Como criar uma forte presença orgânica nas mídias sociais?
Motivos pelos quais uma marca precisa investir para criar uma forte presença orgânica nas mídias sociais
Será que a mídia social orgânica ou não paga ainda vale o tempo e os recursos que uma empresa precisa para investir?
A resposta é um SIM!
1º – As mídias sociais orgânicas são econômicas
Embora seja necessário tempo e energia para criar atualizações nas mídias sociais, elas ainda são extremamente econômicas. Você pode postar quantas atualizações quiser em seus canais sociais e todas as atualizações são gratuitas para compartilhar, tornando-se uma opção interessante se combinada com outras táticas de marketing para uma estratégia abrangente de conteúdo.
2º – A mídia social gera autenticidade
Os usuários de mídia social sabem quando visualizam um anúncio e alguém está tentando vender alguma coisa. No entanto, por meio de atualizações não pagas, as marcas podem fornecer uma visão genuína do que define a organização e construir relacionamentos autênticos com seus públicos de uma maneira que os faça se sentir conectados.
Como o Sprout Social explica: “A maioria dos consumidores diz que sua lealdade a uma marca aumenta quando se sente conectado, e mais da metade (57%) diz que aumentará seus gastos com uma marca e comprará dessa marca sobre um concorrente (76%) quando eles se sentem conectados”.
3º – O orgânico complementa a publicidade nas mídias sociais
Se você vir um anúncio do Facebook em seu feed e clicar no perfil da marca, espera ver um conteúdo mais relevante na página deles, certo? Tenha isso em mente se você investir em publicidade.
Ao exibir anúncios, você também deseja atualizar sua página com conteúdo interessante e não pago de qualidade. Pesquisas mostram que 51% dos consumidores pesquisam um negócio na Internet – inclusive em seus perfis de mídia social – antes de comprar.
Você precisa gerar uma impressão positiva em qualquer cliente em potencial que possa estar avaliando sua empresa.
4º – A mídia social promove sua voz criativa
As atualizações orgânicas da mídia social são uma espécie de fórum fantástico para explorar a voz e a criatividade da sua marca. Antes de investir considerável valor em anúncios e campanhas publicitárias, use seus canais disponibilizando conteúdos não pagos para criar uma base sólida.
Considere estas perguntas ao refletir sobre a voz criativa da sua empresa:
- Que tipos de conteúdo são relevantes para sua marca?
- Existem palavras específicas que você deseja usar para evocar certas emoções em seu consumidor-alvo?
- Como você se conectará criativamente com os usuários das mídias sociais?
- Quais conteúdos e posts estão recebendo mais interação?
Embora haja muitas informações úteis que você pode obter com um pouco de teste de anúncios, também há muito o que aprender com sua abordagem orgânica. Além disso, você precisará ser criativo para impulsionar o engajamento nas mídias sociais não pagas, o que pode ajudá-lo a criar estratégias de marketing de conteúdo que talvez ainda não tenham desenvolvido.
5º – A mídia social oferece um canal para atendimento ao cliente
Hoje, os clientes esperam que as empresas ofereçam atendimento ao cliente por meio da mídia social. De fato, 67% dos consumidores procuraram ativamente as páginas de mídia social das empresas para obter ajuda.
Sem dúvida é importante que sua marca mantenha pelo menos uma presença mínima nas mídias sociais. Se os clientes acessam sua página para obter ajuda, mas notam que você não publica uma atualização há meses – ou até anos! – eles podem assumir que a página foi abandonada.
Ao postar pelo menos uma atualização por semana, você mostra aos consumidores que está ativo e engajado e tem muito mais probabilidade de fornecer a ajuda de que precisam.
6º – As mídias sociais constroem comunidades engajadas de maneira mais eficaz
Embora um anúncio de mídia social possa chamar a atenção do usuário, ele não vai transformar essa pessoa em defensora da marca da noite para o dia. No entanto, ao ver regularmente várias atualizações da sua empresa, elas começam a aprender mais sobre sua empresa e lentamente podem se tornar leais à sua marca.
