Pesquisa para Criação de Conteúdo: por onde começar?

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A pesquisa é uma parte importantíssima no trabalho com Marketing de Conteúdo. É justamente a atividade que vai te ajudar a colocar a mão na massa entre as etapas de planejamento e criação. Mas quando falamos em pesquisa para criação de conteúdo, por onde começar?

Através de uma boa pesquisa você poderá encontrar referências, dados, estudos e informações relevantes para transformar em conteúdos para o seu público. Por isso, os profissionais que trabalham com planejamento e curadoria de conteúdo precisam estar sempre com uma aba aberta nas pesquisas.

Pesquisa de conteúdo = alimentar a sua criatividade!

Nós sabemos que produzir conteúdo para redes sociais é um desafio cada vez maior. Somos impactados por muitos posts todos os dias e muitas vezes, o conteúdo chega a ser parecido e a estética semelhante… então, o que pode te ajudar neste processo?

A dica principal para começar é: saia da sua bolha! 

Existem diversos conteúdos legais para conhecer fora do seu nicho e do Instagram.

Só através de uma boa e constante pesquisa de referências, você terá insights diferentes para trabalhar dentro da sua marca. Alimente-se criativamente e descubra diferentes formas de aplicar a sua estratégia de conteúdo. 

Separamos algumas para você!

Ferramentas para fazer pesquisa de conteúdo e tendências

Reddit

Uma rede social que possui uma dinâmica diferente. O Reddit é muito legal para identificação de tendências e possíveis memes. Muitas coisas que vemos em outras redes, nascem lá, além da rede ter um espaço para comunidades específicas. Você pode, por exemplo, fazer uma boa pesquisa sobre grupos de “comida” e ver o que as pessoas estão produzindo sobre o tema.

Medium 

Um ótimo espaço para você consumir conteúdos diferentes e produzidos com profundidade, ao redor do mundo. O Medium tem uma interface bem legal para pesquisa e busca sobre temas que você quer ler. Mesmo que você não produza conteúdo por lá, vale acessar para consumir os artigos produzidos. Vai compartilhar algum texto que viu por lá? Não se esqueça de dar os créditos aos autores!

Google Trends

O Google é parceiro para todas as horas quando o tema é Marketing Digital! O Google Trends é uma das ferramentas gratuitas que ele oferece e é essencial para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Com o Google Trends, você pode identificar possíveis assuntos em alta, que podem ser bem aproveitados dentro da sua estratégia de conteúdo.

print da ferramenta google trends

Conheça mais sobre como usar o Google Trends!

Pinterest

Faltando uma inspiração aí? Quando falamos de pesquisa para criação de conteúdo, o Pinterest é o local perfeito para buscar referências visuais e criar moodboards para os seus conteúdos. Por lá, você também consegue encontrar tendências para explorar nos seus designs. Além de ser um espaço incrível para buscar novas referências, você também pode criar os seus conteúdos por lá e ter um alcance super positivo!

ChatGPT

Isso mesmo, o queridinho da inteligência artificial do momento também pode te ajudar nas pesquisas! Você pode perguntar ao chatbot sobre dores do consumidor, seu comportamento, principais desejos e personalidades. E claro, não deixe de aprofundar as informações que recebeu por lá. Exemplo:

print chatgpt

Answer The Public

Uma ótima ferramenta para você ter insights sobre o que as pessoas estão pesquisando. Com apenas um clique, você pode, além de encontrar palavras-chave relacionadas, separá-las por tipo de pergunta (o que, como, onde etc) ou preposição (para, ou, com).

Através de ferramentas como essa e Google Trends, você pode entender o que as pessoas querem saber ou possíveis dúvidas do seu público. Transforme o seu conteúdo em informações de valor para as pessoas!

print da ferramenta answer the public com a busca da palavra chocolate

Google Analytics

Google totalmente presente na rotina de quem trabalha com Marketing Digital, sim ou claro? Brincadeiras à parte, o Google Analytics também é um ótimo espaço para você (além de fazer suas análises de tráfego) ter insights para os seus conteúdos.

Através das configurações da ferramenta, você pode descobrir a idade, interesses, gostos, horários de maior conversão e utilização, regiões (cidade, estado e país) do seu público. São informações relevantes e de muito valor na hora de planejar os seus conteúdos e a estratégia da sua marca.

Autocomplete: Google e YouTube

Já percebeu que ao realizar uma pesquisa no Google ou YouTube, ambos os sites te entregam algumas sugestões? O autocomplete do Google é nada mais que as sugestões automáticas que completam os termos buscados.

Você pode fazer diversos testes no Google ou no YouTube, para ter mais ideias relacionadas ao termo que você procura. Geralmente, os cookies gravam as suas últimas pesquisas, então é recomendada a utilização de uma aba anônima, que ignora o histórico de navegação.

O autocomplete não apenas revela as melhores palavras-chave, mas traça perfis de comportamento e interesse da sua audiência, o que pode ser muito valioso na hora de definir os seus conteúdos.

print autocomplete google

Ferramentas para ter novos insights, não faltam!

E aí, anotou todas as dicas para colocar em prática? Sem dúvidas, todas essas ferramentas serão úteis no seu dia a dia, do planejamento até a criação dos conteúdos. 

Não se esqueça de testar o seu conteúdo em formatos diferentes para conquistar a atenção do público.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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