8 dicas essenciais para criar a legenda perfeita do Instagram

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Cerca de 80% dos usuários do Instagram usam a plataforma para decidir se compram um produto ou serviço. Um fator que atrai a todos se resume a três coisas: imagens, marca e legenda. Essas três coisas estão entre os dez aspectos mais essenciais de uma marca de sucesso no Instagram.

Mas, se você perguntar a qualquer profissional de marketing que cria conteúdo há anos sobre isso, provavelmente vai ouvir que às vezes ainda nos deparamos com um obstáculo ao criar legendas.

Por mais que o Instagram seja uma plataforma de mídia social visual, as legendas ainda desempenham um papel fundamental no engajamento, comunicação e vendas. E com 2.200 caracteres (incluindo emojis e 30 hashtags), você tem muito a dizer ao seu público para chamar a atenção e vencer o algoritmo.

Por isso, temos a questão: o que você escreve nas legendas do Instagram para ganhar seguidores?

Continue lendo este conteúdo para obter uma lista de dicas, ferramentas e maneiras de criar sua legenda perfeita para o Instagram!

O que você vai encontrar neste artigo:

  1. Pense no seu público na hora de escrever
  2. Faça sua legenda fácil de ler
  3. Escreva sobre o que é importante primeiro
  4. Use legendas para compartilhar a voz de sua marca
  5. Use frases de chamariz em suas legendas
  6. Use suas hashtags com sabedoria
  7. Escreva legendas que incentivem o engajamento
  8. Use avaliações do cliente nas legendas
  9. Exemplos e ideias
  10. Conclusão

1) Pense no seu público na hora de escrever

Mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam um perfil comercial diariamente. Quantos desses usuários são seus clientes em potencial?

Se você cria conteúdo para seu público-alvo ideal, deve fazer o mesmo com as legendas do Instagram.

Tentar escrever legendas que funcionem para todos não levará você longe. Em vez disso, escreva legendas que se conectem facilmente com seu público-alvo, para construir sua comunidade.

Pense assim: se você vende produtos para a pele, seu público ideal adora cuidados com a pele e se preocupa com os cuidados pessoais, a saúde da pele e os ingredientes de cuidados com ela.

Ao escrever legendas para o seu público, pergunte-se o seguinte:

  • Meu público entenderá esta referência?
  • Meu cliente ideal gostaria deste conteúdo?
  • Os emojis são adequados para usar aqui?
  • Eu preciso adicionar mais contexto a esta postagem?
  • Estou escrevendo para mim ou para meu público?

2) Faça sua legenda do Instagram fácil de ler

Lembre-se de que a maioria das pessoas tende a rolar muito o feed. Depois que sua imagem chamar a atenção deles, você terá um tempo limitado para convencê-los a ler sua legenda, não importa quão longa ou curta ela possa ser.

Você deve deixar sua imagem falar, no entanto, se houver uma história por trás disso, deixe sua legenda contá-la com facilidade e sem esforço.

É importante ser direto e chegar ao ponto que quer sem enrolar, mas criando uma antecipação. LEmbre-se: se a legenda for longa, só fará com que seus leitores percam a paciência.

3) Escreva sobre o que é importante primeiro, diversão e vendas depois

O Instagram só permite que os primeiros 125 caracteres ou menos sejam exibidos sem a necessidade de expandir sua legenda. Não espere que as pessoas cheguem ao final do texto para saber por que devem dar atenção a você.

Os humanos têm períodos de atenção muito curtos. De acordo com um estudo da Microsoft, o ser humano médio tem uma capacidade de atenção de oito segundos. Esta é uma diminuição acentuada da média de atenção de 12 segundos no ano de 2000.

Use a primeira linha de sua legenda para prender a atenção dos leitores e insitgar o interesse no seu produto ou serviço. Não perca tempo compartilhando informações importantes ou usando o FOMO para ajudá-los a clicar mais. Depois de prendê-los, você pode adicionar todos os outros jargões brilhantes e sofisticados em sua legenda.

4) Use legendas do Instagram para compartilhar a voz de sua marca

Ter uma identidade de marca forte ajuda você a criar conteúdo, impulsionar as vendas e também a encontrar a sua voz ao escrever no Instagram. Mas o que é “voz da marca”?

Imagine que sua marca é uma pessoa viva. A voz da sua marca seria um exemplo de como essa pessoa falaria, responderia ou se conectaria com seu público-alvo ideal.

A voz da sua marca deve se conectar instantaneamente com o seu público. Sem ter um tom definido, orientando as legendas do Instagram, você não será capaz de dominar a técnica.

