Confira algumas das tendências previstas para o próximo ano que podem impactar a sua estratégia.
É fato que nos últimos 3 anos, mudanças profundas aconteceram no Brasil e no mundo. Devido a pandemia, muitas adaptações, tanto no âmbito pessoal, quanto no de trabalho e negócios, foram inevitáveis. Afinal, todas essas mudanças também afetaram a forma como as pessoas consomem, sejam conteúdos, produtos ou serviços.
Tivemos alguns avanços tecnológicos voltados para suprir carências que surgiram com o lockdown, pois além de mudanças comportamentais, tanto nos clientes/usuários, quanto nos times de vendas, marketing e empresas como um todo.
Agora, com as atividades retomadas à normalidade, é preciso olhar para essas mudanças e pensar nas tendências de marketing e vendas previstas para o próximo ano.
1) Upsell e Cross sell
Vender para um cliente é muito mais fácil (e barato!) que converter novos leads. Essa é uma afirmação comum e muito verdadeira para os negócios.
Essa já vem sendo uma forte tendência nos últimos anos e tem tudo para se manter em 2023. Abaixo, vamos explicar, brevemente, o que são essas duas modalidades.
Upsell
Upsell é uma técnica de vendas na qual o vendedor oferece ao cliente a possibilidade de adquirir uma versão mais atualizada/melhorada do produto ou serviço adquirido. Essa transação, normalmente, envolve o pagamento de valores extras ou uma atualização de valor no contrato.
Cross sell
Cross sell – venda cruzada em tradução literal do inglês – refere-se à venda de produtos ou serviços complementares ao produto principal contratado. Essa transação também envolve o pagamento de valores extras ou a atualização do contrato.
Por que investir nessas duas modalidades é vantajoso? Porque, nesses casos, o seu investimento será focado em um público extremamente qualificado, que já conhece a sua marca e já comprou seus produtos. Mas lembre-se, um bom pós-venda é indispensável para que essas duas opções sejam viáveis e rentáveis.
2) Inside Sales
Outra tendência que já vem ganhando grande destaque nos últimos anos é a chamada inside sales, que nada mais é que uma estratégia de vendas interna, na qual a equipe comercial se utiliza de ferramentas tecnológicas para prospectar, negociar e vender.
A principal vantagem dessa estratégia é a redução de custos operacionais, principalmente em comparação com processos que envolvem vendas presenciais. No entanto, para colocá-la em prática, será necessário investir em estruturar e treinar o time comercial, bem como todos os processos que envolvam o setor.
3) Alinhamento entre marketing e vendas
Apesar desses dois times terem o mesmo objetivo final, é muito comum que existam discordâncias quanto aos caminhos e processos até ele: volume e qualidade dos leads, forma como o funil deve ser desenhado no CRM, quais segmentações funcionam ou não para a estratégia etc.
Fato é que, quando essas duas equipes estão em concordância, melhor será a qualificação e a experiência do cliente. Por isso, vale a pena direcionar a atenção para esse alinhamento para 2023.
4) Personalização, diversidade e inclusão
Analisar e entender o comportamento do usuário/cliente potencial é algo que deve fazer parte da estratégia de qualquer negócio. Isso porque a personalização é algo esperado pela grande maioria dos consumidores. Esta tendência foi reforçada em pesquisa realizada pela Zendesk, que mostrou que 90% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por experiências personalizadas.
Um bom CRM será indispensável para atuar nessa frente em todas as etapas de venda, somente dessa maneira será possível utilizar dados e informações para personalizar conteúdos e soluções.
Diversidade e inclusão são pautas que seguem em alta quando se fala em experiência do usuário/comprador, afinal, o público está cada vez mais em busca produtos e serviços que falem de aceitação e representatividade de forma real.
5) Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) é um tema amplo e uma tecnologia que está presente em muitas frentes. Quando falamos de venda e relacionamento com o cliente, podemos citar ferramentas como chatbots e assistentes virtuais como os representantes mais comuns, até o momento. Vale a pena entender a tecnologia e utilizar o que estiver ao alcance, cuidando para dosar o que pode ser automatizado e o que deve ser mantido humanizado.
O primeiro passo para você começar a implementar essas tendências no seu negócio, é ter um bom CRM e plataforma de vendas, onde a sua base de leads e clientes estejam organizados e seu funil de vendas estruturado. Se você ainda não tem uma ferramenta como essa, conheça a Redrive e comece 2023 modernizando os seus processos. Veja os planos disponíveis.