As tendências do futuro do trabalho

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Não é novidade que os acontecimentos dos últimos anos geraram modificações profundas no mundo do trabalho. As pessoas e o mercado mudaram, a tecnologia está evoluindo exponencialmente e outras prioridades surgiram. O que esperar e como se adaptar aos novos tempos?

De acordo com a futurista Amy Web, CEO do Future Today Institute, a pandemia condensou, em menos de dois anos, mudanças que estavam previstas para acontecer ao longo da próxima década. Por isso, reunimos aqui algumas pesquisas e estudos do mundo corporativo no Brasil e no mundo sobre as tendências que já estão impactando o mundo dos negócios em todos os níveis. Entre os pontos, está presente a saúde mental dos colaboradores e o bem-estar como prioridade, além do metaverso, inteligência artificial e demanda por novos conhecimentos.

As novidades tecnológicas trazem uma sensação agridoce: apesar da positiva inovação, muitos profissionais se preocupam com a dificuldade de acompanhar as mudanças do mercado de trabalho e na carreira.

Inteligência artificial, automação e empregos

Pesquisadores brasileiros que estudam sobre tecnologia calculam que 58,1% dos empregos do país podem desaparecer em cerca de vinte anos devido à automação. Além disso, o Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial irá criar quase 100 milhões de novos empregos nos próximos 3 anos (além de modificar os já existentes). Inicialmente, essa tecnologia será usada principalmente para automatizar funções repetitivas, para que os colaboradores se concentrem em áreas que exijam características exclusivamente humanas. 

O futuro do trabalho está no metaverso?

Para Amy Webb, o futuro do trabalho e suas tendências também estão no metaverso. Empresas como Samsung e Microsoft já fazem parte desse universo. Em uma pesquisa global com funcionários da Microsoft, 52% deles disseram estar abertos para participar de atividades e eventos em espaços digitais imersivos. Mas isso não significa que será uma realidade já nos próximos anos. “Vai demorar muito tempo antes que o sistema do metaverso chegue a massa crítica, nós estamos nos primórdios disso”, diz a futurista.

Trabalho remoto e flexibilidade

65% dos brasileiros entrevistados pela Opinion Box acreditam que a pandemia trouxe mudanças irreversíveis nas empresas – e a principal delas foi a implantação do home office. 

Uma pesquisa conduzida pela FlexJobs conversou com 2.100 pessoas que trabalham remotamente durante a pandemia sobre o que elas pensavam da possibilidade de voltar ao escritório. Quase 65% delas responderam que preferem permanecer no trabalho remoto em tempo integral.

Ao serem questionados sobre qual seria a reação se a empresa exigisse o retorno presencial ao escritório, 58% deles iriam pedir demissão e procurar novas oportunidades de trabalho.

Não é só sobre trabalho e salário

As pessoas estão cada vez mais propensas a priorizar a saúde e o bem-estar em vez do trabalho, e essa prioridade foi fortalecida nos últimos dois anos. Com a epidemia de casos de burnout, a saúde mental virou problema corporativo. Em pesquisa com os colaboradores da Microsoft, há quatros aspectos que foram citados como muito importantes além do salário: 

  • Cultura positiva (46%),
  • Benefícios de saúde mental e bem-estar (42%)
  • Senso de propósito e significado (40% ),
  • Horários de trabalho flexíveis (38%)

No Brasil, em pesquisa realizada pela Opinion Box, 76% dos brasileiros entrevistados concordam que a satisfação com o trabalho vai muito além do salário.

O mundo do trabalho está mudando e estamos aqui para acompanhar e se adaptar

À medida que a tecnologia e as novas mudanças se incorporam ao mundo do trabalho, a demanda por trabalhadores qualificados está subindo junto. Com isso, o lifelong learning (educação continuada) está sendo cada vez mais valorizado por profissionais e empresas, interessados não só na adaptação ao novo modelo de trabalho que está surgindo, mas também no pioneirismo dessas tendências.


Pensando nisso, o Clube Share para Empresas chegou para preencher os gaps de atualização dos profissionais, pensando nas mudanças que ocorreram não só na rotina corporativa mas também na carreira. O futuro está próximo – e uma educação corporativa qualificada é capaz de preparar sua empresa para ele.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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