8 ferramentas para gerar hashtag para o Instagram

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Hashtags são termos ou palavras-chaves associados a alguma informação que se torna destaque nas redes sociais ao inserir a cerquilha (#) antes da palavra. São usadas principalmente para categorizar conteúdo e torná-lo mais detectável. No Instagram, contribui com o engajamento de posts.

Trata-se de uma maneira importante de expandir seu público e ganhar mais alcance, mas é crucial ressaltar: as hashtags do Instagram podem impulsionar ou atrapalhar sua estratégia de marketing, seja aumentando a visibilidade do seu conteúdo ou atraindo seguidores desagradáveis ou punição pelo algoritmo. 

Você pode incluir até 30 hashtags em uma postagem normal do Instagram e até 10 hashtags em um story. Se você tentar incluir mais, seu comentário ou legenda não será publicado. 

Personalizar suas hashtags para corresponder ao conteúdo de cada postagem pode ser uma prática que gere bons resultados ao post. Neste artigo vamos conhecer 8 ferramentas que podem auxiliar a analisar e gerar as melhores hashtags para posts no Instagram.

O que você vai encontrar neste artigo:

  1. A importância do uso das hashtags
  2. Photerloo
  3. All Hashtag
  4. Hashtagify
  5. Ritetag
  6. Sistrix
  7. Daily Purpose
  8. HashTagsForLikes
  9. HashMe
  10. Invista na pesquisa de hashtags

Mas por que as hashtags são importantes?

As hashtags ajudam a navegar entre a extensa quantidade de dados nas redes sociais. Pense em quantas imagens, vídeos, histórias, legendas e outros itens foram publicados no Instagram desde o início. As hashtags ajudam a entender todos esses dados. Elas ajudam na pesquisa e classificação de postagens em temas e categorias.

Elas também permitem que o usuário veja postagens de uma gama maior de pessoas do que apenas seu próprio círculo de amigos. O usuário pode procurar postagens relacionadas a um tópico, em vez de apenas examinar as fotos que seus amigos compartilham no seu feed. Assim, você consegue alcançar um público que nunca teria encontrado seu conteúdo de outra forma.

Vamos então conhecer ferramentas de criação de hashtags do Instagram que você pode usar para encontrar a combinação perfeita de hashtags para cada uma das suas postagens.

1. Photerloo

O Photerloo permite que você compartilhe suas fotos on-line em redes sociais, sites de fotografia e sites automaticamente. Ele usa o aprendizado de máquina para visualizar qualquer imagem e sugerir palavras-chave.

Para ajudar a melhorar essa experiência, o Photerloo também oferece o hashtag Instagram e o gerador de palavras-chave.

2. All Hashtag

A ferramenta surgiu em 2015 como um simples site gerador de hashtag e se expandiu continuamente, adicionando novos recursos desde então. Agora, ela permite gerar, criar, analisar e pesquisar as principais hashtags.

Atualmente, o site incorpora quatro ferramentas de hashtag:

Generator – um gerador de hashtags superiores, aleatórias ou ativas, e mostra as melhores hashtags necessárias;

Creator – ajuda você a criar suas próprias hashtags;

Analytics – faz uma análise para obter algumas informações analíticas sobre sua hashtag e sua estratégia de marketing;

Hashtags principais – informa quais hashtags são as melhores e quais são as mais populares.

O Hashtag Generator oferece as 30 melhores e mais hashtags com base na sua seleção de palavras-chave. O gerador sugere hashtags relacionadas com base em uma palavra-chave, com três opções de filtro para encontrar as hashtags corretas que você precisa – no topo, aleatórias ou ao vivo. Quando estiver pronto, você pode copiar os termos geradas com o botão de cópia.

3. Hashtagify

O Hashtagify tem como objetivo encontrar, analisar e ampliar sua estratégia de hashtag.

Você pode usá-lo para pesquisar dados e informações em tempo real sobre qualquer hashtag no Twitter ou Instagram: classificação de popularidade, hashtags relacionadas, tendências e muito mais. Você ainda pode rastrear qualquer hashtag ou usuário para obter uma análise detalhada.

Ele ajuda a descobrir hashtags de tendências, monitorar todas as postagens de seus concorrentes e se envolver com os influenciadores que são relevantes para você. Você pode aprimorar sua estratégia de mídia social através do marketing de hashtag que a ferramenta oferece. Use as mais populares para alcançar um público-alvo mais amplo e amplificar sua mensagem com sugestões personalizadas baseadas no seu perfil.

É possível fazer o download de painéis e gráficos de suas hashtags e usuários rastreados e mostrar o desempenho da sua campanha. O Hashtagify oferece uma variedade de planos, dependendo da sua necessidade de pesquisa e uso de hashtag.

Modo grátis:

Você pode fazer uma pesquisa básica de hashtag, mesmo se não tiver um plano pago. Por exemplo, você pode inserir uma hashtag sugerida, e o Hashtagify mostrará estatísticas básicas de popularidade e sugerirá outras opções que podem ser úteis para você. Eles também fornecem alguns influenciadores que usam com sucesso a hashtag selecionada.

4. Ritetag

O Ritetag fornece sugestões instantâneas de hashtag para imagens e textos em computadores e dispositivos móveis, com base no engajamento em tempo real. Você pode usá-lo para descobrir sugestões para texto ou imagens. Ele ainda possui uma extensão do Chrome que permite clicar com o botão direito do mouse em qualquer imagem ou fazer uma seleção de texto, e escolher “Obter sugestões de hashtag”.