Além disso, quando um de seus seguidores interage com sua marca e seus contatos de mídia social visualizam, eles endossam sua empresa. Uma comunidade menor de usuários que interagem com os canais sociais da sua empresa é muito mais importante do que centenas de seguidores distantes (que não interagem nada). Com o tempo, as comunidades engajadas se desenvolvem de maneiras muito melhores que os anúncios.
7º – Mídias sociais ajudam na otimização de mecanismos de busca
O que sua presença orgânica nas mídias sociais tem a ver com otimização de mecanismos de busca ou SEO? A atualização regular de seus perfis pode ajudar você a aparecer em resultados de pesquisa relevantes. E isso é ouro para o orgânico.
Tá mas como criar uma forte presença orgânica nas mídias sociais?
A qualidade e o planejamento do seu conteúdo são de vital importância para o seu envolvimento nas mídias sociais. Se você estiver produzindo postagens escalonadas e de baixa qualidade, com o tempo isso afetará a imagem da sua marca.
Publique conteúdo de alta qualidade que reflita a imagem da sua marca e torne-a o mais intrigante possível.
Vamos ver algumas dicas para você começar a criar o tipo certo de conteúdo de alta qualidade para seus canais de mídia social que aumentarão seu envolvimento nas mídias sociais?
1 – Defina seu público-alvo
Seu público-alvo é o grupo demográfico ou de pessoas que você deseja absorver seu conteúdo. Ao focar em um público-alvo específico, você pode gerar um envolvimento de mídia social de qualidade. Dessa forma, você tem pessoas realmente interessadas no conteúdo da sua marca, enquanto se afasta de grupos com menos interesse no seu conteúdo. Isso maximizará seu tempo e esforços gastos na criação de conteúdo.
Para definir seu público-alvo, faça perguntas como:
- Qual faixa etária eu quero atingir?
- Em quais grupos de interesse devo me concentrar?
- Onde vou focar meu conteúdo?
Sem dúvida esse tipo de pergunta ajudará você a focar em um público específico à sua marca.
2 – Identifique canais de mídia social
Respire e aceite: nem todos os canais de mídia social funcionarão para sua marca. Informações demográficas e grupos diferentes usam canais diferentes, por isso é importante entender quais canais seu público-alvo está usando.
Faça uma pesquisa sobre os canais de mídia social que seu público mais usa para garantir que você alcance os grupos certos.
3 – Desenvolva uma estratégia social
Antes de viajar, qualquer pessoa sabe para onde está indo, certo? Muito provável ela elabora um plano e toma as providências antes de pegar a estrada ou até mesmo dirigir para o aeroporto.
O mesmo vale para as páginas de mídia social da sua empresa. Não basta começar a compartilhar atualizações aleatórias. Aproveite o tempo para desenvolver um plano.
Considere estas questões importantes ao desenvolver a estratégia de mídia social da sua marca:
- Com que frequência você postará?
- Com que frequência você vai escrever novas atualizações?
- Como você mostrará o lado humano do seu negócio? Você mostra fotos dos bastidores, vídeos ao vivo ou projetos futuros?
- Com que frequência você promoverá sua marca em suas atualizações?
A regra 80/20 é um dos melhores caminhos: 80% de suas atualizações não devem divulgar seus negócios, serviços e ou produtos, e os outros 20% podem ser promocionais. - Com que frequência você compartilhará artigos x vídeos x imagens?
- Existem hashtags específicas que você planeja e pode usar?
- Quais feriados ou promoções sazonais que você pode promover?
Então, como você pode ver, há muito em que pensar. Seja o mais específico possível em seu plano. Que tal escrever ele em uma folha grande ou então imprimir e colocar em algum lugar em que possa consultá-lo com frequência para permanecer no caminho certo?
4 – Compartilhe sua história
As marcas podem fornecer uma visão genuína do que define a organização. Então, dê a seus seguidores um visual autêntico!
Lembre-se dos três Ps: Pessoas, Projetos e Paixões.
PESSOAS:
“Compartilhar sobre o seu pessoal cria confiança”. Escreva atualizações sobre as pessoas por trás da sua empresa. Mostre seus rostos. Compartilhe por que eles fazem o que fazem e como se envolveram com seus negócios. Mostre a eles que investem em sua comunidade por meio de oportunidades de serviço. Deixe seus seguidores ver quem está por trás de sua marca.
