Convidamos 7 profissionais de alto nível para ensinar sobre planejamento de mídia, Growth, influenciadores e afiliados, como analisar e melhorar métricas, crescer no E-commerce e Live Commerce como canal para aumentar as vendas. Todos esses assuntos foram temas do ROI 2022, nosso evento de Mídia e Performance que aconteceu no final de fevereiro. Nesse conteúdo, reunimos um pouco de cada palestra para compartilhar alguns insights com você:
Nosso evento começou com Viviane Furtado, publicitária formada pela UniRitter em Porto Alegre e Supervisora de Mídia na W3HAUS, que explicou sobre planejamento de mídia:
“É no planejamento que se concentra toda a estratégia e tático de uma campanha”
E o primeiro passo para isso é ter um bom briefing! E é aqui que entra questionamentos importantes:
- Quem é exatamente o meu público?
- Qual é o comportamento dele?
- O que ele gosta de fazer?
Dados são essenciais para um planejamento sólido e sustentável.
Falando em dados, chegamos em nossa segunda palestra, ministrada por Celso Cestaro, consultor de Marketing de Performance! Celso mostra sobre a novidade do Google Analytics 4 e explica como potencializar os resultados de mídia e performance com a ferramenta.
“A inteligência é a engrenagem de tudo”
Para quem não conhece, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo – e sua nova versão representa uma adequação do Google às mudanças de segurança de dados na internet.
Com essas mudanças ocorre:
- Maior transparência e controle de dados;
- Mudanças e adaptações prevendo o fim dos cookies previstos para 2022;
- GDPR e LGPD impactando a forma como os dados devem ser coletados e usados.
E é impossível falar de inteligência na Mídia e Performance sem lembrar de Growth Marketing, que é o tema da palestra de Fabiano Goldoni, Co-fundador da Alright AdTech Company.
Em sua palestra, Goldoni mostra que as Startups estão vivendo um bull marketing (ou seja, recebendo bastante investimento). Porém, 75% das startups que recebem investimentos não conseguem sobreviver.
Isso é um desafio para a área de Growth, pois as startups estão cada vez mais caras de escalar e muitas vezes cometem erros básicos na hora de fazer a estratégia de faturamento e vendas do negócio.
“O Growth é vendido como tática (hacking) mas trata-se de um PROCESSO”
Para Goldoni, um bom analista não pode se limitar ao tráfego pago. É importante entender todo o processo, que passa pelo marketing, vendas e Customer Success. Por isso, separamos algumas habilidades importantes para um bom profissional da área:
- Organização para oferecer rotina e processos para a equipe de venda;
- Capacidade de comunicação dentro da empresa e trabalho em equipe;
- Paciência com as conexões em momento de atrito entre as informações;
- Pesquisar e estudar sempre – é uma área em constante evolução.
Na segunda parte do ROI 2022, recebemos Desiree Caterini, Head of Sales Development da Rakuten Advertising, que falou sobre Influenciadores na estratégia de afiliados para o varejo.
Desiree explica que existem diversos movimentos das plataformas de social voltadas à conversão e performance. Alguns exemplos:
- #TikTokMadeMeBuyIt (produtos indicados através do TikTok)
- #OOTD (looks do dia, moda, beleza)
- #Reels (forma criativa, rápida e dinâmica para mostrar conteúdos, produtos, etc)
- #Shopping (produtos disponíveis para a compra em anúncios)
- #ParceriaPaga (sinalização de publicidade paga em posts e ações em redes)
92% das pessoas dizem confiar mais no que os influenciadores indicam (com o uso pessoal e review de produtos) do que em parceria paga com celebridades.
Isso mostra que a publicidade para o Varejo está cada vez mais voltada para o trabalho com influenciadores, em especial, os micro e nano influenciadores, que estão se destacando nas vendas de grandes marcas.
89% das marcas dizem que o ROI do marketing de influenciadores é comparável ou melhor do que outros canais de marketing. O que não diminui a importância de outras estratégias e anúncios, mas abre espaço para que mais criadores de conteúdo e influenciadores possam fazer parte desse movimento.
Como já falamos que mídia paga e demais estratégias de performance também são de suma importância na hora de vender, Augusto Narciso, coordenador de Marketing e Performance na CVC Corp, explica mais sobre Performance além das métricas de mídia: usando canais pagos para melhorar métricas de negócio.
Nesta palestra, Augusto contextualiza e apresenta um case de seu trabalho, com os resultados e dicas finais de como executar da melhor forma.
“A área de mídia e performance precisa ser parceira das demais áreas. As métricas precisam ajudar o negócio a crescer e não apenas estar bonitas no PPT.”
Muitas vezes, a falta de resultados satisfatórios em um negócio ocorre pela análise incompleta das métricas. Essa análise pela metade acaba oferecendo otimizações superficiais que no final não geram muitos resultados. Para mudar esse cenário, nosso palestrante indica:
- Avaliar de forma minuciosa todo o cenário;
- Buscar pelas métricas importantes para o negócio envolvendo o time financeiro no processo;
- Acompanhamento e gestão do projeto com metodologia e relatoria robusta.
Não existe fórmula mágica: é testagem de aprendizado!
E de testagem e aprendizado, Fabricio Borges, gerente de performance digital na ibyte, entende bem. Ele foi o nosso penúltimo palestrante e apresentou o case da Black ibyte, mostrando como crescer no e-commerce em meio a crise econômica.
Na palestra, Fabricio apresenta a ibyte, seus principais marcos e explica os desafios que enfrentou ao se tornar gerente de performance digital na empresa. No final, mostra um pouco do crescimento da ibyte em gráficos com a Black Friday de 2021.
Fabrício mostra a importância da Performance além da mídia, além de pontuar mudanças significativas que contribuíram para o bom resultado da empresa depois de meses de trabalho:
- Alinhamento e planejamento com área comercial, logística, e-commerce e TI;
- Compartilhar dados e análises com outras áreas;
- Time multidisciplinar focado na “dor do usuário”;
- Time de performance como agente de mudança.
Os resultados foram:
- Visão 360 do negócio;
- Insumos mais ricos para entregar o melhor resultado para a empresa;
- Margem de lucro x receita;
- Times mais integrados;
- Régua mais alta;
- Planejamento mais coeso.
Por último e não menos importante, nosso evento terminou com a participação de Monique Lima, fundadora da Mimo Live Sales, plataforma de Live Commerce pioneira na América Latina e que veio para explicar tudo sobre essa tendência que está cada vez mais em alta no Brasil.
Você sabe o que é live commerce?
Trata-se da união do live streaming com o e-commerce em uma única experiência. Apesar de ser algo que virou tendência nos últimos anos, o Live Commerce já faz parte dos hábitos de consumo dos chineses desde 2016.
Em 2022, 20% da população da China faz compras via live commerce.
Suas vantagens são:
- Experiência mais pessoal;
- Maior confiança no processo de compra;
- Interação com a marca em tempo real;
- Grande tangibilidade dos produtos;
- Mais vendas;
- Entre outros.
Ao contrário da loja física, em Live é possível vender para 100, 1000, 100.000 pessoas. E quanto mais lives uma marca realiza, mais dados e informações ela possui, o que ajuda na performance de escolher o melhor caminho para escalar as vendas.
Live Commerce é uma tendência que veio para ficar!
Esse foi o resumo do ROI 2022 – o evento de Mídia e Performance do Share para você gerar resultados! Os assinantes do Clube Share receberão um documento completo com o resumo e principais insights do evento de forma exclusiva. Faça parte, seja membro do Clube Share.