O que é SEO e como aplicá-lo em sua estratégia de Marketing Digital?

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Sabe quando você abre o Google, digita um termo que você está procurando e recebe de retorno uma lista com milhares de sites? Esses sites estão ali por causa do SEO. O Search Engine Optimization (em português, otimização para os mecanismos de busca), nada mais é do que práticas que são implementadas para aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site, por meio de resultados de pesquisas orgânicas.

Quando bem sucedido, a estratégia de SEO pode tornar seu site atraente tanto para os usuários que estão em busca de uma solução ou produto, como também para os mecanismos de busca. Essa estratégia é uma combinação de técnica e marketing.

O que é SEO?

O SEO (que se pronuncia éssiou) nada mais é do que o conjunto de estratégias que farão com que o seu site fique melhor avaliado no Google e apareça na primeira página de resultados da pesquisa.

Quando pesquisamos algum termo ou fazemos uma pergunta no Google, surgem milhares de resultados. Mas nem sempre as pessoas vão além dos primeiros que aparecem. A principal concentração de movimento do Google está na primeira página, no máximo na segunda. Nesta primeira página você vai encontrar a Mídia Paga (Google Adwords) e logo abaixo a busca orgânica (SEO).

O desafio do SEO é fazer com que, dentro do termo pesquisado, o seu site esteja como resultado ainda na primeira página. Para você estar na primeira página e o público encontrar o seu site, é preciso usar as palavras-chave certas.

Como usar as palavras-chave

A palavra-chave vai ser o termo que queremos que a pessoa digite na busca para encontrar o seu site ou blog. Por exemplo, se você conta com um site para oferecer serviços de Social Media, ao buscar por “profissional de Social Media” na busca, seu site pode ser uma opção de resultado.

As consultas de pesquisa são usadas pelo mecanismo de busca para definir quais páginas da web são mais relevantes para classificar nos resultados orgânicos. Por isso é importante usar palavras-chave que tenham relação com o seu negócio e, preferencialmente, que tenham um bom volume de buscas.

Para definir as palavras-chave que serão usadas, é importante pensar como o usuário vai nos procurar, com que intenção ele está buscando por esse termo. Uma análise do próprio Google aponta 4 micro-momentos de engajamento digital, quando o usuário está com um dispositivo em mão, pronto para resolver uma questão específica. São eles: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”

Essas 4 intenções de busca representam uma oportunidade para o seu negócio! Ao olhar para elas, você conseguirá definir que palavras-chave o seu público-alvo irá usar para encontrar o seu serviço ou produto.

Ferramentas para encontrar palavras-chave

Você identificou como seu público busca pelo seu produto ou serviço, mas como encontrar as palavras-chave certas? Existem diversas ferramentas, gratuitas e pagas, que você pode usar para pesquisar palavras-chave.

Aqui, vamos sugerir duas fontes de pesquisa que o próprio Google oferece:

  • o Google Trends, onde você busca um termo e ele vai te mostrar como as pessoas estão buscando por isso;
  • e o próprio campo de busca do Google, digitando o termo ou assunto e deixando que ele se autocomplete com o que as pessoas mais buscam.

Prós e Contras do SEO

PRÓS

  • Cliques sem custo;
  • Têm resultados na busca o tempo todo;
  • Você pode segmentar palavras-chave de maneira econômica em todo o funil de vendas;
  • SEO é uma estratégia mais econômica a longo prazo;
  • Resultados orgânicos atraem até 10x mais clique que anúncios;
  • Aparecer no resultado orgânico pode influenciar sua percepção de credibilidade e confiança com o público que busca por serviços.

CONTRAS

  • Leva tempo para ver resultados, como aumento na autoridade do site;
  • Você precisa contar com um especialista técnico em SEO, criadores de conteúdo e estrategistas de reputação;
  • Você não controla os resultados dos algoritmos do Google;
  • E esses mesmos algoritmos mudam regularmente;
  • Não tem uma garantia de que sua estratégia vai superar a dos competidores.

Por onde começar

Agora que você entende o que é SEO e como ele funciona, é preciso entender como começar a aplicar ele na sua estratégia de Marketing Digital. Abaixo, vamos listar algumas possibilidades de ações que você pode começar a aplicar hoje para construir sua autoridade na busca e alcançar ótimos resultados com o SEO. Confira:

Conteúdo

Investir em conteúdo de qualidade é um dos principais caminhos para alcançar o topo da SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa). Você pode melhorar esse aspecto com:

  • O título da sua página — que aparece no topo da aba de navegação;
  • Utilizando metatítulos e metadescrições no seu site;
  • Produção de conteúdos ricos e com autoria própria (vídeos, áudios, ebooks);
  • Conteúdos compartilháveis, como listas, guias, tabelas, imagens, etc;

SEO Local

Presença em pesquisas localizadas, como quando alguém busca por “agência de marketing digital perto de mim”. Os resultados gerados desse tipo de busca englobam resultados do Google Maps, de empresas locais e da pesquisa orgânica. Compreendendo essas três frentes, seu negócio aparecerá no topo dos resultados.

Perfil da Empresa no Google

As informações usadas pelo SEO Local são influenciadas pelo Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio). Ele oferece uma ótima visibilidade para os negócios nas SERPs, por isso é importante colocar o máximo de informações possível sobre sua empresa e seu horário de funcionamento no seu perfil.

Redes Sociais

Provavelmente o canal mais usado pelas empresas, usar as redes sociais é fundamental para a sua estratégia de SEO. Apesar de elas não afetarem diretamente sua posição na busca, elas ajudam a sua marca a ganhar exposição, amplificar o conteúdo e estabelecer autoridade.

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O SEO pode parecer confuso no começo, por usar muitos termos técnicos e diferentes possibilidades de aplicação. Mas com as dicas que trouxemos neste artigo, você consegue começar a incluir esta estratégia no seu negócio hoje mesmo! Agora, se você quer investir em SEO e aumentar o seu alcance na busca orgânica, você pode aprender tudo sobre SEO com o Clube Share! Clique aqui e conheça.

Fontes: Cursos “Cápsula SEO” e “Marketing Digital Essentials”, do Clube Share.

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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