Estar entre as primeiras páginas do Google é o desejo de toda empresa que aplica estratégias de marketing digital. Atrair um bom público para o site do seu negócio pode ser um desafio – já que boa parte de um bom trabalho digital envolve o longo prazo.
Mas existem ações práticas que podem gerar tráfego para seu site e funcionam muito bem a curto e longo prazo. Se você tem site e quer melhorar seus resultados ou conquistar seu lugar no digital, essas 5 estratégias são para você!
1. Faça conteúdos que resolvam problemas
Criar conteúdo de valor é regra para qualquer site bem ranqueado pelo Google. Pode não ser uma estratégia que resolva seus problemas de um dia para o outro, mas definitivamente é uma ação sustentável e super positiva a longo prazo.
Somada com as demais estratégias como SEO, anúncios e bons títulos, fica melhor ainda!
Responda às dúvidas comuns que seu público possui sobre o assunto, dê exemplos, faça listas, conte histórias e se coloque à disposição para entender seus desejos.
O conteúdo é rei!
2. Tenha um site otimizado para smartphone
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2021, o dispositivo celular se mantém como principal acesso à internet para a maioria dos brasileiros desde 2015. Atualmente, mais de 58% da população está online apenas pelo celular.
Por isso, é fundamental que seu site tenha uma navegação adaptada para smartphones. Você pode saber se seu site é responsivo através deste teste de compatibilidade criado pelo Google.
3. Arrase nos títulos
Otimize o título e a descrição dos conteúdos do seu site para aumentar o número de acessos! Criar títulos atrativos que sejam capazes de despertar a curiosidade das pessoas é sempre uma estratégia útil para gerar bons cliques.
A principal dica é usar a sua palavra-chave logo no começo, além de procurar responder às dúvidas dos usuários através do título.
4. Otimize o SEO
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google ao gerar tráfego e autoridade digital.
É um passo essencial para atrair pessoas para o seu blog, site ou página da web. As estratégias de SEO são muitas e para que seu conteúdo ou página apareça nos primeiros resultados do Google, existem mais de 100 fatores de rankeamento que são levados em conta.
É preciso atualizar conteúdos constantemente e se atentar às palavras-chaves que envolvem o seu trabalho na web.
Mas como saber se o trabalho está dando resultado? Existem ferramentas de análise de SEO que podem te ajudar a tirar percepções riquíssimas sobre o que está dando certo e como conseguir resultados ainda melhores! O SEO Certo da Kinghost realiza uma análise completa do seu site e pode ajudar você a otimizar seu conteúdo, se diferenciar da concorrência e decolar o seu negócio. Faça um teste e confira!
5. Utilize anúncios pagos
Campanhas de anúncios pagos são ótimas parceiras quando o assunto é aumentar tráfego! Os famosos “posts patrocinados” podem aparecer em redes sociais e em sites, chamando atenção para novos visitantes.
Existem diversas ferramentas disponíveis para isso e a principal é o Facebook Ads, que disponibiliza alta segmentação (para atingir públicos diferentes) e valores acessíveis.
Na hora de escolher: tráfego pago ou orgânico?
Tráfego pago significa investir em anúncios em plataformas com o objetivo de atrair visitantes e novos consumidores para um site ou perfil. O tráfego orgânico, por sua vez, é o oposto. Trata-se dos visitantes que chegam a um site de forma espontânea.
Quer entender melhor a diferença entre eles? Fizemos duas listas comparativas sobre tráfego orgânico e tráfego pago para deixar as diferenças um pouco mais claras:
Tráfego pago:
– É possível atingir bons resultados a curto prazo;
– Você fica entre as primeiras posições do Google;
– Atinge clientes com maior probabilidade de conversão de maneira assertiva.
Tráfego orgânico:
– Trata-se de um crescimento sustentável, mesmo que seja a longo prazo. Bons conteúdos não perdem a “data de validade” e são capazes de trazer tráfego mesmo após anos do conteúdo publicado;
– O custo por lead se torna menor ao longo do tempo, diferentemente do tráfego pago;
– Você conquista as primeiras posições do Google sem precisar pagar.
As duas estratégias são importantes, mas antes de tudo é preciso entender o contexto do seu negócio, seus objetivos e o que querem atingir a curto e longo prazo.
Não preciso dizer que os dois juntos são uma dupla imbatível, não é mesmo?
Ter um site é como construir uma casa própria no meio digital. Todo tráfego que chega, seja pago ou orgânico, está recebendo todas as informações necessárias sobre o seu negócio sem depender de atualizações de redes sociais e algoritmos. Por isso é fundamental!
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