O Ritetag é uma ferramenta paga, que custa 49 dólares por mês, mas você pode fazer um teste gratuito para ver se é adequado às suas necessidades. Depois de se inscrever no Ritetag, você terá acesso a:

  • Sugestões instantâneas de hashtag para texto e imagens em qualquer site por meio da extensão do navegador e também por aplicativos móveis para Android e iOS;
  • Estatísticas detalhadas de hashtag na Web e em aplicativos para dispositivos móveis;
  • Capacidade de salvar pesquisas de páginas interativas de análise de hashtag e páginas de comparação no TagSets.

A ferramenta faz uma separação de hashtags sugeridas, para que você saiba quais são as quentes agora, as que possuem utilidade a longo prazo apenas para o Instagram, ou as que são usadas em excesso. A ferramenta também informa se alguma hashtag que você analisa é banida no Instagram.

5. Sistrix

Este gerador de hashtag utiliza mais de 15 bilhões de combinações e contém mais de 7,7 milhões de hashtags que são atualizadas regularmente.

O uso da ferramenta é simples. Na barra de pesquisa, basta digitar as palavras-chave para as quais você deseja encontrar hashtags e pressionar a tecla Enter. O Sistrix retornará todas as opções relevantes e as agrupa de acordo com os termos que você usou. A ferramenta de hashtag do Instagram do Sistrix vem com um limite de 25 consultas por dia.

6. Daily Purpose

Sua exploração de hashtag começa com uma palavra-chave na barra de pesquisa superior. Depois de inserida, uma lista de hashtags é preenchida automaticamente abaixo.

O que torna essa ferramenta interessante é o seu design básico. Enquanto o esquema de cores é peculiar, os resultados são inestimáveis. Por exemplo, você tem a opção de escolher Seleção de etiqueta automática ou manual. A seleção automática de tags preenche automaticamente sua tela com as hashtags selecionadas pela ferramenta. Já a seleção manual, permite que você marque as caixas de seleção ao lado de cada tag que deseja usar.

O Daily Purpose também oferece estatísticas gratuitamente. Isso inclui o número de postagens usando a hashtag e os principais países e cidades onde ela é mais usada. Você também recebe uma recomendação das 10 principais tags relacionadas à sua palavra-chave, uma lista de 10 tags semelhantes e uma visualização de nove postagens do Instagram usando sua hashtag principal.

7. HashTagsForLikes

O Hashtags For Likes oferece mais do que apenas um gerador de hashtag. Ele vem com recursos de análise para ajudar a identificar as melhores hashtags e acompanhar o desempenho das postagens.

A ferramenta de Hashtags para curtidas agrupa os resultados por categoria. As categorias incluem as tags “Popular”, “Tendência” e “Relacionadas”. Os resultados das tags, no entanto, estão ocultos para as categorias “Popular” e “Tendência” e, para vê-los, você precisará assinar um pacote.

A ferramenta também oferece um medidor de popularidade da Hashtag. As leituras incluem “Não popular”, “Longa vida”, “Tendências” e “Popular”. Outras métricas incluem o número de postagens exclusivas (exibidas), alcance da hashtag e curtidas médias (ocultas).

Abaixo do medidor de popularidade da Hashtag, é possível encontrar uma coleção das 10 principais tags usadas com sua palavra-chave. Eles aparecem com uma porcentagem que indica quantas postagens no Instagram apresentam a tag.

8. #HashMe

O #HashMe é um aplicativo para iOS disponível na loja de aplicativos da Apple. Embora o aplicativo seja gratuito, você pode comprar uma assinatura mensal de $8,99 dólares para obter recursos premium adicionais.

A #HashMe permite fazer upload de uma foto ou pesquisar hashtags com entrada de texto. Você pode descobrir as hashtags mais atuais, selecionar as que mais gosta e colar elas no Instagram.

A compra de uma assinatura do #HashMe desbloqueia consultas de pesquisa ilimitadas e pesquisa por foto para hashtags populares.

Invista na pesquisa por Hashtags

Para quem usa o Instagram, é primordial testar continuamente hashtags para ver o que é que interessa ao seu público. Você também deve experimentar para determinar quais hashtags funcionam para você e quais não são adequadas. Não espere que cada hashtag usada seja um sucesso sempre.

Use hashtags que atraem seu público-alvo, não apenas aquelas que são populares em geral.

Usando uma ou mais das ferramentas do artigo, você pode criar gradualmente uma longa lista de hashtags relevantes para o seu nicho. A partir disso, você pode montar uma lista restrita nas quais se concentrar.

Pegue cada uma dessas hashtags e veja quantas vezes os Instagrammers as usaram. Você geralmente se concentrará nas hashtags mais populares primeiro, embora lembre-se de que não faz muito sentido se concentrar nas hashtags gerais que são irrelevantes para o seu público-alvo.

Você deve criar uma ou mais hashtags de marca, adicionando-as à sua biografia e a outros materiais de marketing.

A chave para o uso eficaz da hashtag é ser estratégico com elas. Associe com os seus objetivos de marketing e não as trate apenas como algo aleatório para incluir em suas postagens, combinado? 

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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