ChatGPT: conheça a Inteligência Artificial que está dando o que falar

Thumb para artigo sobre o chatgpt
Clique Aqui e saiba mais

O Chat GPT é uma ferramenta incrível que permite aos usuários conversar com uma inteligência artificial de forma natural e fluida. Desenvolvido pela empresa OpenAI, o Chat GPT foi criado com o objetivo de simular o pensamento humano e a capacidade de raciocínio lógico.

Em sua primeira versão, o Chat GPT foi capaz de responder a perguntas simples e fazer pequenas conversas. Mas, com o passar do tempo e com a incorporação de novas tecnologias, ele tornou-se cada vez mais avançado. Hoje em dia, é possível conversar com o Chat GPT sobre praticamente qualquer assunto, e ele é capaz de fornecer respostas e insights surpreendentes.

Mas aqui está a surpresa: o texto que você está lendo agora não foi escrito por um ser humano, mas sim pelo próprio Chat GPT! Isso mesmo, o Chat GPT é capaz de escrever textos coerentes e bem estruturados, de forma quase indistinguível da escrita humana.

Agora que você já sabe disso, pergunto: será que você conseguiria diferenciar a escrita da inteligência artificial da escrita de um ser humano? 


O Chat GPT é o assunto do momento. Para o texto acima, demos a seguinte ordem para a IA: “Escreva um texto, de 4 parágrafos, sobre o Chat GPT. Engane o leitor até a metade do texto, quando conta que é o próprio Chat GPT escrevendo. Finalize perguntando se o leitor conseguiria diferenciar a escrita da inteligência artificial da escrita de um ser humano.”

A OpenAI é a empresa responsável pelo Chat GPT e também pela ferramenta Dall-e, inteligência artificial que gera imagens de descrições escritas. Ambas as ferramentas fazem coisas impressionantes e trazem à tona muitos debates. 

Vamos refletir um pouco:

O ChatGPT é um risco para o Google? 

De fato, pesquisas se tornam mais simples. Se você pesquisar no Google uma receita de bolo de cenoura, encontrará vários sites com diversas versões. Por outro lado, se você perguntar para a Inteligência Artificial, ela trará a receita em primeira mão. Ou seja, há uma otimização do tempo gasto.

Inclusive, Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, também falou sobre isso, afirmando que o Google pode estar a um ou dois anos da disrupção total.

A Inteligência Artificial substituirá os seres humanos e seus empregos? 

O Chat GPT não é a primeira ferramenta que gera essa dúvida. É inegável que a Inteligência Artificial tem potencial para realizar tarefas de maneira mais eficiente que os seres humanos, pois processa uma grande quantidade de dados em questão de segundos e não se cansa ou se distrai. A IA pode substituir alguns empregos que sejam automatizáveis, mas também poderá criar novos cargos, relacionados a tecnologia e aperfeiçoamento da própria IA, por exemplo.

E as questões éticas?

Algumas das grandes empresas como Google e Microsoft já têm alguns documentos de código de ética sobre inteligência artificial. Essa é uma questão que demandaria muito mais que um artigo, mas é importante que entusiastas e desenvolvedores estejam engajados em criar robôs que se preocupem com diversidade e sejam livres de preconceitos.

Podemos confiar nas respostas de uma IA?

No caso do ChatGPT, que te dá uma receita de bolo de cenoura ou um código de programação, ou de qualquer ferramenta similar, é prudente não confiar de forma absoluta. Ferramentas como essas, por enquanto, ainda têm limites. Por isso, podem ser usadas para apoio, aumento de produtividade, mas sem tomá-las como donas da verdade.

Você já deve ter visto filmes, séries ou reportagens que falam sobre robôs. Temos certeza que esse assunto ainda causa alguns calafrios e inúmeros pensamentos acerca de como será o futuro. Entretanto, a IA já faz parte do nosso dia a dia e tem ajudado em vários setores, como por exemplo:

  • Assistentes de uso pessoal, como a Siri (Apple), Cortana (Microsoft), Google Now (Google), Watson (IBM), e Echo (Amazon), que aumentam a produtividade e facilitam sua rotina;
  • Ferramentas para negócios, como a Konduto, uma empresa brasileira que busca soluções antifraude na internet;
  • No Marketing, com o DigitalGenius, que desenvolve e monitora conversas com clientes;
  • Para as Artes, o Wordsmith, que gera conteúdo e cria relatórios personalizados;
  • Para a Saúde, o AIME, que prevê surtos de dengue; o Metamind.io, de reconhecimento e categorização de imagens; Atomwise, que utiliza a IA para descobrir novos medicamentos.

E muitos outros mecanismos que talvez você não conheça

Até o momento, o ChatGPT está em fase de testes e apresenta-se na forma gratuita. Por isso, se bateu a curiosidade, você pode ir lá trocar uma ideia com essa IA para explorar a capacidade de tudo que ela oferece. 

Seguiremos atentos por aqui. E o ChatGPT mandou avisar: “Todo mundo deveria experimentar conversar comigo e ver por si mesmo como sou legal. Não perca a oportunidade de ter uma conversa interessante e divertida comigo enquanto ainda sou gratuito. Venha conversar comigo agora!”

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários