Social Media freelancer: como precificar o trabalho?

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Uma pesquisa realizada pela Closeer no final de 2021 mostrou que 64,58% dos entrevistados começaram a trabalhar como freelancer nos primeiros meses de pandemia. Sendo que, para metade deles, o trabalho como freela é a única fonte de renda. Se a gente tivesse que adivinhar qual é o maior desafio dos profissionais autônomos que trabalham com Social Media hoje em dia, saber quanto cobrar pelo seu serviço estaria no topo. 

Mas espera, o que é precificação? A precificação é quanto você cobra por um serviço ou produto que você oferece. Contudo, esse preço não é um palpite ou um chute. Chegar neste número envolve entender como sua operação funciona, como está o mercado e até mesmo como está a atual situação da sua empresa.

Se você é freelancer e quer entender como precificar os seus serviços como Social Media, sem ficar no prejuízo ou perder clientes, este artigo é para você! Aqui, vamos falar sobre a diferença entre valor e preço, os tipos de serviço que a área de social media abrange, modelos de precificação e o que você precisa considerar na hora de precificar o seu serviço.

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Mas antes de chegarmos no passo a passo de como fazer a precificação do seu serviço, é importante falarmos sobre a diferença entre valor e preço.

A diferença entre valor e preço

Muitas pessoas usam preço e valor como sinônimo, mas na verdade os dois conceitos têm muitas diferenças. O preço é o custo agregado de um produto ou serviço, que é negociado com fornecedores e clientes. Já o valor, é o custo agregado às vantagens que você tem a oferecer para seus consumidores e/ou clientes. O valor sempre terá grande influência sobre o preço, por isso eles precisam andar juntos.

Sendo assim, entendemos que preço é o que se paga em transações financeiras e é mais tangível e mensurável, pois pode ser encontrado em números. Por outro lado, o valor está atrelado ao benefício oferecido por aquilo que está sendo adquirido e por isso está ligado à percepção dos consumidores.

Tipos de serviços realizados por social media

Eu sei, quando falamos em “social media”, muitas pessoas entendem como apenas gestão de redes sociais. Mas esta área possui diversos tipos de funções e que devem ser precificadas de formas separadas. Algumas delas são:

  • Gestão de redes sociais e dos pontos de contato;
  • Produção de conteúdo para redes sociais;
  • Análise de performance das redes sociais;
  • Planejar e executar ações para impulsionamento de publicações;
  • Gestão de crise e mapeamento de possíveis riscos/problemas;
  • Mapeamento e análise de informações para retroalimentação das demais áreas.

Modelos de precificação

Projeto ou Fee

O modelo de precificação mais usado é com preço por trabalho fechado, onde um escopo inicial é passado pelo cliente e é calculado quanto irá custar o trabalho para você. Ele consiste na conta de: horas trabalhadas + gastos com fornecedores + custos fixos + margem de lucro + impostos.

Remuneração por resultados

É quando você é pago por uma porcentagem sobre os resultados alcançados com a venda do produto do projeto. Esses resultados devem ser medidos pelos KPIs definidos no projeto. De forma simples, quanto maior o resultado do produto, mais eu ganho. Seja em volume de vendas, oportunidade geradas, rating de APP, geração de leads, etc

Remuneração por veiculação de mídia

Um dos formatos de remuneração mais clássicos e que atualmente, com as mídias digitais, acabou por não ser mais tão lucrativo. É quando você recebe uma porcentagem sobre a verba veiculada pelo cliente para divulgar o produto do projeto.

Remuneração híbrida

É a junção das 3 remunerações anteriores. Neste caso, você pode fechar um projeto com uma negociação de margem, tendo aumento no valor recebido de acordo com os resultados alcançados por ele (seja por KPIs ou veiculação de mídia).

O que considerar na precificação do seu trabalho como Social Media

Antes de começar a colocar os números no papel e chegar ao preço do seu serviço, é importante entender o que é preciso considerar na hora de precificar e montar um orçamento. Antes de tudo, é importante que as expectativas do cliente estejam alinhadas com o que você tem a oferecer. Não adianta você topar um trabalho que irá exigir que você realize uma captação de vídeo para TV, se você não possui o equipamento, estrutura e conhecimento necessário para fazer.