Por exemplo, se você é uma marca B2B, a voz de sua marca deve falar em termos, jargões e informações usadas pelo mercade de B2B. Da mesma forma, se você é uma marca B2C, que se conecta a um público jovem, ao escrever legendas deve parecer que alguém que compraria seu produto as escreveu.

5) Use frases de chamariz em suas legendas

Chamadas para Ação (CTA = Call To Action) são palavras que direcionam os leitores a concluir uma ação. Pode ser tão simples como dizer “Saiba Mais” ou “Clique no link na bio”.

Por que é tão importante adicionar um CTA? Se o usuário quiser fazer um orçamento, ele saberá o que fazer!

Lembre-se, sem uma chamada para ação, as pessoas simplesmente irão curtie, comentar e então seguir para o próximo conteúdo que prender sua atenção. Os CTAs existem porque precisamos dar aos usuários instruções sobre como eles podem se informar ou finalizar o pedido.

6) Use suas hashtags com sabedoria

Certifique-se de usar apenas hashtags que sejam relevantes para a legenda ou imagem que você irá usar, ou o algoritmo a verá como spam. As hashtags contam junto com o texto no limite de 2.200 caracteres.

Não tente criar suas frases com hashtags embutidas. Vai parecer muito desajeitado e difícil de ler. Em vez disso, use 2 ou 3 hashtags em sua legenda, discretamente após sua legenda ou em seus comentários.

7) Escreva legendas que incentivem o engajamento

O Instagram gosta de conteúdos que geram um envolvimento massivo. Use as legendas dos posts para encorajar seus seguidores a comentar, curtir, marcar e compartilhar com outras pessoas.

Como? Pedindo a eles que façam isso! Simples assim.

Se você já estava criou uma com seus seguidores, pode fazer esse pedido. Caso contrário, você terá que começar do zero e continuar criando CTAs de engajamento em suas legendas.

8) Use avaliações do cliente nas legendas

Cerca de 93% dos consumidores afirmam que as avaliações online afetam suas decisões de compra. O uso de avaliações de clientes traz dois benefícios:

  1. Aumento das vendas, pois os seguidores podem ver e ouvir de clientes reais o que eles têm a dizer sobre seu produto ou serviço.
  2. É uma maneira fácil de encontrar ideias de legendas para sua marca sem ter que dizer algo engraçado.

Que tal exemplos e ideias?

1 – Legenda da história da marca

Esse tipo de legenda é onde você colocará suas habilidades de narrativa em prática. Você compartilhará os momentos da sua empresa com seu público para construir conexões, solidificar a comunidade e aumentar o conhecimento de marca com seus seguidores.

2 – A Citação

Use citações famosas de influenciadores ou pessoas que inspiram sua marca como sua próxima legenda.

3 – A legenda informativa

Alguns leitores adoram legendas longas, especialmente se forem informativas e que os ensinam sobre tópicos de seu interesse.

4 – Legendas de depoimento

Usar depoimentos de clientes como legendas do Instagram cria uma maneira completa de impulsionar as vendas. Quando você usa UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário) e a avaliação do cliente, isso prova que os seguidores amam seu produto.

5 – DIY ou Tutorial

Tutoriais, instruções e legendas DIY sempre foram perdoadas quando se trata de legendas longas, por quê? As pessoas amam! Elas gostam de ver as etapas listadas para seguirem facilmente, em vez de ir de um site para outro para obter essas informações.

6 – A legenda minimalista

Esta forma de legenda é geralmente uma linha, seja uma frase, emoji ou hashtag. É tudo uma questão de manter a simplicidade e fazer bem.

Por final

Criar a legenda perfeita para o Instagram exige prática, como qualquer outra habilidade de marketing digital. E uma prática que você precisa ter sempres: teste. Tenha um perfil privado exclusivo para testar tamanho de legendas e também de cards.

Resumindo:

Aqui está uma rápida recapitulação das oito dicas para criar sua própria legenda perfeita para o Instagram:

  1. Escreva uma legenda pensando no seu público
  2. Torne sua legenda fácil de ler
  3. Use legendas para compartilhar a voz de sua marca
  4. Escreva sobre o que é importante primeiro, diversão e vendas depois
  5. Use frases de chamada (CTA) em suas legendas
  6. Use suas hashtags com sabedoria
  7. Escreva legendas que motivam engajamento
  8. Use Avaliações do Cliente como legendas

E… tenha bons resultados no Instagram! 🙂

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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