçoar as competências dos profissionais é a melhor solução na hora de manter o constante desenvolvimento das equipes e da empresa. E você também pode contar com o Clube Share para isso.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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