Cerca de 8 segundos. Isso é o que cientistas de dados e analistas de mídia acreditam ser agora o tempo médio de atenção do consumidor. E é por isso que os tweets são limitados a 280 caracteres e os vídeos curtos do TikTok são tão populares. Poderíamos listar dezenas de outros exemplos, mas a realidade permanece a mesma: em um mundo digital que está em constante mudança, os profissionais de marketing precisam se adaptar para chamar a atenção de seus clientes. Como eles podem fazer isso? Colocando em bom uso conteúdo curto, rico e relevante para os usuários finais.
RCS + conteúdo relevante = atenção
O Rich Communication Services (RCS) é uma tecnologia que permite que os anunciantes se comuniquem com usuários de celulares Android, por meio de vídeos, fotos, QR Codes, mapas e até sugestões de ações e respostas que garantem uma fácil comunicação bidirecional entre marcas e consumidores finais. Uma das razões pelas quais o RCS é um dos canais de comunicação mais importantes para anunciantes e profissionais de marketing é o fato de que os consumidores são mais propensos a se envolver com anúncios que oferecem conteúdo relevante e rico.
No Brasil, há 35 milhões de smartphones Android habilitados para RCS. Esse número já demonstra o quão significativa pode ser a utilização dessa ferramenta para campanhas de marketing, principalmente quando falamos sobre alcance. O RCS está combinando as melhores qualidades do SMS, juntamente com as melhores qualidades de aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Viber), sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo adicional, pois já está habilitado em telefones Android.
Por que usar o SMS?
Sabemos que, de acordo com o Gartner, as mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98%, em comparação com apenas 20% para e-mail e uma taxa de resposta de 45% versus 6% para e-mail. Além disso, de acordo com relatório da State of Mobile, os brasileiros passaram, em 2021, 5,4 horas por dia ao celular e 30 horas por mês em aplicativos de mensagens. Assim, parece que os investimentos das empresas devem se concentrar no marketing de mensagens móveis para alcançar o máximo de resultados.
Estima-se que, até 2026, haverá cerca de 3,6 bilhões de dispositivos compatíveis com RCS nas mãos de usuários em todo o mundo, dando aos profissionais de marketing uma oportunidade única de se envolver diretamente com o público como nunca antes.
Mas, como o RCS funciona na prática?
Adicionar RCS ao mix de marketing significa que os anunciantes podem se comunicar com usuários finais usando animações, carrosséis, links, vídeos e muito mais. Em uma era hiper digitalizada na qual vivemos, o audiovisual ganhou destaque em todas as plataformas. Quanto mais rico o conteúdo, maiores as chances de engajamento.
O sucesso da nossa plataforma de automação de marketing móvel é garantido em grande medida, graças ao RCS, o canal de comunicação que, de acordo com os dados da Upstream de centenas de campanhas em todo o mundo, garante um Click-Through Rate (CTR) superior a 22% e é esperado experimentar um grande crescimento nos próximos anos.
Afinal, a Upstream é um dos players mais importantes da comunicação RCS no mundo, sendo o provedor de mensagens RCS número 1 no Brasil e tendo sido reconhecido como um dos principais players em tecnologia RCS pela GSMA – a maior organização internacional de telecomunicações do mundo.
Invista em Mobile Marketing!
O marketing de mensagens RCS via Grow está garantindo os melhores resultados, sem depender de cookies de terceiros. Não é novidade para ninguém que os cookies de terceiros serão eliminados pelo Google até o final de 2024. A coleta de dados de terceiros com o consentimento dos usuários, a fim de construir uma base de clientes e fortalecer o relacionamento entre clientes e marcas, está tornando-se uma prioridade para as empresas a partir de agora. O número de telefone celular dos usuários é um dado primário importante, e as mensagens são o canal de comunicação preferido para marketing e atendimento ao cliente. Ao coletar dados primários, com o consentimento dos usuários, a Upstream é capaz de direcionar e redirecionar usuários, oferecendo o mix de canais mais eficaz para cada marca e fornecendo soluções de marketing personalizadas e automatizadas.
Uma coisa é certa: as campanhas RCS via Grow podem garantir os melhores resultados, da forma mais fácil possível.
LEIA MAIS:
10 ferramentas úteis para Inbound Marketing
Menos de um ano para o fim dos cookies e a publicidade ainda não sabe o que fazer
5 erros mais comuns de quem trabalha com Marketing de Conteúdo