A minha marca precisa estar em todas as redes sociais?

imagem ilustrativa de um celular com ícones de redes sociais
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O insight para a coluna desta semana surgiu através de um questionamento que recebi no painel do Share que rolou no dia 28 de julho, onde eu, Fahen Carvalho, Duda Buchmann, Camila Rech e Juliana Bulha conversamos sobre o processo de cocriação com creators – quem assistiu? o/

O questionamento era sobre como trabalhar os diferentes canais em um contexto B2B, em que o cliente tinha ótimos resultados no Linkedin, mas não conseguia se consolidar no Instagram. E a nossa pauta de hoje parte disso: minha marca – ou até mesmo eu –, preciso estar presente em todas as redes sociais?

Afinal, minha marca precisa estar em todas as redes sociais?

A resposta – um pouco polêmica (?) – é não. Você precisa estar presente nas redes sociais que fazem sentido para você e seu público-alvo. Ou seja, antes de decidir em quais canais entrará, avalie os pontos abaixo ????

01 Entenda a sua marca e o seu público

Tudo isso pode ser tangibilizado através de um brandbook, que nada mais é que um documento onde você decupa a essência da marca, o posicionamento estratégico, a identidade textual e a identidade visual.

02 Tenha um canal proprietário

Desenvolva o seu canal proprietário (vulgo site). Reflita: as redes sociais se renovam, podem mudar e até mesmo acabar, mas o seu site é seu. Ele vai estar sempre ali, fomentando a conexão com a sua comunidade.

03 Estruture seu conteúdo

Através dos pilares de marca, desenhe os contextos e assuntos que a sua marca vai estar inserida e, junto disso, estruture o seu ecossistema de canais x editorias de conteúdo. Lembrando que, para isso, você também precisa ter o entendimento do seu potencial produtivo – seu ou do seu time. Porque não basta estar nos canais, mas entender a complexidade de cada um, sua performance e como você vai desenvolver seus conteúdos em cada um deles. Tempo x investimento são as palavras de ordem aqui!

Complementando esse terceiro ponto, vale ressaltar que a construção do seu público pode ter diferentes vertentes. Exemplo: uma marca de cerâmica que tem como público-alvo pessoas com foco em cursos de cerâmica (A) e pessoas que são donas de restaurante e vão adquirir as cerâmicas já prontas (B). Cada grupo pode estar direcionado para determinados canais, com editorias de conteúdo específicas.

Público A :: Instagram e Tik Tok

Público B :: Instagram e Facebook

Resumindo: antes de entrar em um canal, entenda qual o papel que a sua marca (ou você) irá desempenhar nele. O segredo de uma boa performance é entender que conteúdo é sobre identificação e conexão com seu público, desenvolvido com consistência – e não necessariamente em volume.

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