Campanhas de e-mail marketing passo a passo

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Não tenha medo: planejar uma campanha de e-mail marketing não é um bicho de sete cabeças. Certifique-se de que está tudo nos conformes, pois um pequeno erro pode acabar com uma má impressão, o que significa muitos opt-outs. Feche os olhos e faça as seguintes perguntas:

Está tudo OK?

A lista que estou utilizando é a ideal?

Qual é o objetivo desta campanha?

As informações necessárias estão todas inclusas?

Acho que ficou claro, né? Tenha sempre em mãos um checklist do que é preciso fazer antes de disparar. Sendo assim, agora é a hora de saber os passos para criar uma boa campanha de e-mail marketing. Se for a sua primeira, atenção!

1. É hora de pensar em uma campanha (ou duas, três…)

Por quê mesmo você está fazendo esta campanha? É para atrair pessoas para o seu site? É para informar sobre ofertas, novidades? Envie sempre conteúdos relevantes e informativos. O que a pessoa receber será atrativo? Se você gostaria de receber, sinal verde: vá em frente 🙂

2. Lista de e-mails linda e autêntica

Você não tem um mailing? Sem crise. O ideal é sempre colocar uma área de cadastro no seu site. com o propósito de que você irá enviar várias coisas bacanas caso o visitante ou leitor faça um pequeno cadastro lá. Faça um bom call to action e aguarde. Bônus: NÃO compre listas de e-mail. Isso é feio! 

3. Conheça bem com quem você está falando; A.K.A. o seu público

Como é o seu público? Do que ele mais gosta? Qual linguagem é melhor para falar diretamente com ele? Qual seria a melhor campanha para ele? O visual também atrai bastante atenção: você leria um e-mail promocional só com texto? Difícil, né?

4. Xô, spam!

Não deixe os e-mails caírem no limbo de quem está recebendo: este deve ser o seu maior medo! Ok, não se apavore – é para isso que estou aqui! Eu mesma já perdi a conta de quantos e-mkt recebo semanalmente, para não dizer diariamente. Então, o seu e-mail tem que ser ~O E-MAIL!~ Mas como farei isso? Ahã, te peguei! Seja legal: dê sempre a opção de opt-out, ou seja: se a pessoa não gostar do e-mail ela tem a liberdade de cancelar a participação na sua lista de e-mails. Mantenha quem está realmente interessado.

5. Disparei. Ufa!?
Na-na-ni-na-não! Fica aí que acabamos de começar. Agora é hora de monitorar todo o seu trabalho! É possível ver quem está abrindo seus e-mails, quem não está, quem não quis mais receber e quem está indo para a landing page. Que lindo! Assim dá pra saber direitinho como anda a sua campanha: se ela tá tropeçando ou deslizando lindamente.

6. Partiu campanha número XX

Olha, se você chegou até aqui merece os parabéns. É aquele bom chavão: a prática leva a perfeição. Se a sua campanha não foi lá aquelas coisas, não desista e continue aprendendo com os erros e acertos e claro, mantenha-se atualizada(o). Teste dias, horários, assuntos e entenda seus leitores cada vez melhor. :)

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