Partindo do significado mais comum, comunidade é um grupo de pessoas que compartilham algo. Trata-se de um movimento, um grupo de interesses, que envolvem pessoas que sentem as mesmas dores, levantam a mesma bandeira e compartilham experiências relacionadas. As organizações já entenderam a importância de uma audiência fiel para construir um universo para a sua marca.
A internet trouxe outra perspectiva ao conceito, já que tornou-se possível reunir pessoas diferentes, em diversos lugares do mundo. Atualmente, estamos hiperconectados e fazemos parte de muitas comunidades ao mesmo tempo, e a tendência é que essas conexões aumentem cada vez mais, porque sempre estamos procurando espaços de troca e identificação e atualmente ele se encontra disponível na internet.
O senso de comunidade é um aspecto psicológico muito antigo do ser humano, o que é explicitado através da formação de famílias, tribos e até mesmo torcidas. A comunidade nada mais é do que pessoas juntas por uma razão, uma causa, desejos, dores e paixões em comum.
Marcas e as comunidades digitais
Agora que você entende que comunidade é um espaço de pertencimento e identificação, vamos explicar sobre as comunidades digitais que giram em torno de interesses compartilhados em uma marca!
O seu objetivo é estreitar laços entre a empresa e o cliente. E isso significa dar espaço para que os consumidores conversem, compartilhem feedbacks e desejos, e também sejam informados sobre a marca, captando informações relevantes que melhorem cada vez mais a empresa e a criação de novos produtos.
Um exemplo de comunidade digital de marca é o Nubank, que construiu uma plataforma para consumidores conversarem, tirarem dúvidas e questionarem sobre assuntos diversos. O que fortalece a marca tanto na vida das pessoas como no relacionamento com o cliente.
As Comunidades do Clube Share também são exemplos de espaços compartilhados, com profissionais que possuem interesses e desejos semelhantes. Dentro das comunidades eles têm a oportunidade de conversar, tirar dúvidas, assistir conteúdos exclusivos e serem acompanhados por mentores especializados.
Na internet, cada vez mais procuramos conexão e um espaço confortável para expor nossas ideias e desejos – o que explica bastante a popularização das redes sociais.
Construir esse espaço seguro e com pessoas que buscam identificação não é nada fácil e envolve uma série de coisas, vamos explicar algumas delas agora:
9 questões importantes para construir uma comunidade digital
- Posicionamento
Toda comunidade precisa de um propósito. Qual é a motivação para criar esse espaço e reunir pessoas com vontades semelhantes?
- Suas bandeiras
O que você defende? Quais são os valores inegociáveis na sua comunidade?
- Dores e inimigos em comum
O que as pessoas que fazem parte da sua comunidade não gostam? Que tipos de problemas, atitudes, formas de falar e comportamentos que não fazem bem para o seu movimento?
- Personalidade
Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Como seria sua linguagem? Que tipo de qualidade ela teria? E como ela se comportaria?
- Símbolos
O símbolo gera noção de associação e possui diversas formas de expressão. Falando do digital, quais imagens, ícones, emojis representam esse movimento?
- Comunicação
Qual será a forma de comunicação dentro e fora da comunidade? Quais conteúdos serão feitos e como serão distribuídos? Todos os canais precisam funcionar de forma alinhada e simultânea.
- Regras
Toda comunidade tem seu “código de conduta”, que é a lista de coisas que não são permitidas na comunidade. Quais são as suas regras?
- Rituais
Rituais são um conjunto de práticas, que são feitas de forma repetitiva, gerando um momento agradável já esperado entre os participantes da comunidade. Por exemplo, toda segunda na comunidade RP do Clube Share tem o momento RP Lovers <3 em que os mentores compartilham notícias boas na área de Relações Públicas e comunicação para começar a semana discutindo coisas positivas.
- Plataformas
Quais são as plataformas que envolvem o universo da comunidade? Quais são os pontos de contato e os canais usados para isso?
Cada comunidade tem o seu universo particular
Influenciar pessoas positivamente, criar vínculos duradouros e garantir um espaço de aprendizado e diálogo são coisas incríveis que só uma comunidade pode oferecer. E o assunto não precisa parar por aqui. Tem muita coisa no Clube Share para você mergulhar nesse movimento!
- Como que uma comunidade pode ajudar uma marca a ter maior proximidade com o seu público? Entenda o que conecta essas pessoas no curso Community
- Conheça as Comunidades do Clube Share, que foram desenvolvidas para reunir aprendizado, experiência, oportunidades, conexões com profissionais do mercado e vivências diversas para quem faz parte da economia criativa e busca revolucionar a sua carreira.
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