Real Time é uma prática que trouxe para os profissionais de marketing mais agilidade, instantaneidade e desafios para ser criativo! Se você não está familiarizado sobre o que é Real Time, eu vou te explicar a essência e os motivos para você dar um up nos seus conteúdos e estar mais próximo das pessoas.
A ideia do Real Time é você utilizar elementos do aqui e agora para engajar a sua marca. Como por exemplo, quando a Rainha Elizabeth II usou uma roupa verde e a internet parou para fazer diversos exemplos da Rainha com sua roupa em Chroma Key. Isto foi um fato do momento e você poderia ter utilizado isto para engajar o seu público.
O importante é você conseguir fazer analogias sobre o assunto em questão e a sua marca / produto / serviço. Se você trabalha em uma empresa de produtos de limpeza (por exemplo), poderia ter feito uma brincadeira com a roupa da Rainha estar tão limpa, que ficou transparente. Tudo isto pode parecer uma perda de tempo, mas o objetivo é simplesmente mostrar para as pessoas que você está de olho em tudo o que está acontecendo. Você pode não gerar nenhuma venda com este comportamento, mas com certeza poderá ganhar mais seguidores e pessoas de olho no seu conteúdo!
Os memes são ótimos exemplos de aqui e agora na internet. A dificuldade, na maioria das vezes, é saber avaliar o que cabe usar ou não. Será que a sua marca condiz com o meme que está em alta no momento? Se estiver na dúvida, ou se o seu público definitivamente não será atingido por esta publicação, espere um outro acontecimento para se inserir.
Conteúdo e social media: vale a pena investir em memes?
#Não tente utilizar todos os acontecimentos, selecione os que “casam” melhor com a sua marca!
Um estudo da Direct Marketing Association que concluiu que:
- 60% dos marketers esforçam-se para personalizar o conteúdo em tempo real, sendo que 77% acredita que personalização em tempo real é crucial;
- Dois terços dos respondentes planejam implementar campanhas em tempo real no futuro próximo;
- Mais da metade identifica os benefícios do marketing em tempo real como: maior eficácia de marketing, melhor experiência junto do cliente e retenção de clientes.
#Relacione-se
O Real Time exige atenção redobrada para o relacionamento com o público. A interação nas suas redes sociais provavelmente serão muito maiores do que você está acostumado, então aplique o Real Time se tiver tempo e equipe à disposição para atender este engajamento!
Gerar mais engajamento significa gerar mais vendas?
Se você não está presente no Twitter, é hora de voltar pra lá agora mesmo! A rede social é uma ótima ferramenta para ficar de olho nas situações que estão em alta. Você só precisa verificar se o que está em alta no Twitter, também está no Facebook e demais redes. Cuidado para não misturar as coisas, como o Twitter traz muita instantaneidade, às vezes os usuários Facebook demoram para captar as informações e o que é novidade no Twitter, nem sempre já chegou ao Facebook.
Se você ainda não é adepto desta prática, passou da hora de buscar maneiras de apostar em situações do momento para transformar deixar a sua marca mais próxima das pessoas. Corra, o Real Time não para! Viu só? Já passou!