Content Summit: insights que vimos no evento de conteúdo

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Semana passada (23/08) rolou o Content Summit, evento de estratégia e criação de conteúdo do Clube Share. Foi um dia inteiro com muito aprendizado sobre gestão, storytelling, criatividade, real-time, estratégia e como aliar o processo criativo às necessidades de planejamento, além de contar com palestrantes de alto nível da área. 

Foram seis palestras ao longo do dia:

  • Planejamento de conteúdo vai muito além do cronograma (Isadora Machado);
  • Como fazer estratégia e conteúdo bom sem muita verba? (Simone Bispo);
  • Conteúdo + Storytelling (Luiz Telles);
  • Criatividade em tempos de algoritmos e modo automático (Amanda Takassiki);
  • Olho no lance: sobre real time e tendências (Soraia Lima);
  • Os dados falam: extraindo insights para conteúdos nas redes sociais (Gabriela Barbosa).

E agora vamos compartilhar com vocês os insights que tivemos de cada uma! Vamos nessa?

Planejamento de conteúdo vai muito além do cronograma

Se você já acompanha os artigos da Isa Machado em nosso Portal, sabe bem que planejamento e estratégia de conteúdo é com ela mesmo! E o tema da sua palestra não podia ser diferente: é fundamental deixar claro que o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo vai muito além do cronograma.

Isadora defende que o ponto de partida de qualquer narrativa de conteúdo começa bem antes da definição de quais serão as publicações de cada dia. Antes de tudo, é preciso entender qual é o papel da marca no contexto em que está inserida.

Um planejamento de conteúdo envolve várias etapas:

Exemplo das etapas do planejamento de conteúdo apresentado por Isadora Machado durante o Content Summit.

Em sua palestra, Isadora Machado destrincha cada um desses pontos, dando exemplos e mostrando a importância de cada etapa. A palestra está disponível na plataforma do Clube Share!

Como fazer estratégia e conteúdo bom sem muita verba?

Simone Bispo foi a segunda palestrante do evento e o assunto é do interesse de muitos produtores de conteúdo: como criar com o orçamento apertado? Trabalhar com grandes marcas que possuem orçamento suficiente para grandes ideias é incrível, mas quando a verba é pequena, será que a criatividade precisa ser também? 

Existem alguns pontos super importantes que auxiliam na hora de criar uma boa estratégia, independente do orçamento:

1. Você realmente conhece o seu público?

Esse é o momento de se aprofundar sobre quem é o seu público, porque isso vai guiar como falar, onde estar, quando e sobre o que falar. Quais são as necessidades e interesses da sua audiência? Como o conteúdo pode trazer soluções para os seus problemas? São questionamentos fundamentais!

2. Quais são os processos de criação

Planejar, organizar, publicar e interagir: quatro pontos imprescindíveis que merecem muita atenção. Como estão os seus processos em cada área?

3. Estratégia por região e canais

Falar de um único jeito em todos os canais e com todas as pessoas definitivamente não funciona mais! Estar onde faz sentido é mais importante do que estar em todo canto.

4. Quais formatos funcionam?

O segredo de formatos de conteúdos que funcionam não está na dancinha, mas no que sua audiência procura. E as formas de se comunicar são várias: conteúdo em imagem, áudio, vídeo, all type, carrossel com dicas, resoluções, conselhos, vida real, enfim… as possibilidades são imensas!

5. Conteúdo para aproximar ou gerar likes?

De que adianta ter centenas de milhares de seguidores se ninguém te lê? Seja transparente ao produzir conteúdo! Estude e pesquise antes de escrever, alinhe o propósito e pense em assuntos relevantes para o seu público. Isso te deixa mais atento às oportunidades que surgem diariamente na internet.

Se esse foi o resumo do resumo, imagina o que te espera na palestra da Simone no Clube Share!

Conteúdo + Storytelling = Engajamento

A terceira palestra do dia foi do Luiz Telles, Chief Story Officer do A-LAB e Diretor Nacional de Storytelling e Inovação da Artplan. 

Luiz começou sua aula explicando por que o conteúdo ficou tão relevante e a importância de contar histórias na hora de se comunicar com o público. 

