Muito além das dancinhas, o TikTok tem crescido exponencialmente e o feed da rede virou um espaço de entretenimento, divulgação, informação e tendências.
As tendências do TikTok e os milhares de conteúdos que bombam por lá são, inclusive, aproveitadas em outras redes. Para se ter uma ideia desse sucesso, dê uma olhada nos seguintes dados:
Por dentro do TikTok:
- O TikTok gerou uma receita estimada de US$ 4,6 bilhões em 2021, um aumento de 142% em relação ao ano anterior;
- O TikTok tinha 1,2 bilhão de usuários ativos mensais no quarto trimestre de 2021 e deve chegar a 1,8 bilhão até o final de 2022;
- Na China, o TikTok é acessado por mais de 600 milhões de usuários diariamente;
- TikTok foi baixado mais de três bilhões de vezes.
São esses alguns dos motivos que levam empresas a buscarem seu espaço na rede e pessoas a criarem conteúdo por lá, entrando em uma trend ou lançando sua própria tendência.
O Clube Share te ensina: como nascem as tendências no TikTok?
No Clube Share, temos as Comunidades: ambientes de aprendizado contínuo e conjunto. A Comunidade de Conteúdo, mentorada pela Gabriela Barbosa (@gabidoconteudo), é uma delas. E lá já aprendemos diversas coisas através de cursos e mentorias. Neste artigo, vamos falar de uma aula do curso “Para parar de Culpar o Algoritmo”, onde a Gabi nos mostrou “Como nascem as tendências do TikTok”.
Vamos lá?
Seleção Natural
Ainda que seja um conceito científico, relacionado à Biologia, pode ser aplicado aqui. Por quê? Porque os mais adaptados sobrevivem e se multiplicam. Ou seja, conteúdos que fazem sucesso se multiplicam porque deram certo.
Continuando nessa analogia, são 3 fatores que também podemos relacionar ao conteúdo:
a) Variação: aqui, podemos levar em consideração as linhas editoriais que testamos.
b) Seleção: dentro disso, selecionamos o que deu certo.
c) Retenção: e então, o que deu certo, é reproduzido e levado mais longe.
Entretanto, temos um ponto: diferente da seleção natural entre os animais, o mecanismo da seleção não é a comida, somos nós. Ou seja: nós escolhemos o que vai viralizar. E quanto menor a barreira de conteúdo que você vai produzir, maior a chance dele viralizar.
Leia também: “Nostalgia invertida” é a nova macrotendência do TikTok
De onde vem o sucesso viral nos conteúdos do TikTok?
A Gabi do Conteúdo também nos trouxe a matriz “SUCCESS”, para entendermos melhor o sucesso dos virais.
S (Simple) – Simples,
U (Unexpected) – Inesperadas,
C (Concrete) – Concretas,
C (Credible) – Credíveis,
E (Emotional) – Emocionais &
S (Surprising) – Surpreendentes
S (Stories) – Histórias
Então, através dessa matriz, temos certeza que você já deve ter pensado em vários exemplos de conteúdos que viralizaram e possuem essas características. Claro que isso se une a uma estratégia de acordo com nossas marcas, por isso é tão importante estar por dentro do comportamento das pessoas e das ferramentas.
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Neste material você encontra:
- Principais estatísticas do TikTok
- Receita
- Usuários
- Downloads
- Dados demográficos
- TikTok vs outros aplicativos: número de usuários
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