Havia um tempo em que a internet era basicamente feita de blogs. Inclusive, muitos influenciadores e criadores de conteúdo relevantes de hoje começaram o seu trabalho escrevendo e compartilhando suas ideias em páginas da internet. As redes sociais mudaram bastante esse cenário, mas apesar dessa lembrança, o blog não é coisa do passado.
Quando falamos de blog, estamos falando de um site ou uma página da web cuja estrutura envolve os chamados artigos ou postagens. Sejam em formato de texto, imagem, vídeo ou áudio. Desde a sua criação, os blogs foram utilizados por diversas pessoas e por vários motivos, seja de uso pessoal ou profissional.
Hora da história:
A palavra surgiu originalmente em 1997, quando o editor do blog original Jorn Barger concebeu o termo weblog. Mas foi o designer Peter Merholz que cunhou a palavra “blog”, a abreviação do nome original que ficou amplamente conhecida. Peter desmembrou o termo para formar a frase we blog (“nós blogamos”), o que levou à sua popularização.
O termo que representa o mundo dos blogs é conhecido popularmente como blogosfera. Essa comunidade explodiu nos anos 2000. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50, no final de 2000, a estimativa era de alguns milhões. Não precisamos explicar de onde surgiu a palavra blogueiras, não é mesmo?
3 motivos principais para fazer um blog para o seu negócio
Como explicamos acima, é possível usar o blog de diversas formas, seja para uso pessoal ou profissional. Muitas empresas consideram esse formato estratégico para compartilhar conteúdo e estar presente. Separamos três pontos fundamentais sobre a importância de se ter um blog:
1) Criar relacionamento com a audiência
Criar conteúdo é uma das principais estratégias para criar relacionamento com o público de forma sustentável. Quando oferecemos boas informações e conteúdos de valor, a possibilidade da empresa ficar na mente do consumidor na hora de realizar a compra é enorme. Para dar certo, é preciso se atentar a diversos fatos, mas definitivamente um dos principais é a constância na hora de criar.
2) Aumento de visibilidade
Além de aprofundar o relacionamento com os seus clientes, seu blog pode ser encontrado em mecanismos de busca e existem diversas formas de divulgá-lo. Ao oferecer para o público conteúdo de valor, a tendência é que os acessos em sua página aumentem, com mais pessoas interessadas no que se está falando. E quanto mais seus artigos forem vistos, mais as pessoas conhecerão o seu negócio.
3) Baixo grau de dificuldade
Criar uma página na web é mais simples do que parece! Existem vários modelos disponíveis e que você pode personalizar do seu jeito. Não é preciso muito na hora de começar a investir em um blog, mas as vantagens que a acompanham são várias.
DICA EXTRA
Agora que você já sabe bem a importância de ter um blog, é hora de colocar a mão na massa! Para dominar a criação de conteúdo online para atrair novos clientes e se relacionar com seu público, confira o Webinar Conteúdo para Blog – como construir sua marca no digital. Saiba mais aqui!
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