O processo de construção de conteúdo envolve diversas etapas, uma delas pode te ajudar absurdamente na organização da rotina: ter um bom calendário de conteúdo para redes sociais. Não é uma tarefa fácil, pois envolve planejamento e uma boa compreensão sobre as necessidades da marca, mas é possível!
Por isso, selecionamos algumas dicas para te apresentar os passos essenciais na construção de um bom calendário de conteúdo para redes sociais.
1# Construa um bom planejamento de conteúdo
O planejamento nada mais é do que um documento onde você irá preencher as informações importantes e estratégicas do conteúdo de uma marca. Este documento tem como função principal te ajudar a organizar e principalmente revisar as estratégias que serão colocadas em prática ao longo da semana/quinzena/mês.
Um dos maiores erros dos criadores de conteúdo é colocar a mão na massa sem a ajuda de um bom planejamento. Portanto, aqui fica a nossa primeira dica: não deixe o seu planejamento de conteúdo para depois. Este documento será o seu guia e também o guia para a sua equipe (caso você trabalhe com o apoio de outros profissionais).
2# Considere o período do ano
Você vai montar um calendário anual? Mensal? Quais são as datas importantes deste período? Se tivermos uma Copa do Mundo, por exemplo, a sua estratégia de conteúdo precisa considerar. Vale relembrar todas as datas comemorativas, mesmo que você não as use no conteúdo, pode ser que elas impactem no comportamento do consumidor.
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3# Pense e pesquise sobre o comportamento do seu público
Um bom calendário de conteúdo deve considerar o comportamento das pessoas. Por exemplo: o que o seu público gosta de fazer aos finais de semana? Que tipo de conteúdo eles desejam consumir nas segundas-feiras? Tudo isso pode ser testado e repensado, para que o seu calendário faça sentido.
4# Organize-se
O seu calendário de conteúdo deve levar em conta a sua capacidade de produção. Tentar prever muitos conteúdos para uma data específica, pode ser desafiador no momento de produzir, dependendo do tamanho do seu time. Por isso, leve em conta qual é a sua realidade para colocar em prática e não construir um calendário que não seja viável.
5# Considere a sua estratégia para o período
Existem algumas perguntas que são fundamentais para nortear a estratégia de conteúdo.
Tudo começa no planejamento, com pesquisas, reunião de informações e estudos. Por isso, compartilhamos com você algumas questões fundamentais para construir uma boa estratégia de conteúdo:
- O que você oferece?
- Qual é a sua história?
- Qual é o seu objetivo?
- O que os seus consumidores querem de você?
- O que você tem a dizer?
- Que tipo de conteúdo é necessário em cada canal de comunicação?
- Como o seu conteúdo será distribuído?
- De que forma você vai mensurar seus resultados?
6# Desenvolva as suas linhas editoriais
A linha editorial é um direcionamento para produzir conteúdo de forma que fortaleça sua mensagem e objetivo principal. Defina os temas gerais e secundários que fazem parte do universo de interesses da persona com o que você oferece.
Imagine um jornal que é dividido por várias editorias. Cada editoria reúne um conjunto de temas semelhantes. Por exemplo: no caderno de esportes você verá tudo relacionado ao assunto, as notícias dos jogos da semana, o andamento de um campeonato, notícias sobre jogadores e atletas e novidades sobre algum esporte.
Por isso, o calendário editorial será responsável pela organização e consistência do seu conteúdo: é onde estão informações importantes como os dias que o conteúdo vai sair, o tema da postagem, títulos e detalhes da pauta, a categoria da linha editorial, o objetivo do conteúdo, os recursos gráficos, os prazos e responsáveis.
Ou seja, deu pra ver que a construção de um calendário de conteúdo envolve bastante coisa, né? Todo este trabalho será bem executado e aproveitado após um bom planejamento e para te ajudar, temos aqui um Kit completo de Planejamento.
Dá só uma olhada no você vai encontrar neste Kit de Planejamento:
- Dicas de como organizar um planejamento
- Calendário de Marketing 2023
- Planner semanal
- Planilha financeira
- 10 passos para montar um Plano de Mídia + Modelo aplicável
- Dicas para construir um calendário anual de marca
- Guia de planejamento para Redes Sociais
- Tendências para ficar de olho
- e muito MAIS!
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