Como otimizar imagens para postar nas redes sociais

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Regularmente o assunto aparece em conversas de profissionais de social media: meu post está perdendo a qualidade das imagens! E muitos perguntas são feitas sobre como resolver o problema da qualidade. Sejam imagens postadas nas stories do Instagram, que perdem qualidade, ou em posts que a arte fica toda “pixelada”. Algumas vezes, o que pode ter causado isso foi o uso de uma medida errada, mas às vezes, o vilão está no arquivo que foi postado.

Sabemos que as principais redes sociais já otimizam imagens e os conteúdos dos criativos postados. Mas sempre que possível, é importante seguir boas práticas que ajudam ainda mais na qualidade final do conteúdo entregue. Evitando assim a perda de qualidade ou redimensionamentos e ajustes automáticos realizados pelas plataformas e redes.

Na maioria das principais redes, como Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn, o formato final exportado em PNG é o que apresenta melhor fidelidade na qualidade do conteúdo da imagem.

Mesmo se você usa alguma ferramenta, nacional ou internacional, para realizar as postagens de conteúdos nas redes, é importante se preocupar com a otimização das imagens.

Algumas boas práticas recomendadas

  • Procure criar a imagem/criativo nas medidas sugeridas pelas redes, sejam eles orgânicos ou até patrocinados;
  • Use imagens em alta resolução, feitas por sua equipe profissional ou de banco de imagens (existem vários bancos gratuitos, ou alguns pagos mas de preços acessíveis);
  • Incorpore todas as imagens no modo objeto inteligente;
  • Se você usa os principais editores de imagens, procure salvar as imagens no Exportar para web;
  • Tenta não ultrapassar o tamanho de 1MB para a imagem, seja JPG ou PNG;
  • Se usar PNG, o formato mais indicado, exporte a sua imagem para o modo PNG-24. E nas opções do tamanho da imagem, onde tem qualidade, mude para Bicúbico mais Nítido (esse método mantém os detalhes em uma imagem com resolução redefinida).

JPEG ou PNG, qual usar?

O PNG-24 se baseia na quantidade de cores da imagem e transparência, sendo o mais fiel ao arquivo original. Já o JPG tem seu algoritmo de compressão baseado na qualidade desejada (baixa, média, alta, muito alta ou máxima) e não permite transparência.

Sendo assim, quando um arquivo é salvo em PNG, ele não perde qualidade cada vez que for aberto.

Como salvar seu arquivo

A maioria das pessoas usam o Photoshop ou o Illustrator, da Adobe, para fazer criativos. Então vamos ver as boas práticas para estes programas:

Usando o Photoshop

No Photoshop, com o criativo pronto, é hora de exportar o arquivo. Não use a função ‘Calvar como’ e sim a ‘Exportar’. Para isso, vá em ARQUIVO > EXPORTAR > SALVAR PARA A WEB (ou o atalho no teclado CTRL/Comand + SHIFT + ALT + S).

Exemplo de como salvar o arquivo usando o Photoshop.
Exemplo de como salvar o arquivo usando o Photoshop. (Reprodução/Share)

Uma nova janela irá abrir e nela você poderá escolher o formato para exportar. Primeiro você seleciona o formato do arquivo (procure selecionar PNG-24). Após, certifique-se que os demais campos estejam marcados conforme as recomendações citadas acima (transparência, converter para RGB, qualidade Bicúbica). Eentão clique em Salvar, escolha o local de destino do arquivo e pronto!

Demonstração tela de salvamento Photosop.
Demonstração tela de salvamento Photosop. (Reprodução/Share)

Agora, se por ventura o arquivo ficou muito pesado (em KB ou MB), você pode usar um dos sites abaixo para diminuir o peso dos arquivos. Geralmente é aconselhado reduzir o tamanho para menos de 1 MB.

Usando o Illustrator

Já no Illustrator os procedimentos são quase idênticos aos do Photoshop! Confira a demonstração nas imagens abaixo:

Exemplo de como salvar o arquivo usando o Ilustrator.
Exemplo de como salvar o arquivo usando o Ilustrator. (Reprodução/Share)
Demonstração tela de salvamento Illustrator.
Demonstração tela de salvamento Illustrator. (Reprodução/Share)

Sites para otimizar imagens

Alguns dos sites mais usados que permitem otimizar imagens:

Otimizando imagens além das redes sociais

Não devemos pensar só para as redes sociais! Quando você publica imagens na internet, vale cuidar o seu peso e medidas finais para veiculação em sites, blogs, lojas virtuais, etc.

Um exemplo, o PageSpeed Insights do Google recomenda otimizar as imagens para acelerar o carregamento das páginas e, em consequência, melhorar o ranking no próprio Google. Talvez seja muito trabalho fazer com todas as imagens de produtos de uma loja virtual, mas seria interessante considerar compactar e otimizar as principais imagens. O logo, banners e sliders da homepage podem ser otimizados para melhorar o carregamento da sua página inicial. E talvez criar o hábito de ir compactando as imagens de novos produtos, conforme for adicionar eles a loja virtual.

As ferramentas gratuitas que citamos acima fazem a conversão de várias imagens ao mesmo tempo, e até permitem fazer o download das mesmas em massa. Em poucos minutos você consegue otimizar muitas imagens.

No WhatsApp, Telegram e outros mensageiros

Quando você envia uma arte como imagem visível nos aplicativos de mensagem, ela sofrerá alteração de qualidade. Logo, se você baixar e usar, a mesma terá uma perda de qualidade.

Por padrão, aplicativos como WhatsApp e Telegram diminuem a qualidade das imagens quando as mesmas são enviadas como fotos. Mas a formas de enviar arquivos sem perder a qualidade usando os aplicativos, ou por e-mail. Contudo, caso você precise enviar um arquivo de mais de 64 MB sem perder qualidade, o jeito é enviá-lo por e-mail mesmo, já que os mensageiros não suportam o envio.

Mas como resolver? Enviar como documento!

Se você ou a pessoa que enviar o arquivo de imagem enviar o mesmo como um DOCUMENTO, o arquivo não vai sofrer alterações, seja ele enviado em imagem ou vídeo.

Este artigo foi publicado originalmente em 18 de junho de 2019 e atualizado em 15 de novembro de 2022.

IMPORTANTE: Se você tiver algo a colaborar, encontrou algum erro ou tem uma sugestão, deixe aqui nos comentários ou nos contate pelo email: atendimento@portal.tudodeshare.com.br

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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