Seja seu melhor RP

Capa para artigo de Guilherme Alf sobre os perigos de uma má comunicação
Clique Aqui e saiba mais

Uma regra: quem não tem problema de comunicação é exceção. Entender que este processo tem papel fundamental em qualquer projeto é o primeiro passo. Os perigos de uma má comunicação são incontáveis. Por vezes, não passar a mensagem é o menor dos problemas, pois ruim mesmo é tentar comunicar alhos e o público receber bugalhos. Em um mundo cada vez mais rápido e conectado, não usar a comunicação para aumentar sua audiência é um erro tolo. A construção de um público fiel e engajado passa por uma série de atitudes e ações de comunicação, que muitas vezes, envolvem muito mais criatividade do que investimento.

Saber se vender é uma arte e em tempos de redes sociais isso tem se tornado um perigo. Não se trata de exibicionismo, nem mesmo questão de ego, construir uma boa imagem é fundamental para a sua carreira profissional. Existem muitas maneiras de vender o seu peixe, mas nada pode ser melhor do que potencializar suas habilidades. Então, vamos às dicas:  

Conte as boas novas para todo mundo

Você precisa ser o seu melhor divulgador. Mas cuidado, as pessoas nem sempre estão interessadas em você e sim no que você faz, e este é o ponto principal: transformar suas ideias, projetos e negócios em uma história que todos gostem de ouvir. Evite a autopromoção e elogios a si; se você consegue mostrar às pessoas que o seu trabalho é muito bom, o elogio e a admiração são consequências.

Comente na roda de amigos, publique nas redes sociais, mande um e-mail para o pessoal do escritório, divida com sua família. Ao tornar isso um hábito (com simancol), você irá se tornar uma bela vitrine do seu próprio trabalho.

Use as redes sociais, sem medo de ser feliz

Rede social é vida real, as pessoas são na internet um reflexo da sua personalidade – ok, ali há alguns filtros e certos recursos –, mas na vida real também temos os nossos “acessórios”. As possibilidades dentro das redes sociais são muito grandes, você não pode se dar ao luxo de não as utilizar para construir uma boa imagem; use sem moderação, mas tenha um plano. Não adianta sair postando tudo, de qualquer jeito, em qualquer hora. Entenda que cada rede social tem o seu propósito.

Pessoas gostam de pessoas

Outro ponto que não podemos esquecer: pessoas gostam de pessoas. Então aquela selfie com a família ou o registro de um momento mais pessoal, sempre funciona bem! Só tenha cautela, tá todo mundo de olho. Não adianta apagar, sempre tem alguém para dar um print na sua mancada e todo cuidado é pouco com determinados assuntos.

Erros de português são considerados crimes inafiançáveis; não fale na internet aquilo que você não tem coragem de falar ao vivo e evite posts em momentos de muita emoção. A web é traíra, cuidado com a emoção, abuse da razão (sem ser frio). Um dos grandes desafios da internet é não ter controle de onde sua mensagem pode ir e principalmente da maneira como as pessoas vão interpretá-la.

Produza conteúdo, mas não esqueça da vida real

Afinal, quem não é visto não é lembrado. Este é um velho ditado que segue muito atual, de nada adianta você ser um grande profissional na internet se não conseguir traduzir isso em relacionamentos na vida real, né? Vá a eventos, participe de bate-papos, se aproxime de pessoas inteligentes.

Quando estiver em algum ambiente com outras pessoas, se relacione, conte sobre o que você faz, pergunte e mostre interesse na vida das pessoas e converse sobre amenidades na hora certa – futebol é sempre um bom motivo pra puxar assunto. Durante a conversa, tente encontrar pontos em comum e de conexão.

Por fim, nunca deixe de ser o seu melhor RP

LEIA MAIS:

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários