O que é EMKT?

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Se você trabalha com Marketing Digital já deve ter se deparado com a sigla EMKT. E o pior, não só se deparado, mas fez de conta que sabia exatamente o significado e que entendia tudo sobre o assunto. Calma, você não é o único a se sentir assim. O Marketing Digital é cheio de termos diferentes que muitas vezes nos confundem, e não seria diferente com a sigla para Email Marketing. Mas enfim, o que é EMKT?

Primeiro, vamos à premissa básica: e-mail marketing NÃO É SPAM. Aqueles e-mails de como perder 10 quilos em uma semana, ou de como ganhar rios de dinheiro só criando uma pequena rede de 5 amigos (que, por acaso, é chamado de pirâmide e é proibido no nosso país) não é e-mail marketing. E isso é simples de entender: são emails não autorizados pelos usuários e muito menos direcionados. São aqueles envios que lotam as caixas de entrada e depois são removidos para a lixeira sem nem mesmo serem abertos. E você não quer isso, não é mesmo?

Mas bem, agora que contextualizamos o que é SPAM, vamos ao real assunto do artigo: o Email Marketing.

EMKT o quê?

EMKT, ou Email marketing, é um canal de comunicação entre empresa e público. Nada mais é do que aqueles emails que recebemos das empresas bacanas nas quais nos cadastramos para saber das novidades legais que elas estão preparando para nós. Essa definição pode até parecer óbvia, mas a maioria das empresas até entende o conceito, mas não coloca na prática.

Segundo uma pesquisa do Statista, em 2021, haviam 4,14 bilhões de usuários de email ao redor do mundo. O que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários em relação ao ano anterior. E a previsão para 2025 é que esse número chegue a 4,59 bilhões. Com tantos usuários, é bem possível que o seu público-alvo esteja entre eles. E é aí que a estratégia de email marketing entra.

Vamos imaginar o seguinte cenário: num dia pesquisamos sobre um sofá lindo amarelo queimado que ficaria maravilhoso na nossa sala, e três dias depois ele aparece no nosso email, e ainda com 20% de desconto no boleto. É nesse momento que o email marketing vence e é por isso que ele não se tornou obsoleto.

Mas assim como em outras áreas do Marketing Digital, trabalhar com email marketing exige que você tenha planejamento. Não adianta mandar um email normal, padrão, pra todo mundo. Você precisa entender quem é o seu público e no que ele está interessado.

Entenda o seu público

Por que uma pessoa que mora em um apartamento de um quarto vai querer comprar um cortador de grama? Ou qual a lógica de um estudante de arquitetura querer comprar réguas simples escolares? O que se deve entender quando se está planejando uma campanha de email marketing é com quem estamos falando. É preciso dividir o público em nichos, em grupos diferentes com necessidades próximas.

Um bom envio de email marketing depende de você segmentar o seu público para enviar para ele a comunicação certa, na hora certa e com o conteúdo certo.

O que enviar

Por ser um canal de comunicação e relacionamento de baixo custo, o email marketing oferece diversas opções de estratégias de Marketing Digital. Você pode usá-lo para enviar ofertas, criar uma relação com seus clientes, ativação de campanhas pontuais, lembranças de datas comemorativas, avisos, entre outros.

Cada um destes formatos podem ser usados em momentos específicos. Alguns são mais voltados para venda, outros para atualizações sobre postagens em um blog, oferta de um material e muito mais.

Se você buscar no Google, vai achar mil formas de fazer um EMKT bacana, com chamadas legais, desde explicando parâmetros sobre tamanhos de títulos até cores e imagens. Mas estes modelos não vão entregar exatamente o que a sua empresa tem para oferecer e nem vão atender as necessidades do seu público-alvo.

Abaixo, listamos alguns tipos de email marketing e como você pode usá-los na sua estratégia de Marketing Digital:

Newsletter

Newsletter é um formato muito usado para nutrir um relacionamento com o usuário de uma forma leve e interessante. Seu principal objetivo é informar a base sobre uma novidade do seu negócio ou sobre o seu nicho de mercado. Ela costuma abranger uma base maior, por tratar de um assunto relevante para todas as etapas do funil de marketing, por isso, ela também acaba sendo muito usada para captação de leads.