Não é mais possível “comprar” a atenção das pessoas

A publicidade entrou em crise quando a comunicação de interrupção parou de funcionar. As pessoas não se engajam mais com intervalos comerciais, já que hoje possuem diversas opções para acessar conteúdos sem serem interrompidas com chamadas para venda. 

A única coisa que chama atenção é aquilo que é bom. 

Conteúdo = história.

Existem alguns aspectos fundamentais do Storytelling que podem fazer diferença na criação de conteúdo nas redes sociais, e na palestra disponível na plataforma do Clube Share você aprende sobre todas elas!

Criatividade em tempos de algoritmos e modo automático

Amanda Takassiki é co-fundadora da Escola de RP e mentora da Comunidade RP do Clube Share! Quem acompanha nossa Comunidade sabe bem que a Amanda arrasa quando o assunto é criatividade.

Se você acha que não nasceu com o dom da criatividade… essa aula é para você! 

Criatividade é um processo. Trata-se da arte de combinar informações e conhecimentos de contextos diferentes para solucionar problemas da forma mais eficiente, social e sustentável. 

Antes de tudo, é importante deixar claro que criatividade é uma coisa individual e exclusiva. Ela está presente nas suas histórias, estudos, jornada, valores, interesses e tudo que envolve você e sua personalidade.

Durante a palestra, Amanda explica sobre o processo criativo e como usar o algoritmo ao nosso favor, por isso, separamos alguns insights fundamentais:

1. Observe nas trends o que realmente faz sentido para o seu conteúdo, não faça por fazer;

2. O seu perfeccionismo vai ativar o bloqueio criativo;

3. Descanse sua mente!

Nossa dica é: tá passando por aquele bloqueio de novas ideias? Assista a palestra da Amanda no Clube Share e resolva isso de uma vez por todas!

Olho no lance: sobre real time e tendências

Nossa penúltima palestra do dia foi com Soraia Lima, sharelover de carteirinha e gerente de projetos na Publicis! O conceito de Real Time é simples: trata-se de inserir marcas no contexto dos consumidores, engajando o público e gerando conversas assertivas com o momento atual. É sobre tendências! Porém…

Real time é mais sobre estratégia do que sobre tendências

O principal objetivo dessa estratégia de marketing de oportunidade é trazer engajamento e geração de conversas, e existem diversas estratégias que podem ser utilizadas nesse caso:

  • Social Listening;
  • Timing;
  • Agilidade;
  • Segmentação;
  • Real time experience. 

Durante a palestra, Soraia destrincha cada um desses pontos, mostrando exemplos e apresentando ferramentas e estratégias. A aula está boa demais para você não assistir, e está disponível no Clube Share!

Os dados falam: extraindo insights para conteúdos nas redes sociais

Fechando com chave de ouro, a última palestrante do Content Summit foi Gabriela Barbosa, também conhecida como Gabi do Conteúdo! 

Muito se fala em algoritmo e sua exatidão inconstante, mas pouco se fala em mapear sensações e sentimentos que podem levar o seu conteúdo para outro nível.

Você conhece a prática do Social Listening? Traduzindo para o português, significa “escuta social”. Trata-se da habilidade de monitorar o que as pessoas falam sobre sua marca em diversos espaços e canais on-line. Esse monitoramento vai além das redes sociais e possui uma finalidade estratégica.

Os dados te ajudam a tomar decisões melhores, identificar tendências e construir: consistência, planejamento e conexão.

Durante a aula, Gabi compartilha estratégias de como extrair bons insights através de dados e oferece dicas de ferramentas e exemplos práticos para criar conteúdo de qualidade sem culpar o algoritmo. 

Você achou que terminou por aqui? ¯\_(ツ)_/¯

O Content Summit é só um gostinho do que te espera 

na Comunidade de Conteúdo do Clube Share!

A Gabi do Conteúdo é a nossa mentora da Comunidade de Conteúdo e esse espaço foi pensado para profissionais cansados de conteúdo pastelão e que querem aprender mais sobre como criar conteúdo criativo – independente da plataforma. 

O primeiro curso da Comunidade já começou e se chama: PRA PARAR DE CULPAR O ALGORITMO. Aprenda técnicas de real time, otimização de conteúdo para outras redes, análises de conteúdos virais e community management. Vem saber mais aqui!

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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