Tendências que vão afetar a sociedade, negócios e consumo por Amy Webb

Clique Aqui e saiba mais

A futurista Amy Webb é sempre uma das participações mais esperadas da maior feira de inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW). No evento, a CEO do Future Today Institute tradicionalmente apresenta o Tech Trends Report, relatório que reúne as principais tendências que vão afetar, neste e nos próximos anos, a sociedade, seu comportamento e consumo. Em apresentação no SXSW 2022, Webb lançou seu relatório de tendências em um auditório lotado no Convention Center na manhã do domingo, dia 13 de março.

Mas afinal, quais são essas tendências explicadas no Tech Trends Report 2022

Elas são divididas em grupos principais, que são: Inteligência Artificial, Privacidade, Metaverso, Trabalho e Cultura, News e Informação, Health e Medicina, Home of Things, Governos e Tecnologia, Robotização, Descentralização e Blockchain, Telecomunicações e Computação Quântica, Biologia Sintética e Clima. Em síntese, foram analisadas mais de 570 tendências que resultaram em 14 relatórios.

Separamos aqui algumas tendências que foram destaques nas discussões da Internet:

METAVERSO:

“O metaverso não é uma tecnologia única, nem é controlada por uma empresa ou entidade de forma centralizada. As pessoas criarão múltiplas versões de si mesmos, cada um adaptado para fins específicos. (…)  O futuro do trabalho se tornará mais imersivo com empresas implantando plataformas de reuniões virtuais, experiências digitais e mundos de realidade mista”, afirma Amy. A futurista também avisa que poucos têm olhado para as oportunidades relacionadas à infraestrutura necessária para que o metaverso possa funcionar. 

DESCENTRALIZAÇÃO, NFT, CRYPTOS:

Webb afirma que a saturação das NFTs pode estar próxima, porque apesar do uso como arte colecionável ser algo positivo, não há mercado suficiente para absorvê-las. A Ethereum tornou-se a blockchain dominante, sustentando milhares de aplicativos, além de ser a principal plataforma de contratação de NFTs e finanças descentralizadas. “Num futuro próximo, o dinheiro será programável. O ecossistema financeiro está passando por uma transformação com blockchain e protocolos de código aberto que introduzem alternativas aos controles regulatórios.”

TRABALHO E CULTURA:

A pandemia global condensou uma década de transformação digital em alguns meses, e essa aceleração foi impactada em todas as áreas, modificando hábitos e comportamentos, principalmente no trabalho e na cultura.

Com aproximadamente 2 milhões de pessoas criando conteúdo de forma integral, os creators estão redefinindo o empreendedorismo. 

Ponto positivo: a flexibilidade do espaço de trabalho pode trazer mais mulheres para o mercado de trabalho, o que ajudaria populações que estão com números cada vez menores de trabalhadores.

CASA CONECTADA (Home of Things):

As demandas por serviços e produtos do chamado Home of Things (HoT) são cada vez mais impulsionadas, principalmente, pelo trabalho, exercícios físicos e aprendizado em casa. Consumidores estão cada vez mais propensos a adotar eletrônicos que funcionem em sua casa inteligente. Mas cuidado: em 2022, os hackers irão direcionar cada vez mais ataques em dispositivos HoT, deixando a segurança em vulnerabilidade.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

“A IA representa a terceira era da computação, geralmente definida como a capacidade de uma máquina para desempenhar funções cognitivas tão bem ou melhor do que humanos. (…) A IA agora é usada na maioria dos setores. Isso resolve problemas de negócio, detecta fraudes, melhora o rendimento das colheitas, gerencia cadeias de suprimentos, recomenda produtos e até auxilia designers e escritores em seus trabalhos.”

Amy Webb ressalta que o relatório não tem como objetivo prever o futuro, mas a conjectura estratégica resulta em preparativos, não em previsões:

“As tendências nos convidam a considerar resultados alternativos daqueles que imaginávamos anteriormente. Elas também desbloqueiam algo inestimável em cada um de nós: a capacidade de reaprender como percebemos a realidade.” 

Você pode ter acesso completo a todos os relatórios neste link

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
1

Comentários