Por exemplo, se sua empresa possui um blog, a newsletter pode ser usada para enviar atualizações de conteúdo e aumentar o seu alcance.

Promocionais

Os emails promocionais são os mais comuns e o seu objetivo é a conversão. Sua função, como o próprio nome indica, é promover a venda de um produto ou serviço, por isso, sua abordagem costuma ser mais comercial, com ofertas, preços e descontos.

Transacional

São aquelas mensagens enviadas ao usuário depois que ele realiza alguma ação de transação ou cadastro no seu site. Alguns exemplos são os emails de confirmação de cadastro ou inscrição, de recebimento de um pedido no e-commerce, e de abandono de carrinho.

O seu foco é levar uma informação relevante para o usuário, por isso, muitas vezes seu layout é mais simples, contendo apenas textos. Contudo, se você estiver enviando um email de boas-vindas após o cadastro em uma newsletter, por exemplo, você pode oferecer conteúdos iniciais e explicar mais sobre seu negócio. Já se é um email de confirmação de envio do pedido, você pode sugerir produtos complementares à compra.

Leads inativos

Quando se trabalha com uma base maior ou mais antiga, é comum haver contatos que não estejam mais tão engajados. Para aumentar o engajamento nas campanhas com aquele público que possui um nível mais baixo de interação, você pode enviar emails com promoções ou sugestões de conteúdos diferentes que podem interessar sua base.

Neste tipo de envio é importante cuidar com o público que você está falando, a quanto tempo eles estão inativos e qual a periodicidade com que os disparos serão feitos. Também é importante destacar no assunto do email a relevância do conteúdo que contém nele.

Mas, além disso, existem algumas boas práticas que você pode colocar na rotina para melhorar sua taxa de engajamento. São elas:

  • Perguntar quais conteúdos o lead gostaria de receber;
  • Inserir a opção de opt in (autorização necessária para receber comunicações por email), evitando que o cadastro seja feito com emails temporários;
  • Higienizar sua lista de emails.

Automação de venda

A automação de email marketing consiste no envio de emails automáticos que são acionados de acordo com as ações do lead ou cliente. Apesar de automatizada, essa estratégia permite que você personalize a comunicação. Ou seja, dependendo de qual ação ele realizou, a mensagem a ser enviada será diferente. As automações de venda podem ser usadas para nutrir leads, acompanhar o engajamento da base, segmentar seu público, entre outros.

Iremos falar mais sobre automação de venda em breve aqui no Portal do Share, então se você quiser ficar por dentro do assunto, assine a nossa newsletter e receba o conteúdo em primeira mão!

Pense no conteúdo

Agora que você já entende o seu público e já conhece os diversos tipos de email marketing com que pode trabalhar, é hora de pensar no que você irá enviar para ele. Assim como em todas as áreas do Marketing Digital, o conteúdo é a chave do sucesso do seu email marketing.

Mas, como entender qual a melhor forma de vender o seu produto ou serviço? Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de planejar o conteúdo da sua ação de email marketing.

Responda perguntas

O seu setor de vendas pode ser um grande auxiliar no momento de montar o email marketing, sabe por que? Porque geralmente são os vendedores que respondem a maioria das dúvidas dos consumidores, sendo assim, você poderá ter acesso ao que as pessoas mais perguntam e o que elas querem saber. Antecipe-se e responda estas dúvidas através do email.

Desperte a curiosidade

Mantenha uma relação amigável e mostre algumas curiosidades para a sua base. Lembre-se que você não precisa falar sobre a sua marca em todos os envios. Quando as pessoas receberem o seu email, elas saberão quem está falando com elas, não se preocupe.

Seja natural, construa uma amizade e um bom relacionamento. As pessoas precisam sentir que você está enviando aquele conteúdo porque realmente acredita na relevância dele, então acredite!

Pesquise e ouça

O e-mail marketing pode simplesmente trazer um breve conteúdo com uma pesquisa sobre o que as pessoas estão achando dos seus emails. Será que elas gostariam de receber em outro horário? Pergunte! Esteja disponível para ouvir as pessoas com quem você conversa, elas poderão te guiar para o trabalho certo.