PROJETOS:
“É sua chance de mostrar ao mundo o que você faz e como faz.” Além de mostrar o que você faz de melhor, fornecer uma aparência dos seus projetos nos bastidores – incluindo desafios – pode tornar sua marca mais identificável.
PAIXÕES:
“Se os projetos estão mostrando o que você faz e como faz, a paixão está mostrando ao mundo por que você faz.” O que você ama no seu trabalho ou no seu segmento? Compartilhe nos seus canais de mídia social!
5 – Crie conteúdo atraente
Existem muitas maneiras de criar conteúdo que atrairá usuários e melhore o seu envolvimento nas mídias sociais.
Vamos ver alguns pontos que você pode considerar para fazer:
- Compartilhe conteúdo positivo:
As pessoas querem se sentir mais felizes do que emoções negativas e apreciam informações positivas sobre negativas com mais frequência. Compartilhe conteúdo positivo para espalhar um humor otimista entre seus usuários. - Reaproveite o conteúdo:
Não é uma boa ideia publicar a mesma coisa repetidamente, no entanto, pegar uma postagem antiga de mais de seis meses atrás ou até um ano ou mais e revitalizá-la para usar novamente em suas mídias sociais tem seus benefícios. - Torne o conteúdo pessoal:
De acordo com um estudo da Accenture, “91% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar com marcas que reconhecem, lembram e fornecem ofertas e recomendações relevantes”. - Crie uma imagem de marca:
Produza conteúdo que compartilhe elementos semelhantes; um esquema de cores, ícones, fontes ou imagens. Isso começa a ficar registrado no seu público como sendo sua marca e a tornará mais memorável.
6 – Use fotos e vídeos
Os recursos visuais podem aumentar significativamente as chances de o seu conteúdo ser visualizado e compartilhado. Se você estiver divulgando informações pelas mídias sociais, inclua imagens e vídeos nos quais seu público estará interessado para obter o máximo de envolvimento dos fãs.
Uma ótima maneira de incentivar os comentários é organizar um post ou enquete para perguntar aos seguidores que perguntas eles querem que você responda no próximo vídeo ou conteúdo qual formato for.
7 – Inclua seus fãs
A maneira mais simples de incentivar seus seguidores a se envolverem com você é se envolver com eles! Compartilhe atualizações sobre um cliente valioso, retuite-o, compartilhe sua história do Instagram ou dê uma mensagem aos seus fãs.
Sem dúvida eles apreciarão o amor extra e ajudarão você a ser mais acessível e incentivar a lealdade à marca.
8 – Integrar práticas recomendadas de SEO
O marketing de mídia social pode ajudar a impulsionar o SEO da sua marca (otimização de mecanismo de busca). Essa é uma das razões pelas quais essa tática é útil em conjunto com um blog se a marca tiver.
Para ajudar a aumentar o SEO da sua marca, lembre-se das práticas recomendadas comuns ao escrever suas atualizações de mídia social.
Aqui estão alguns princípios básicos de otimização de mecanismo de pesquisa para lembrar quando você começa a criar um conteúdo para veicular em uma rede social:
1 – Pense em quais palavras os clientes em potencial podem procurar e inclua-as em suas postagens quando fizerem sentido. Vale também para #hashtags.
2 – Compartilhe links para seu site, blog, loja ou outras redes sociais – a maneira mais fácil de fazer isso é compartilhar postagens úteis que você escreveu!
3 – Atualize seus perfis com conteúdos relevantes e atraentes com frequência.
9 – Participe da conversa
Saber do que as pessoas estão falando e participar da conversa é uma ótima maneira de criar seguidores. Reaja rapidamente aos eventos atuais, participe de uma hashtag ou faça uma pesquisa sobre questões importantes para se envolver.
10 – Interagir frequentemente
Interagir nas mídias sociais é uma das melhores maneiras de incentivar o envolvimento dos fãs. Isso significa que é importante postar regularmente.
Faça perguntas aos usuários ou faça pesquisas nas suas próximas promoções. Os canais de mídia social também podem ser uma ótima maneira de se ramificar, oferecendo-se para resolver dores ou perguntas do segmento por meio de seus perfis.
ACREDITE!
O uso orgânico das mídias sociais ainda valem o investimento.
Gere bons resultados 😉
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