Sempre que uma nova rede social aparece nas notícias, surge aquela mesma dúvida: será que eu deveria estar criando conteúdo para ela? Ou, será que minha empresa ou cliente precisa criar seu perfil e estar presente nela? Toda decisão que precisamos tomar vem seguida de um pensamento intuitivo de prós e contras, e só depois de analisar bem que a decisão é tomada. Essa é mais ou menos a ideia da Matriz Swot, uma ferramenta que ajuda a entender a realidade das empresas e como planejar estratégias.
Analisar as vantagens e desvantagens de começar algo novo ou de mudar algum processo é uma atividade constante na vida de quem trabalha com marketing digital. Neste artigo vamos entender um pouco melhor o que é a Matriz Swot, a sua importância e como colocá-la em prática. Vamos lá?
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O que é a Matriz Swot
A matriz Swot surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 e foi criada por Albert Humphrey em um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford. O termo em inglês significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
No Brasil, também conhecemos a Swot como Fofa. É muito comum – e fofo – ouvir autores e profissionais se referindo a ela com este nome. Vale ainda ressaltar que é normal, também, trocar o termo forças por pontos fortes e fraquezas por pontos fracos. No entanto, a soma dos nomes, aqui, não altera o resultado.
As forças e fraquezas são aquilo que você controla, que dizem respeito a você ou sua empresa. Já as oportunidades e ameaças são relacionadas a fatores externos, como concorrentes, e são coisas que você não controla. Na Matriz Swot, esses dois cenários são representados como ambiente interno e externo, respectivamente. Sendo assim:
Ambiente interno – tudo aquilo que você controla
- Forças: Potencialize, use muito a seu favor
- Fraquezas: É uma fragilidade, elimine
Ambiente externo – tudo aquilo que você não controla
- Oportunidades: Aproveite
- Ameaças: Evite
Para que serve a Matriz Swot?
A técnica caiu no gosto do mercado e, ao longo dos últimos anos, a Matriz Swot se tornou em uma das ferramentas mais indispensáveis e utilizadas por gestores e departamentos de marketing. De fácil uso, a aplicação da Swot propõe uma oportunidade de análise interna e externa, da empresa e do mercado, de rápida interpretação.
A importância da Matriz Swot para a sua estratégia digital
A Matriz Swot tem sido utilizada, desde seu surgimento, para o auxílio na elaboração de estratégias de marketing e planos de negócio. Mas a sua aplicação em mídias sociais tem se mostrado excelente para a definição do plano de comunicação aplicado à social media.
Entender os pontos fortes e fracos da sua atuação nas redes sociais é fundamental para identificar o que deve ser melhorado. Além disso, é importante avaliar a expertise da equipe que está por trás dos trabalhos em contas e perfis de outras redes. Dessa forma, será possível ter um entendimento rápido e claro sobre o que pode ser potencializado.
E aqui vai uma dica muito, muito importante a ser considerada: aplique a mesma análise em seu concorrente ou no concorrente do seu cliente. Entender as potencialidades de quem concorre com você irá lhe deixar mais preparado para agir e o seu negócio não será pego de surpresa. Assim como, sacar as fraquezas da atuação em mídias sociais do seu concorrente irá lhe oportunizar agir sobre as lacunas as quais eles estão deixando passar.
Mão na massa: como aplicar a Matriz Swot
A Matriz Swot é um método muito fácil e simples de ser aplicado, podendo ser usado por empresas de diferentes portes e nichos. A seguir, disponibilizamos um modelo que você pode se basear para criar a sua
- Faça um resumo das análises internas e externas relacionadas a sua atuação em redes sociais e outros canais digitais;
- Identifique os pontos principais para a sua atuação no digital e estabeleça as prioridades. Você não precisa fazer tudo de uma única vez;
- Avalie quais são as suas opções estratégicas: o que deve ser resolvido ou potencializado;
A Swot aplicada às mídias sociais serve para fazer o diagnóstico da sua atuação nas redes. Fortaleça os pontos fortes, tenha atenção aos pontos fracos e que devem ser melhorados, preste atenção às oportunidades para aumentar engajamento com a sua base de fãs e fique em alerta frente às ameaças que por ventura possam surgir.
Após a análise Swot da sua atuação no digital, cruze e compare as informações com as de seus concorrentes. Estabeleça as estratégias que você irá aplicar para combater a força de seu oponente e o que você irá fazer para se mostrar muito bom naquilo que seu concorrente é muito fraco. Só pelo fato de você aplicar a ferramenta e definir as estratégias com base nas informações colhidas através da técnica irá fazer a sua presença digital ser muito mais assertiva.
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