As vendas online oferecem uma forma prática e rápida de oferecer produtos e serviços para o consumidor. No Brasil, essa tendência vem ganhando bastante adesão dos consumidores nos últimos 5 anos, e o boom que fez diferença recentemente foi no contexto da pandemia e do isolamento social.
O e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de R$ 182,7 bilhões em 2021, segundo a Ebit Nielsen, o que foi um marco histórico para o país.
Você sabe o que é e-commerce?
Quando falamos de e-commerce, estamos falando de um tipo de comércio no qual a venda e compra online de produtos e serviços são realizadas totalmente através da internet.
Nessa modalidade, pessoas e empresas vendem produtos por meio de plataformas ou lojas virtuais próprias. Trata-se da versão digital do comércio físico, só que de forma acessível para um número bem maior de consumidores e funcionando praticamente 24 horas.
3 Principais canais de venda online
Nesse setor, compras e transações financeiras são realizadas por meio de aparelhos eletrônicos, como computadores, telefones celulares e outros dispositivos.
No e-commerce, destacam-se três principais canais de vendas: lojas virtuais, marketplaces e redes sociais.
As lojas virtuais são sites criados para comercializar produtos. Muitas também podem fazer parte de plataformas de e-commerce.
Os marketplaces funcionam como shopping centers virtuais, onde diversas lojas divulgam os seus produtos para os consumidores desses sites. Amazon e Magazine Luiza são exemplos!
Não tem como excluir as redes sociais dessa lista! De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet. Trata-se de um excelente espaço para compras, que são facilitadas através de integrações das plataformas ou com contato direto com o cliente.
Tipos de e-commerce
Classificar seu tipo de e-commerce é importante na hora de entender melhor o perfil do seu negócio e dos seus consumidores.
Conheça os principais:
Business to Business (B2B)
O Business to Business (B2B) é um tipo de venda que acontece de empresa para empresa. Normalmente vendas desse tipo são feitas em grande quantidade e com mais exigências.
Business to Consumer (B2C)
O Business to Consumer (B2C) é um dos tipos de venda pela internet mais usados pelas empresas. No B2C, o contato de venda é direto para o consumidor final.
Consumer to Consumer (C2C)
Sites como Mercado Livre e OLX são exemplos de Consumer to Consumer, que é onde ocorre o e-commerce de cliente para cliente.
Consumer to Business – C2B
Neste exemplo de e-commerce, o consumidor é quem vende seus produtos ou oferece seus serviços a uma empresa. Exemplos comuns são 99Freelas e Workana, utilizados por freelancers.
S-Commerce
O Social Commerce é realizado nas redes sociais, como Instagram e Facebook, integrados a lojas virtuais. Essa modalidade de vendas está cada vez mais em alta.
Aumento de vendas, investimento relativamente baixo, maior disponibilidade e alcance de marca são alguns dos diversos benefícios que as vendas online oferecem.
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