Se tradicionalmente as empresas vão atrás dos clientes, com o Inbound Marketing é o contrário! Essa estratégia é usada para atrair e converter clientes utilizando conteúdo relevante, conquistando mais pessoas e gerando mais vendas! E agora vamos te explicar tudo sobre essa técnica.
Traduzindo de forma livre, o termo Inbound Marketing pode ser chamado como marketing de atração. Trata-se de um conjunto de técnicas que envolve criação e compartilhamento de conteúdo para um público específico, utilizando canais como blogs, redes sociais e mecanismos de busca (como o Google).
Um dos principais benefícios dessa estratégia é criar um relacionamento duradouro com potenciais clientes, através de compartilhamento de conteúdo específico para cada segmento nas diferentes etapas da jornada do consumidor.
Sim, o marketing de conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing!
Para a atração desses clientes, são utilizadas estratégias de conteúdo através de artigos, e-books, e-mails, webinars, e muito mais. Logo, você não atrai pessoas desconhecidas, que “caíram ali” sem querer. Você atinge usuários realmente interessados no seu conteúdo, que se tornam leads e estão abertos para construir um relacionamento com a marca ou organização.
Atrair, converter, transformar e encantar
O termo “inbound marketing” surgiu em 2006 e se popularizou em 2009, através de Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot, uma empresa de softwares para automação de marketing, CRM e vendas.
Os criadores do termo observaram que muitas empresas falhavam no processo de venda por não conseguir atingir o público certo. Isso acontecia porque a maneira mais “tradicional” de fazer marketing era intrusiva (como anúncios de TV, rádio, spams, sms, ligações) e o público era sempre disperso, sem um alvo específico.
Ao invés de interromper as pessoas, o marketing de atração faz com que o público chegue até a empresa de forma ativa. Ou seja, consumindo conteúdo e se interessando pelo produto sem ser empurrado para ele.
Por conta disso, essa estratégia consiste em 4 etapas:
Atração
O trabalho de atração de clientes começa quando se cria conteúdo relevante em canais de comunicação, oferecendo utilidade ao invés de interrupção. E esse conteúdo pode ser feito através de blogs, redes sociais, links patrocinados e newsletters, por exemplo.
Conversão
Atrair o tráfego de visitantes para o seu canal de comunicação é o primeiro passo, o segundo é convertê-los em leads!
Aqui entram landing pages, campanhas de e-mail marketing, e-books e outros materiais. Quando um visitante se torna lead, significa que ele se tornou uma oportunidade de negócio para a empresa.
Transformação
Agora que você já tem leads, é a hora de transformá-los em clientes! E-mails personalizados, promoções específicas e conversa direta são responsáveis por fechar um negócio e gerar um cliente.
Encanto
Achou que o processo acabava na venda? Não mesmo! Agora é a hora do pós-venda, o momento onde precisamos encantar os clientes para que eles sigam comprando e indicando a marca.
Existem diversas ações específicas que podem ajudar, como descontos específicos, fidelização e e-mail marketing segmentado para quem já realizou alguma compra.
Benefícios do Inbound Marketing
A estratégia de Marketing de Atração já é conhecidamente mais barata do que o marketing convencional. Com a evolução constante da internet, hoje as pessoas estão cada vez mais interessadas em procurar soluções através de redes sociais e mecanismos de busca, tornando essa técnica ainda mais importante.
Entre os principais benefícios, estão:
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos assertivos para um público certo;
- Otimizar o processo de vendas;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Aumentar a visibilidade da sua marca.
Não esqueça de avaliar os resultados!
Todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas! O que torna o trabalho ainda mais assertivo e inteligente. Essa estratégia te proporciona um maior controle sobre o que está dando certo ou não. As métricas podem ser acompanhadas em tempo real, fazendo com que qualquer mudança na estratégia possa acontecer de forma mais rápida e com menos prejuízo de investimento.
O Inbound Marketing merece a nossa atenção, simplesmente por fazer com que o nosso possível cliente esteja mais informado e interessado no que estamos tentando vender.
Esse processo é extremamente valioso para qualquer empresa, de qualquer segmento.
Quer saber mais sobre o assunto?
Continue com a gente por aqui que em breve teremos novidades no Clube Share!
LEIA MAIS:
30 termos de Marketing Digital
Storytelling: porque ele deve fazer parte da sua estratégia de conteúdo
5 erros mais comuns de quem trabalha com Marketing de Conteúdo