5 ações práticas de marketing de conteúdo para sites

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O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, que tem como objetivo atrair uma audiência, construir relacionamento e gerar vendas. Desenvolver uma presença digital de relevância através de uma estratégia de conteúdo eficiente não envolve apenas o Instagram ou as redes sociais em geral. Canais como e-mail, blogs e sites também são essenciais na hora de construir autoridade. 

A pesquisa do Google é amplamente utilizada por diversas pessoas que buscam soluções, produtos e serviços para o seus problemas ou desejos. Inclusive, o Brasil é o segundo país que mais faz buscas no Google, ficando atrás apenas da Índia. O marketing de conteúdo influencia diretamente nas estratégias de SEO de um site. O algoritmo do Google já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário – o que faz diferença na hora de ranquear seu site no mecanismo de busca.

Bem, tudo isso é para contextualizar a importância dessa estratégia em diversos canais, principalmente sites e blogs. Hoje vamos compartilhar 5 ações práticas de marketing de conteúdo que vão melhorar a qualidade do que você produz no site do seu negócio e impulsionar seu crescimento, autoridade e consequentemente, vendas.

Vamos lá?

1. Conversão é ação!

Você não precisa esperar o momento final do texto para inserir seu call to action e converter novos leads. Incluir frases de ação e links em todo o seu conteúdo pode tornar esse caminho de conversão mais fácil.

Importante: Criar conteúdo com palavras-chaves ou links soltos em meio aos textos não é suficiente, é preciso produzir com qualidade – pois o tempo de permanência na página e a relevância do texto influencia no ranqueamento do Google.

2. Leve os leitores do ponto A ao ponto Z

Tutoriais, manuais e textos detalhados que guiam os leitores a alguma solução são bastante relevantes em uma estratégia de conteúdo! 

Ao pesquisar problemas relacionados à sua área e sua audiência, você pode criar tutoriais completos que apresentem problemas e inspirem uma solução. Esse tipo de conteúdo gera autoridade no seu nicho, fortalecendo o relacionamento com clientes, que ficarão cada vez mais interessados no que está sendo apresentado.

3. Desenvolva títulos atraentes

A expressão “julgar o livro pela capa” é verdadeira em vários níveis: a chamada de um texto é primordial para captar a atenção e o clique dos leitores.

Existem algumas formas de criar títulos eficazes que valem a pena testar, como: incluir sua palavra-chave no título, ser específico quanto ao problema, oferecer quantidade (como o título do nosso artigo) e causar emoções no leitor. 

Independente da plataforma, o título é a porta de entrada ao conteúdo, responsável por estimular as pessoas a ler e inclusive compartilhar na web.

4. Reciclar faz bem!

Existem diversos formatos de conteúdo diferentes que você pode aproveitar na hora de reciclar algum conteúdo antigo. Ao contrário do que muitos pensam, reaproveitar um texto não significa enganar a audiência, mas sim atualizá-lo, apresentar de outra forma e garantir que essa informação chegue para novos leitores.

Antes de tudo, é importante entender que a repetição é fundamental na hora de fixar na mente dos clientes a importância do seu negócio. Mas como isso não significa falar a mesma coisa o tempo todo, os formatos de conteúdo chegam para diversificar. 

Tutoriais, e-mails, e-books, gráficos, quiz, artigos, conteúdo em vídeo ou áudio, infográficos, mapas mentais, são apenas alguns exemplos do que pode ser aproveitado. 

5. Conte uma história

Todo mundo gosta de uma boa história. O Storytelling é a estratégia usada para transmitir conteúdo através de uma narrativa elaborada e envolvente, em que cativa o leitor e gera conexão emocional. 

Um bom exemplo de Storytelling é a Coca-cola, que sempre liga momentos felizes, em família e amigos com o seu refrigerante. Quem não sente a presença forte dessa marca no Natal? 

Existem diversas possibilidades na hora de criar e contar histórias: cases de sucesso, exemplos da vida real, infográfico (storytelling baseado em dados!) e muito mais. 

No final das contas, as pessoas procuram ouvir pessoas, independente da sua marca, esse é um ponto de humanização fundamental.

O conteúdo é fundamental para impulsionar o seu site

Com consistência e criatividade, a produção de conteúdo pode trazer mais tráfego, mais relevância e autoridade ao seu site e sua marca. Mas antes disso, é preciso ser estratégico: não esqueça de definir os principais objetivos e entender quais são as métricas necessárias para guiar e mensurar o que deve ser feito.

Se no final das contas, o seu objetivo é gerar autoridade e vendas, com o marketing de conteúdo você a atinge de forma assertiva e sustentável. E você pode contar com a Kinghost ​​para fazer seu projeto sair do papel! Garanta desde a construção, hospedagem de sites e contas de e-mail email ilimitadas para digitalizar o seu negócio e alcançar um público ainda maior.

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