Em termos simples, lifelong learning significa educação continuada. Trata-se da prática que visa o desenvolvimento contínuo das pessoas, seja de forma profissional ou pessoal.
Esse aprendizado ao longo da vida está revolucionando a ideia antiga de que, quando o estudante recebe o diploma, os estudos terminam. Todavia, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a aceleração global mostra o contrário: é preciso que os profissionais se mantenham em constante processo de aprendizagem para se tornarem cada vez mais qualificados e acompanharem as mudanças no mercado.
Quais são as vantagens do lifelong learning?
- Você se torna um profissional ativo, que inova e busca alternativas para atender às necessidades do mercado;
- Novas possibilidades profissionais surgem, principalmente propostas de emprego;
- Um profissional constantemente capacitado tem mais chances de conquistar cargos de liderança;
- Você aprende novas habilidades que são úteis não só no trabalho, mas em relacionamentos e vida pessoal;
- Maior segurança e autoestima dentro do contexto do trabalho e intelectual.
A ideia é nunca mais parar de estudar?
A realidade é que no século 21 todos nós precisamos nos tornar aprendizes ao longo da vida, para manter as habilidades continuamente atualizadas e se preparar para as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Mas claro, isso não significa que é preciso sentar numa cadeira de sala de aula todos os dias como na época da escola – apesar da educação formal ser importante para diversas qualificações, o modelo de ensino também está em um período de mudança.
O conceito de educação tradicional foi desafiado e repensado nos últimos anos, e a pandemia acelerou a mudança para o aprendizado virtual. Consequentemente, muitas pessoas (especialmente a Geração Z) reavaliaram o valor das salas de aulas tradicionais.
Cada vez mais as pessoas discutem uma ampla gama de opções educacionais. Os usuários estão valorizando as formas de educação alternativa e um aprendizado com interação que acontece fora das universidades e instituições convencionais.
A tecnologia é uma forte aliada para os que buscam educação continuada de forma personalizada e no seu ritmo.
A correria do dia a dia é a principal culpada de muitas pessoas afirmarem que não possuem “tempo suficiente” para se dedicar aos estudos. Porém, um lifelong learner precisa estar consciente de que é possível aprender um pouco todos os dias, até mesmo em 10 minutos, seja através de leituras, cursos on-line ou comunidades.
Neste caso, o ideal é estabelecer metas de aprendizado, entendendo qual é o seu objetivo profissional e pessoal e organizando seus estudos de acordo com a sua rotina.
O bom profissional do futuro já é um lifelong learner hoje.
Não sabe por onde começar? O Clube Share, nosso ecossistema de comunicação e marketing digital, te ajuda a ir longe na sua carreira! o/