A Black Friday é um momento importante para muitas empresas. Um único dia (ou semana, como algumas fazem), em que a empresa proporciona descontos e possibilidades únicas para o público.
Já pensou se esquecemos de planejar algo? Se esquecemos de alguma etapa e a nossa oportunidade, de conquistar bons resultados em apenas 01 dia, vai por água abaixo. É por isso que o Share criou este post, em parceria com a KingHost. Vamos te ajudar criar um check-list de tarefas importantes, para que a Black Friday seja um sucesso na sua empresa!
Os descontos!
É importante você se planejar com antecedência, para saber quais produtos terão desconto e quais serão as oportunidades oferecidas no seu site, nas suas redes sociais, e-mail, WhatsApp, enfim. Todos os seus canais precisam estar alinhados com a sua estratégia.
E se o cliente pedir mais desconto?
E se o cliente pagar à vista?
E se o cliente gerar boleto e não pagar?
Prepare-se para todas as situações!
A estratégia
Vamos fazer Black Friday apenas no dia? Vamos fazer por uma semana? Tenha todas as informações pré-definidas antes de produzir as peças da campanha.
O conteúdo
Como vamos comunicar a promoção?
O que vamos fazer nas redes sociais?
Com qual frequência?
Quais serão os produtos de destaque?
Lembre-se que neste momento, as redes sociais estarão fervendo de promoções. Você estará disputando espaço com muitas marcas e claro, com a sua concorrência.
As informações sobre seus produtos
Quando a Black Friday estiver acontecendo, você precisa garantir que todas as informações referentes aos seus produtos estão bem sinalizadas. Descrição, fotos, valores, formas de pagamento. Faça de tudo para que o cliente não se sinta perdido ou com dúvidas, essa sensação pode acabar com a sua oportunidade.
Verifique se o Certificado SSL do seu site está ativo
Uma das maiores preocupações dos clientes durante a Black Friday é sobre a segurança dos seus dados.
Para evitar perder vendas por esse motivo, instalar um Certificado SSL no seu site é essencial. Se o seu site já possui SSL, confira se o certificado está ativo e funcionando corretamente.
Confira a renovação do seu domínio e do seu plano de hospedagem
Verifique se a data de vencimento do seu registro de domínio e do plano de hospedagem não coincide com o período da Black Friday para evitar que seu site saia do ar.
Esteja preparado para aumento de acessos
A infraestrutura em que sua loja está hospedada está dimensionada para receber um volume de acessos maior do que o normal durante a Black Friday?
Verifique com sua equipe técnica se infraestrutura do seu site está preparada para o aumento de acessos. Se precisar faça testes de carga e estresse para avaliar como seu site se comporta durante estes picos de acesso.
Outra dica é conferir se seu plano de hospedagem não possui limitação de acessos simultâneos. Se for o caso do seu plano, vale a pena aumentar os recursos nesse período.
Otimize a velocidade de carregamento do seu site
Otimizar a velocidade de carregamento do seu site pode garantir mais vendas. Isso porque, um estudo realizado pelo Walmart, comprovou que a cada 1 segundo de melhoria na velocidade de carregamento, a taxa de conversão do site aumento até 2%.
Algumas ações ajudam a reduzir o tempo de carregamento, como:
- Otimizar o tamanho das imagens do site;
- Utilizar ferramentas para compressão de arquivos JavaScript, CSS, HTML e imagens;
- Utilizar CSS externo;
- Utilizar armazenamento em cache do navegador.
Viu só como tem bastante coisa para planejar? A notícia boa é que você ainda tem alguns dias para trabalhar e deixar a sua Black Friday organizada e pronta para ir ao ar!