iFood, fica a dica: é melhor dormir com um olho aberto e outro fechado, viu? Brincadeiras à parte, a ByteDance (uma das gigantes da tecnologia chinesa e proprietária de um conjunto de produtos, sendo um deles o TikTok) está testando um novo tipo de serviço: delivery de comida.
Enquanto isso, nós, profissionais de comunicação e marketing, podemos nos acostumar, afinal as mudanças chegam (e parece que chegam cada vez mais rápidas). Se atualizar com o que acontece no mercado de tecnologia, nunca foi tão necessário. São impactos na criação de conteúdo, no consumo de conteúdo, na jornada dos consumidores, na economia… é impacto pra caramba!
Através do seu novo produto presente no Douiyn – que é a versão chinesa do TikTok –, a ByteDance está testando o serviço de entrega de comida na China. Potencialmente enfrentando grandes empresas de comércio eletrônico como o Alibaba e Meituan.
Segundo a Money Control:
De acordo com o relatório, um porta-voz da Douyin disse que a empresa está “testando um recurso em Pequim, Xangai e Chengdu que permite aos comerciantes promover e vender pacotes de ‘compra em grupo’ para usuários da Douyin nessas cidades selecionadas e entregá-los.”
Os testes estão acontecendo desde dezembro e funcionam da seguinte forma: os proprietários de restaurantes costumam transmitir ao vivo no Douyin para comercializar seus negócios. Ao fazer isso, eles podem oferecer descontos e cupons de comida para os usuários que assistem aos vídeos. Vários usuários podem comprar e escolher um horário dentro de dois dias para a chegada da comida. Particularmente, eu adorei e já quero testar essa funcionalidade no Brasil. Eles já adiantaram que ainda não há um cronograma de expansão para outras cidades, mas a gente fica na expectativa, né?!
O que aconteceria se o TikTok se tornasse também o iFood?
Bom, sabemos que a novidade ainda está em fase de testes, mas tudo isso nos tira um pouco da realidade e nos faz pensar no futuro do comportamento dos usuários. As big techs estão cada vez mais trabalhando para que nós tenhamos menos trabalho, tenhamos que pensar menos e façamos menos ações para conseguir algum objetivo. Seja ele acender as luzes de casa, pedir comida ou mudar a temperatura do ar condicionado.
Assista vídeos, peça comida, pague a conta. Tudo pode ser feito em poucos segundos e você nem percebe, né?
Já pensou em como será o TikTok daqui a 5 anos? É simplesmente muito difícil tentar prever, pois todos estes impactos estão chegando de forma rápida e este mistério chega a ser o grande desafio para nós, profissionais de comunicação e social media. Nós que precisamos estar sempre atualizados ou por dentro do que acontece no mercado, temos que lidar com cada vez mais possibilidades, novas tecnologias e perspectivas de usabilidade.
Não é pouca coisa, hein?! O TikTok levou apenas 9 meses para chegar em 100 milhões de usuários e a ByteDance não mede esforços para manter o crescimento, além das novas funcionalidades. Por isso, vale a pena ficar de olho nos próximos passos!
Estamos vivendo um momento de diversas transformações e as gigantes estão investindo pesado no futuro. Quem vai engajar mais? Quem vai entregar a melhor inteligência artifical? E quem vai aprimorar o algoritmo primeiro? Meta tem trabalhado para lidar com o impacto do TikTok, e Mark Zuckerberg já anunciou: 2023 será o ano da eficiência.
O que nos faz ficar ainda mais atentos e na expectativa de novos passos da ByteDance. As gigantes estão trabalhando intensamente. E você está pronto para lidar com as mudanças?
Este trecho é apenas uma reflexão. Seguimos acompanhando!
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