15 sites de trilhas e músicas para usar em seus vídeos

capa para artigo com sites de trilhas para vídeos
Clique Aqui e saiba mais

Um bom conteúdo em vídeo envolve três elementos essenciais: imagens, conteúdo e a trilha sonora. Com belas imagens e um conteúdo bacana, você já tem um vídeo para ser divulgado nos seus canais de atuação, mas uma boa trilha para o seu vídeo pode ser um grande diferencial para o sucesso dele. Mas, como escolher uma boa música para usar nos vídeos? Fica aí o grande desafio, mas vamos tentar te ajudar neste processo!

Para não tomar surpresa de ter o conteúdo bloqueado, removido ou a conta comprometida devido a problemas com as músicas usadas no vídeo, é importante tomar cuidado com o uso de trilhas, efeitos e músicas que possuem direitos e proteções. Por isso, pesquisar e usar conteúdo de sites que deixam bem claro a liberação do uso é importante!

Banner sobre o teste de conhecimento em marketing digital

Os tipos de Licença de Músicas

Antes de irmos para a lista de sites com trilhas e músicas para usar em vídeos, vamos primeiro entender os três tipos de licença de músicas.

  1. Domínio Público

Por não serem protegidas por direitos autorais, músicas em domínio público estão disponíveis para download gratuito para uso tanto pessoal quanto comercial. Ou seja, você pode mixar, compartilhar e usar quantas vezes quiser sem precisar se preocupar com problemas legais.

  1. Royalty-free

Royalty é o valor pago toda vez que uma música é reproduzida. Por exemplo, as músicas tocadas em rádios, TVs, streaming e shows precisam pagar os direitos autorais e conexos ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Então, royalty-free são músicas que não exigem esse pagamento recorrente por reprodução. Contudo, você precisará pagar para obter as músicas, mas poderá usá-las quantas vezes quiser depois disso. Músicas com royalty-free podem ser usadas para uso pessoal e comercial.

  1. Creative Common

Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que oferece aos criadores de conteúdo acesso a licenças de direitos autorais padronizadas e gratuitas. Para isto, é preciso dar crédito aos artistas, que compartilham seu trabalho para serem usados gratuitamente. Existem requisitos específicos a serem seguidos para o uso de músicas com licença de uso gratuito. Elas são separadas em 6 categorias: três para uso comercial e três para uso não comercial.

Agora que entendemos a diferença entre cada tipo de licença, vamos a alguns sites para você testar, usar e, claro, favoritar para usar sempre que precisar!

COLEÇÃO DE SONS DO FACEBOOK (Grátis)

Destinada para uso no Facebook e Instagram, possui uma grande quantidade de trilhas e músicas liberadas para uso em vídeos e conteúdos criados para a rede.

Para acessar: Vá até o menu da esquerda e escolha: “Ferramentas de Criação” e depois em “Coleção de Sons”.

YOUTUBE AUDIO LIBRARY (Grátis)

Essa biblioteca de músicas gratuitas e efeitos sonoros é bem antiga, e possui considerável quantidade e opções, muitos dos sons até já viraram tradicionais em vídeos e conteúdos.

Para acessar: Vá em YouTube Studio e depois, no menu lateral esquerdo, clique em “Biblioteca de Áudio”.

BENSOUND (Grátis)

Bastante usado e de fácil uso. Possui conteúdo gratuito e também pago.

AUDIO JUNGLE (Pago)

É da ENVATO e possui uma extrema quantidade de efeitos sonoros, trilhas e músicas. Todo seu conteúdo é pago, mas com bastante variações de preços que vão desde um dólar. às vezes vale muito a pena investir para gerar um resultado ainda melhor ou ganhar tempo em vez de ficar procurando o áudio perfeito nos demais sites.

OUTROS*:

JAMENDO

OPEN MUSIC ARCHIVE

LOOPERMAN

DIG CC. MIXTER

SOUNDSCRATE

DANOSONGS

FREE MUSIC ARCHIVE 

MUSOPEN

SOUNDCLOUD

CCTRAX

AUDIONAUTIX

*A maioria são grátis com restrições ou limitações

IMPORTANTE:

Não se esqueça de ler e estudar os termos e condições de cada biblioteca de arquivos sonoros, pois cada uma possui suas regras.

Vale lembrar que alguns conteúdos são limitados a determinadas plataformas ou redes, um arquivo grátis de tal biblioteca não significa que pode ser usado em todo e qualquer local, formato ou meio.

Que tal testar antes?

Ter um canal para testes é uma boa prática, não apenas para formatos de posts ou ver se a leitura do conteúdo ficará boa. Eles também podem ser úteis para conferir se o áudio usado não irá causar problemas a sua conta.

Ter um canal no Youtube para testes, e enviar o vídeo já com a(s) trilha(s) como não listado e deixar por algumas horas para ver se a rede vai enviar alguma notificação de restrição ou algo pode ser útil.

O mesmo vale para Instagram, envie o arquivo em uma conta de testes, poste arquivos na feed ou nas stories e veja se recebeu notificações. E claro vale para o Facebook, crie uma página de testes e assim faça a publicação do conteúdo e veja se a rede vai notificar algo.

Depois de um tempo em ambos locais você pode apagar e ai sim publicar oficialmente na rede final, essa dica vale para outras redes e projetos, e poderá ser bem útil para evitar problemas em contas REAIS.

E você, usa ou conhece outros sites? No Clube Share nós estamos sempre trocando referências e dicas com a comunidade. Acesse e faça parte!

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários