Hoje não é dia de TBT, mas é dia de relembrar! No dia 7 de dezembro de 2013, aconteceu o primeiro evento realizado pelo Share – que na época, era conhecido como Papo de Marketeiros. E essa foi a data escolhida pelos seus fundadores para ser comemorado o aniversário do Share!
São 9 anos acreditando no poder do ensino, no compartilhamento de conhecimento e nas conexões entre as pessoas. Todos os dias, a equipe por trás do Share trabalha para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos de qualidade. Mas você sabe como tudo isso começou?
(Obs: no final, preparamos uma surpresa especial para comemorar esse dia. Vem com a gente e não perde, hein!)
De eventos por todo o Brasil…
Pra quem ficou curioso com o primeiro nome que Share recebeu, vamos contar um pouco sobre como foi o começo dessa trajetória. Em 2013, Rafael Martins (CEO e cofundador do Share), trabalhava com publicidade e tinha muito interesse pelos assuntos da área. Foi nessa época que ele criou um blog chamado Papo de Marketeiros para entrevistar profissionais do mercado. O Rafa via o nome das pessoas em portais de notícias, procurava no Facebook e mandava mensagem para as pessoas.
O blog bombou em acessos, cresceu tanto, que ele percebeu que dava para virar um negócio. O mercado de publicidade sempre foi muito forte na região sudeste, principalmente em São Paulo. As grandes agências estavam lá, os eventos e as pessoas importantes também. Mas por que não dá para fazer um negócio legal assim em Porto Alegre?
Foi essa pergunta que motivou o Rafael a juntar o interesse pelas entrevistas do blog com a falta de eventos legais sobre publicidade em Porto Alegre, e criou, junto com a Juliana Bulha (COO e cofundadora), o projeto Share. Ali nasceu um sonho:
Um evento na cidade de Porto Alegre com grandes nomes do mercado de comunicação.
Desde o começo, a ideia era proporcionar um evento descontraído, onde as pessoas pudessem interagir e fazer trocas com os palestrantes. Depois de conseguir apoiadores, no dia 7 de dezembro de 2013, aconteceu o primeiro Share Talks.
De lá pra cá, já foram realizados eventos em todas as regiões do país, já ensinamos mais de 17 mil alunos por todo o Brasil, tivemos 180 turmas de cursos presenciais, realizamos mais de 100 eventos e participamos de diversos projetos com marcas importantes como: Facebook, Twitter, Pinterest, Bradesco, Red Bull, Nubank, Netflix e muitas outras.
No fim de 2019, um novo capítulo da história do Share começava a ser traçado: um espaço próprio, para a realização de cursos presenciais. Assim, em janeiro de 2020, foi inaugurada a Escola do Share, na cidade de Porto Alegre.
Confira algumas fotos da trajetória do Share:
Mas, em março de 2020, a história mudou. Com a pandemia de Covid-19, os eventos presenciais precisaram ser cancelados, mas o objetivo do Share não podia parar. Foi assim que nasceu o Clube Share!
… Para uma comunidade espalhada pelo país!
O Clube Share foi lançado com o objetivo de alcançar mais pessoas, democratizando o acesso a conteúdo de qualidade sobre Marketing e Comunicação. No dia 18 de maio de 2020, rolou uma live oficial de lançamento da Plataforma do Clube Share. Com muitas dúvidas e inseguranças, a ideia era continuar ajudando a transformar milhares de histórias pelo conhecimento.
Quem estava aqui quando tudo era mato? No começo do Clube Share, os alunos tinham disponível masterclasses e alguns cursos, com nomes como Pedro Alvim (Magalu), Samantha Almeida (Globo), Ana Paula Passarelli (Brunch), João Gabriel Ribeiro (Lojas Renner) e Gabriel Sukita (Meta). Em março de 2021, aconteceu o maior Share Talks da história: um evento online, 3 dias de muito conteúdo, e o lançamento da primeira Formação Continuada do Clube: a Formação em Social Media!
Além disso, fizemos também alguns eventos incríveis, como por exemplo o ROI, o Strategy Summit, o Gump, o Content Summit, o Alô Comunidade… teve muita coisa! E todos esses conteúdos hoje ficam disponíveis para os assinantes assistirem quando, onde e quantas vezes quiserem.
Nossos fundamentos são – e sempre foram – levar o aprendizado em comunidade, interatividade e qualificação profissional para o maior número de pessoas possível. E se depender da equipe do Share, seguirá sendo assim por muito tempo!
Que venha o próximo capítulo
Hoje, 9 anos depois, contamos com milhares de membros em todo o país – e até mesmo no exterior –, que buscam todos os dias aprender sobre comunicação e marketing digital em uma comunidade que está sempre evoluindo!