Posicionamento de Marca: o que é e como definir

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O posicionamento de marca representa, de forma resumida, a maneira que você gostaria que sua marca fosse reconhecida pelos seus clientes. Alinhado diretamente ao Branding, o posicionamento é conhecido basicamente como um GPS de tomada de decisões do seu negócio.

Uma marca sólida e sustentável sempre acompanha um posicionamento forte, que quando bem trabalhado, é capaz de melhorar a percepção de valor da empresa e aumentar sua visibilidade. No artigo de hoje, vamos te explicar mais sobre isso e quais são os principais passos para definir um bom posicionamento! 

Trata-se de ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores…

Quem falou isso não fomos nós, mas Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing! Quando pensamos em palha de aço, imediatamente vem a marca Bombril na cabeça. E o Natal, não parece ser a cara da Coca-cola? Os produtos da Apple são caros, mas extremamente cobiçados. Quando temos esse tipo de pensamento sobre alguma marca, significa que o posicionamento dela é forte e bem definido. 

Todavia, posicionamento de marca não envolve apenas boas campanhas ou um bom “marketing”. Além da comunicação, esse conjunto de estratégias abrange também negócios, pesquisas de mercado, atendimento, financeiro, colaboradores e muito mais.

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5 pontos fundamentais de um bom posicionamento de marca: 

1. Público-alvo definido

É impossível desenvolver um posicionamento de marca sem saber quem vai consumir seus produtos ou serviços. É fundamental saber bem qual é o público que você vai trabalhar para que a comunicação e a forma de atendimento e venda seja personalizada para eles.

Como fazer isso: construção de personas, pesquisas, grupos focais e entrevistas.

2. Cultura organizacional

A cultura organizacional influencia diretamente no clima e na produtividade dos colaboradores, além de estabelecer valores que devem fazer parte da marca. As pessoas que trabalham na sua empresa também são propagadores da imagem da sua marca e só uma cultura bem definida pode garantir esse equilíbrio interno.

3. Estrutura de negócios definida

O planejamento empresarial é muito importante para estudar tanto a forma que você gostaria que seu negócio fosse visto, quanto os planos para longo prazo e sua viabilidade no mercado. Além disso, fazer pesquisa de mercado auxilia na hora de construir boas ideias.

4. Boas estratégias de comunicação e marketing

Com a estratégia de negócio e a cultura bem definida, chegou a hora da estratégia de comunicação! Toda marca bem consolidada no mercado possui personalidade, universo verbal e universo visual. Mas isso é só o começo. Também tem os canais, as estratégias para cada canal, as redes sociais. A lista é enorme!

5. Experiência do cliente

Provavelmente você ou alguém que conhece já deixou de realizar compras em algum lugar por conta da péssima experiência. Apesar de não parecer, oferecer um bom atendimento deve ser essencial para toda empresa. A experiência positiva do cliente pode ultrapassar até mesmo preço e produto quando se trata do principal diferencial entre as marcas!

Como fazer uma estratégia de posicionamento de marca? 

Diagnóstico

Entrevistar fundadores, colaboradores e consumidores. Análises como a SWOT e pesquisas de mercado fazem parte dessa fase!

Cultura

Qual é o seu propósito e os seus valores? Aqui é a parte que entra os princípios que vão guiar todas as tomadas de decisões da sua marca.

Negócio

Qual é o seu nicho de mercado? Quais são suas entregas, o seu público-alvo e as necessidades dele? Conhecer seu consumidor, suas dores e como você pode ajudá-lo é fundamental.

Comunicação

Aqui é onde entra toda a parte “criativa”, com a personalidade, naming, design, linguagem e muito mais. Muitos acabam confundindo a importância do Branding, que é um processo de gestão de marca, com identidade visual. Mas o visual faz parte do processo de comunicação, dentro do processo de estruturação de marca.

Posicionamento de marca é nada mais do que um conjunto de boas estratégias de branding usadas para construir uma percepção positiva na mente do seu consumidor. De forma resumida, é o que faz seu negócio ser lembrado pelas pessoas.

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Vitória Santos
Cearense, Estrategista de Conteúdo e Especialista em Redes Sociais, Vitória atua no Share como responsável pelos conteúdos dos canais da marca e relacionamento com professores e membros da comunidade do Clube Share. 
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