Esteja presente

Quem é visto é lembrado! Esteja presente na caixa de entrada do seu lead com certa frequência. Você pode ter até um dia da semana fixo para educar o seu público que, neste dia, você sempre enviará um email com um conteúdo legal (lembra do que falamos na newsletter?). Não deixe que as pessoas te esqueçam!

Presenteie

Amigo que é amigo sempre tem um presentinho, né? Envie cupons de desconto, brindes e conteúdos exclusivos para quem está na sua base de e-mails. As pessoas gostam de se sentir importantes e o email marketing pode te ajudar a proporcionar alguns mimos, sem que pareça que você enviou o mesmo presente para todo mundo e sim, apenas para quem está lendo.

Abuse da criatividade, mas também faça um planejamento prévio. Datas comemorativas, aniversários, tudo isto deve estar inserido no seu calendário. O email marketing não é um bicho de sete cabeças, mas sim, mais um relacionamento na sua vida. Pense sempre como a sua marca agiria se estivesse conversando pessoalmente com determinado nicho de pessoas.

E não esqueça do visual!

Um email marketing bonito visualmente pode transformar um simples envio em um email de sucesso! Existem diversas ferramentas que oferecem modelos que irão ajudar a criar um guia para a construção de um layout atrativo.

Agora, se você conta com uma equipe de designers ou se você mesmo entende do assunto, vale apostar no html e css, que são as mesmas linguagens de marcação e formatação utilizadas em sites e portais na web. Com elas, o email irá gerar uma experiência visual marcante e mais interativa, com uma mistura de cores, imagens, textos e links.

Quer aprender ainda mais sobre como o email marketing pode ajudar a fidelizar clientes e, claro, aumentar suas vendas? Conheça o Curso EMKT do Clube Share!

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Como analisar os resultados de email marketing?

Como saber se meu público está gostando dos emails que estou disparando? Analise! Se engana quem pensa que a estratégia de email marketing acaba depois que o disparo é realizado. A análise de resultados deve fazer parte do seu planejamento! É com ela que você irá olhar para os resultados do que foi pensado lá no começo para entender o que deu certo, o que pode melhorar e o que não funcionou.

Para acompanhar os resultado de uma campanha de email marketing, algumas métricas são importantes:

  • Taxa de Abertura: é a primeira informação que você deve olhar. Do total de envios feitos, quantos usuários abriram o email? Isso irá mostrar dados relevantes, como o interesse em relação ao assunto ou se a sua base realmente está engajada.
  • Taxa de Cliques: mas não basta só abrir o email, né? Você quer que o lead interaja com o seu CTA e, para isso, você deve avaliar a taxa de cliques. Será que o botão é atrativo ou se a oferta faz sentido?
  • Taxa de Conversão: para fechar, outra métrica relevante para a sua rotina de análise de email marketing é a taxa de conversão. Ou seja, do total de usuários que abriu e clicou no CTA, quantos realmente tomaram a ação que você esperava na página para que foram direcionados?

Checklist final

Antes de encerrar, vamos ao checklist dos passos que você não pode esquecer antes de enviar um email marketing:

  • Monte um planejamento, com segmentação, calendário de envios e conteúdos que serão enviados;
  • Defina o dia e horário em que o disparo será feito;
  • Chegou a hora de pôr a mão na massa: criar conteúdo, definir o assunto do email, revisar e layoutar;
  • Com o email pronto, é o momento de segmentar o público e programar o envio;
  • Disparo feito, é o momento de olhar os resultados e pensar nos próximos disparos!

Pensar uma estratégia de EMKT não é uma tarefa simples e rápida. Hoje em dia não se deve mais pensar na comunicação em massa, mas sim em cada pessoa que você quer alcançar. E desse individual criar grupos de interesse e então sim pensar nas estratégias específicas para esses grupos. Dá mais trabalho? Muito mais! Mas o resultado, de 3% de cliques, pode se transformar em 55%.

*Este conteúdo foi originalmente postado no dia 8 de março de 2017 e atualizado no dia 15 de setembro de 2022.

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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