Alguns pontos que precisam ser considerados antes de precificar seu serviço e propor um orçamento:

A complexidade do projeto

Trabalhos mais complicados e demorados, terão um preço mais alto que trabalhos rápidos e simples. Isso pode parecer óbvio, mas é importante sempre ter isso em mente na hora de fazer qualquer orçamento de trabalho com redes sociais. É importante considerar os seus conhecimentos, as ferramentas necessárias, o tamanho do cliente mas, principalmente, quanto tempo da sua rotina de trabalho você irá precisar dedicar a este projeto.

A melhor forma de chegar medir isto é registrando horas de trabalho, ferramentas usadas e materiais entregues, bem como o nome do cliente e preço recebido. Assim, você conseguirá ter uma base para trabalhos futuros.

As horas que serão necessárias para desenvolver o trabalho

Aqui você irá precisar olhar para o seu trabalho ou dos seus colaboradores, e não para a sua operação completa. Assim, você precisa definir quanto seria o seu salário ideal e dividi-lo pelo total de horas mensais trabalhadas.

Supondo que você queira ter um salário pessoal de R$ 3.500 ao mês, trabalhando 8 horas por dia durante uma semana comercial (de segunda até sexta -feira). Na conta, estamos falando de:

3.500 / 160 (horas trabalhadas no mês) = R$ 21,87

Mas lembre-se que não é só isso. Além das horas trabalhadas, é importante considerar neste cálculo gastos com fornecedores (ferramentas de gestão de redes sociais, programas de criação, etc) + custos fixos da sua operação + margem de lucro sobre o seu serviço + impostos.

Com estes números em mãos, você analisa quantas horas irá precisar para atender as demandas do cliente e chega no valor base do serviço.

Analise todos os custos da operação

Se você trabalha sozinho, em equipe, ou se conta com apoio de terceirizados, você terá gastos fixos e variáveis todos os meses. Os boletos vão chegar e você vai precisar pagá-los, então estes gastos, relacionados a sua prestação de serviço, precisam estar inclusos no valor a ser cobrado.

Aqui entram gastos com espaço (aluguel de sala, deslocamento, luz, água, internet), com equipamentos (câmeras, computadores, ferramentas e programas de computador) e com pessoal (seu salário e/ou dos seus colaboradores, pagamento de terceirizados).

A sua experiência de trabalho

Nunca se esqueça que, se você está oferecendo este trabalho, é porque dedicou tempo e dinheiro para estudar e se atualizar para conseguir desenvolver este serviço de forma profissional e com qualidade. Isto também precisa ser considerado na hora de cobrar por seu trabalho.

Tenha um portfólio atualizado e mostre confiança ao cliente e que você é o profissional qualificado para realizar o projeto.

Os prazos

Os imprevistos acontecem, nós sabemos. Mas é preciso entender o que é uma emergência inesperada de um trabalho com pouco prazo solicitado por falta de organização. É importante você ter bem estabelecido com seu cliente os prazos para entrega do trabalho, bem como para pedidos de alterações.

Quando houver pedido de ajuste depois do prazo, ou uma solicitação de última hora, você deve cobrar um valor extra por eles. Senão, essas atitudes podem se tornar recorrentes e a organização do seu trabalho ficará comprometida.

IMPORTANTE:

Cada projeto será único e será preciso ser flexível. Às vezes, o mesmo serviço precisará ser cobrado diferente, dependendo de para qual cliente será o trabalho e o que foi acordado em contrato.

Fonte: aula “O que vem antes: valor ou preço?”, com Xico Zanetti, disponível no Clube Share.

Ufa, quanta coisa! Não é nada fácil chegar a um preço para cobrar por um serviço, são diversas variáveis que irão impactar no trabalho que você fará e até no que vai ser entregue ao cliente! Então, na próxima vez que alguém disser “nossa, mas que caro!”, você poderá explicar com detalhes o valor do preço que estará sendo pago.

Conte com o Clube Share para se manter atualizado das novidades das redes sociais e tudo que envolve a área de Social Media!

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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