O que você espera do mercado em 2023? Eu tenho me perguntado muito isso. Algumas pessoas dizem que será um ano de crise. Obviamente será. Uma recessão após esse período pandêmico esteve anunciada desde o começo. Mas isso não significa dizer que a gente não pode ter alguns objetivos ousados para o futuro, especialmente para esse ano.
Eu não estou aqui falando de tendências para o mundo da comunicação. Veja, é fácil confundir tendências publicitárias com desejos publicitários. Mas não é isso. Se você estiver procurando tendências, eu te recomendo as tendências apontadas pelo ThinkWithGoogle. Afinal, ninguém melhor que a empresa onde mais se buscam coisas no mundo para responder o que mais será procurado no mundo, não é?
Mas eu queria te falar hoje aqui sobre o que a gente deve desejar do mercado, para que assim, a gente possa transformá-lo.
1º Desejo: Um ambiente de trabalho mais saudável
Essa não é só uma resolução pra gente batalhar, mas buscar inclusive fora da publicidade e do marketing. Eu posso apostar que: tá todo mundo exausto. Você também está, em alguma medida.
Foram anos desafiadores pra nossa cabeça (e esse que vos escreve sabe bem do que está falando, acredite). A gente viu que precisamos lidar melhor com o trabalho na nossa vida. Ele está tomando uma parte grande demais do nosso tempo, e isso acaba criando dificuldades pra gente separar o que é vida profissional da pessoal. E aí você já viu né? O ambiente de trabalho acaba ficando nada saudável, quando ele não é abastecido do mundo lá fora.
2º Desejo: Marcas mais humanas da porta pra dentro
Se tem uma coisa que eu acho que precisamos são marcas mais humanas com as pessoas que as fazem. Digo isso porque, todas as marcas acabam se preocupando muito com sua imagem para sociedade, a imagem externa. Mas enquanto isso, com seus fornecedores, podem acabar sendo máquinas de moer gente, com boa parte das pessoas sendo tratadas de uma maneira não sustentável ao longo prazo.
Perceba, a palavra de ordem no mundo corporativo hoje é RETENÇÃO. Para que uma marca mantenha sua voz constante, alinhada com o discurso de marca, é muito importante que as mesmas pessoas perdurem lá por muito tempo, trabalhando para ela. Então, não tem jeito, se as marcas são cobradas pela forma como incluem e tratam as pessoas da porta pra fora, quanto tempo vai levar pra essa mesma marca ser cobrada pela forma como trata seus fornecedores?
3º Desejo: Menos urgências, mais agilidade
Aqui algo que pra mim é particularmente importante. Quando estamos falando de publicidade, uma indústria que se convencionou a acreditar que tudo precisa ser urgente, a gente perdeu muito a noção de nossas prioridades. E vários dos problemas acabam sendo urgentes, mesmo sem serem de fato.
Isso não quer dizer que as ALGUMAS coisas não precisam ser resolvidas de formas mais ágeis mesmo. Isso é uma verdade. A gente precisa lembrar que estamos falando do dinheiro, da carreira e do futuro de várias pessoas empregadas nesse ecossistema de marcas. Mas é preciso encontrar o balanço sobre o que é urgência e o que precisa ser ágil.
4º Desejo: Transparência
Se esse desejo aqui fosse atendido, já teríamos um ano de 2023 muito mais suave. O mundo corporativo pode ser muito bom em deixar os elefantes na sala por muito tempo e evitá-los. Falar com transparência sobre alguns assuntos, seria fundamental para que a gente chegasse em todos os outros desejos aqui de cima. Veja, falar de forma aberta sobre salários, sobre jornadas excessivas de trabalho, sobre saúde mental no trabalho. Esse tipo de debate sem amarras pode tornar uma cultura, que antes era a cultura do receio, da fragilidade, em uma cultura mais aberta e vulnerável ao erro.
É claro que esses são desejos bem particulares, que você até pode compartilhar comigo alguns deles. Mas foi um exercício incrível pensar sobre o que eu queria do mercado que eu vou encontrar em 2023, e eu recomendo demais que você também faça esse exercício. Me ajudou demais, e espero que te ajude também.
Até a próxima.
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