Quando pensamos em rotina, é fácil cairmos na ideia de algo “quadrado”, sem muita fluidez para mudar, experimentar e criar. O meu objetivo agora, é te apresentar um novo caminho: a possibilidade de utilizar a rotina a favor da sua criatividade, de forma racional e com objetivos estabelecidos previamente.
A criatividade sempre esteve ligada ao que é livre, a baguncinha criativa sempre teve espaço nas nossas justificativas para a falta de organização e planejamento. Em partes tudo isso faz muito sentido, inclusive já foi comprovado alguns estudos como a bagunça criativa é real. Kathleen Vohs, da Universidade de Minnesota, também estudou o tema e constatou que as pessoas propensas a jogar coisas em qualquer lugar e a acumular lixo são mais criativas que as outras.
Segundo o artigo, Kathleen diz: “Todos queremos ser mais criativos, sentir a inspiração mais forte. Meu conselho: se você se sente estagnado e sem saber o que fazer, vá para um quarto sujo. Isto permitirá que você vá além da percepção habitual e produza novas ideias mais rapidamente. A ordem é resultado de nossa tendência à segurança; já o caos é resultado de nossa vontade de repensar o mundo de maneira criativa”. Você pode ler mais, aqui.
Beleza, já entendemos que a criatividade exige ideias e ideias nos levam a diversos pensamentos e tudo isso pode virar uma baguncinha que faz parte do processo. Acontece que se agarrar neste conceito pode ser perigoso o bastante para gerar uma rotina caótica e pasme: os criativos também precisam de uma rotina, afinal o prazo (e os boletos) chegam para todos. Ah, um ponto importante, não vou entrar na questão de que todos são criativos e que chamar um grupinho com este termo é praticamente antiquado, mas isso seria tema para outro artigo hehe.
A rotina criativa
Ter uma rotina nada mais é do que pensar racionalmente sobre o seu tempo. Entender o que precisa ser feito, quando precisa ser entregue, o que é mais importante, o que é mais urgente e o que você gostaria de fazer.
Sim, são vários pontos que precisam ser considerados para construir uma rotina que funcione. O ponto é: se a criatividade precisa estar presente no seu dia a dia, no seu trabalho, você precisa encaixar isso no seu dia.
O mal do profissional que trabalha com criatividade é esperar a iluminação do universo para a ideia perfeita.
Como acrescentar a criatividade no seu dia a dia?
A criatividade não é uma entrega específica
Desenvolver a criatividade é uma tarefa para a vida. Você pode fazer isso de forma simples, mas a frequência do estímulo é muito importante. Por exemplo, você já parou para perceber como as crianças são criativas? Elas conseguem ter percepções lúdicas para quase todas as situações, isso acontece pois elas ainda não foram “moldadas”, nós crescemos e nos acostumamos com os padrões, com a maneira de enxergar o mundo. Isso nos prepara para viver em sociedade, mas nos tira o tempo para outros pontos de vista.
O estudo de criatividade de George Land, que testou 1.600 crianças de cinco anos de idade, 98% foram consideradas gênios criativos, já aos quinze anos o percentual caiu drasticamente para 12%. O mesmo teste foi aplicado a 280.000 adultos e foi descoberto que apenas 2% eram criativos. Leia mais sobre a pesquisa da NASA, aqui.
George Land diz que o maior culpado pela diminuição da criatividade são as instituições de ensino. “Como estamos construindo muitas dessas fábricas, tivemos que construir fábricas também para seres humanos, chamadas escolas. Assim, poderíamos fabricar pessoas que poderiam funcionar bem nas fábricas”, explica o cientista.
A vida nos convida a sermos mais metódicos, mais encaixados no que já é habitual. Cabe a cada um de nós, buscar alternativas para quebrar o ciclo. Para te mostrar que é viável, selecionei aqui algumas situações que você pode testar para viver uma rotina minimamente mais criativa ou mais desafiadora para a sua mente.
Pode ser mais simples do que você imagina
O primeiro passo é pensar no seu dia a dia: liste suas atividades. A partir disso, busque oportunidades para acrescentar momentos criativos ou maneiras diferentes de fazer as coisas.
- Altere o caminho que você faz para ir ao trabalho e passe por novas rotas;
- Busque uma outra ferramenta para a criação de relatórios que você faz da mesma forma há tempos. Isso pode te ensinar sobre outra maneira de analisar os dados;
- Leia um livro ou um texto mais longo que esteja fora dos temas que você está acostumado, seja um romance, uma história de terror, fuja do habitual.
- Dê a chance para playlists que você não está acostumado a ouvir. Peça a indicação para amigos que têm gostos diferentes dos seus;
- Que tal preparar uma receita nova no fim de semana? Teste novos ingredientes ou maneiras de preparo que você ainda não domina;
- Jogos de tabuleiro: são uma ótima saída para quebrar a rotina, descansar a mente e estimular a criação de estratégias diferentes para vencer a rodada;
- Conheça pessoas diferentes. A criatividade tem relação direta com a construção de novas percepções, novos olhares. Isso a gente pode encontrar em uma roda de conversa, mas se conversarmos sempre com as mesmas pessoas… já sabe né?
Acho que já deu pra perceber que a gente pode viver a criatividade em diversos momentos da rotina. Você não precisa se apegar nas bagunças para esperar que o caos te entregue novas ideias. Eu mesma, me recuso estar na bagunça para ter uma ideia incrível hahahaha. Buscar novos caminhos para estimular a nossa mente, todos os dias, é mais saudável e viável diante da correria que vivemos.
Eu desejo que você encontre um tempinho para criar novas percepções. A criatividade está em tudo e convenhamos, qualquer situação com um pouquinho mais de cor e possibilidades, fica mais legal.