Planejamento para Black Friday, o que você não pode esquecer?

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A Black Friday é um momento importante para muitas empresas. Um único dia (ou semana, como algumas fazem), em que a empresa proporciona descontos e possibilidades únicas para o público. 

Já pensou se esquecemos de planejar algo? Se esquecemos de alguma etapa e a nossa oportunidade, de conquistar bons resultados em apenas 01 dia, vai por água abaixo. É por isso que o Share criou este post, em parceria com a KingHost. Vamos te ajudar criar um check-list de tarefas importantes, para que a Black Friday seja um sucesso na sua empresa!

Os descontos! 

É importante você se planejar com antecedência, para saber quais produtos terão desconto e quais serão as oportunidades oferecidas no seu site, nas suas redes sociais, e-mail, WhatsApp, enfim. Todos os seus canais precisam estar alinhados com a sua estratégia. 

E se o cliente pedir mais desconto? 

E se o cliente pagar à vista? 

E se o cliente gerar boleto e não pagar? 

Prepare-se para todas as situações! 

A estratégia

Vamos fazer Black Friday apenas no dia? Vamos fazer por uma semana? Tenha todas as informações pré-definidas antes de produzir as peças da campanha. 

O conteúdo

Como vamos comunicar a promoção? 

O que vamos fazer nas redes sociais? 

Com qual frequência? 

Quais serão os produtos de destaque?

Lembre-se que neste momento, as redes sociais estarão fervendo de promoções. Você estará disputando espaço com muitas marcas e claro, com a sua concorrência. 

As informações sobre seus produtos

Quando a Black Friday estiver acontecendo, você precisa garantir que todas as informações referentes aos seus produtos estão bem sinalizadas. Descrição, fotos, valores, formas de pagamento. Faça de tudo para que o cliente não se sinta perdido ou com dúvidas, essa sensação pode acabar com a sua oportunidade. 

Verifique se o Certificado SSL do seu site está ativo

Uma das maiores preocupações dos clientes durante a Black Friday é sobre a segurança dos seus dados.

Para evitar perder vendas por esse motivo, instalar um Certificado SSL no seu site é essencial. Se o seu site já possui SSL, confira se o certificado está ativo e funcionando corretamente. 

Confira a renovação do seu domínio e do seu plano de hospedagem

Verifique se a data de vencimento do seu registro de domínio e do plano de hospedagem não coincide com o período da Black Friday para evitar que seu site saia do ar.

Esteja preparado para aumento de acessos

A infraestrutura em que sua loja está hospedada está dimensionada para receber um volume de acessos maior do que o normal durante a Black Friday?

Verifique com sua equipe técnica se infraestrutura do seu site está preparada para o aumento de acessos. Se precisar faça testes de carga e estresse para avaliar como seu site se comporta durante estes picos de acesso.

Outra dica é conferir se  seu plano de hospedagem não possui limitação de acessos simultâneos. Se for o caso do seu plano, vale a pena aumentar os recursos nesse período.

Otimize a velocidade de carregamento do seu site

Otimizar a velocidade de carregamento do seu site pode garantir mais vendas. Isso porque, um estudo realizado pelo Walmart, comprovou que a cada 1 segundo de melhoria na velocidade de carregamento, a taxa de conversão do site aumento até 2%.

Algumas ações ajudam a reduzir o tempo de carregamento, como:

  • Otimizar o tamanho das imagens do site;
  • Utilizar ferramentas para compressão de arquivos JavaScript, CSS, HTML e imagens;
  • Utilizar CSS externo;
  • Utilizar armazenamento em cache do navegador.

Viu só como tem bastante coisa para planejar? A notícia boa é que você ainda tem alguns dias para trabalhar e deixar a sua Black Friday organizada e pronta para ir ao ar! 

Este post foi produzido em parceria com a KingHost. Se você ainda não conhece o trabalho da King, clique aqui e conheça a nossa parceira! \o/

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