Instagram Stories: quais são as métricas mais importantes?

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Você sabe como analisar as métricas do Instagram Stories? Vamos por partes: o Instagram, que pertence à Meta, possui 2 bilhões de usuários ativos globalmente. O formato Stories surgiu em 2016, e já no primeiro ano de vida dessa ferramenta, cerca de 100 milhões de pessoas faziam stories todos os dias. Atualmente, esse número já passa de 500 milhões de usuários interagindo diariamente.

Por conta disso, é fundamental acompanhar os dados e métricas que a plataforma oferece referente aos Stories. Existem diversas ferramentas que geram relatórios de diferentes formatos e maneiras, entretanto, a forma principal de analisar é através do Insights da própria rede social.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância dessas métricas para que possamos entender e tirar proveito desses dados tão importantes!

Mas antes de tudo, um aviso importante:

Para ter acesso às análises do Instagram Stories, você precisa ter uma conta comercial, ou de Creator, contas de perfil (pessoal) não possuem a maioria das métricas mencionadas neste artigo.

Como usar o Insights para visualizar suas análises do Instagram Stories?

Existem três maneiras principais de acessar as informações do Instagram Stories:

1. Por meio dos Stories que estão no ar

Os Stories possuem prazo de validade: duram apenas 24 horas e depois são arquivados. Enquanto o story está no ar, é possível verificar as métricas da seguinte forma:

1º Clique no seu Story;

2º Após ter clicado nos dados de visualizações, irá aparecer uma nova tela com as informações e métricas do Story escolhido;

3º Clique no ícone de gráfico. A partir daqui, você pode alternar entre esta guia de métricas e a guia Visualizações, que possui um símbolo em formato de um olho.

Reprodução: Instagram do Share

Depois das 24h de validade dos Stories, você pode visualizá-los no seu arquivo. Para visitar seu arquivo, vá para o seu perfil, clique nas opções de perfil e escolha a opção Arquivar – que é onde estão reunidos os stories arquivados e os posts de feed também.

2. Por meio dos Insights da plataforma

Nessa seção, você poderá ver dados dos atuais Stories ainda no ar, ou dos que já expiraram.

1º) Vá para o seu perfil;

2º) Toque no menu no canto superior direito;

3º) Toque em Informações (Insights);

4º) Vai aparecer informações de todos os conteúdos postados na conta;

5º) Role para baixo até os Stories:

Reprodução: Instagram do Share

Você pode pegar informações dos últimos anos, últimos 3 meses ou até os últimos 15 e 7 dias, além de filtrar as seguintes métricas:

  • Alcance
  • Cliques no Link
  • Cliques no Site
  • Como Chegar
  • Compartilhamentos
  • E-mails
  • Encaminhamentos
  • Impressões
  • Ligações
  • Próximo Story
  • Respostas
  • SMS
  • Saídas
  • Seguidas
  • Visitas ao Perfil
  • Voltar

3. Por meio da seção “itens arquivados”

Entrando no perfil e indo até o menu de configurações, você irá encontrar a seção ARQUIVADOS.

Terá duas opções de arquivamentos:

  1. Stories
  2. Posts

Clique em Stories e verá todas as histórias já postadas na conta! Exceto as que você deletou antes de expirar. Você também pode visualizar no formato de calendário ou de localização no mapa. 

Uma coisa legal desse espaço é que o Instagram também oferece lembranças, mostrando Stories antigos que aconteceram na mesma data que você está visualizando os arquivados.

Reprodução: Instagram do Share

Compreendendo as principais métricas do Instagram Stories

Análises do Instagram Stories são divididas em três categorias:

  1. Interações
  2. Descoberta
  3. Navegação

Cada seção oferece um resumo e um detalhamento dos diferentes dados e informações:

1) Interações nos Stories

A métrica de interação representa o total de ações que as pessoas executam quando visualizam uma história, incluindo respostas e visitas ao perfil.

  • Respostas: É o número de vezes que as pessoas respondem à sua história.
  • Visitas ao perfil: É o número de vezes que as pessoas visitaram seu perfil a partir da sua história.
  • Toques em adesivos: É o número de vezes que as pessoas tocaram em uma etiqueta/adesivo que pode ser geográfica, hashtag, menção, adesivo de produto, entre outras em sua história.

E por que as estatísticas de interação são importantes?

Análises de interação medem o envolvimento dos espectadores com suas histórias. Respostas positivas e visitas ao perfil são um bom indicador de que os espectadores gostam do que visualizam e desejam compartilhar e aprender mais.

2) Descoberta

A descoberta mede o número de contas que visualizam sua história no Instagram.

É IMPORTANTE salientar que o Instagram alerta que essa métrica é uma estimativa e nem sempre pode ser exata.

  • Impressões: É o número total de vezes que sua história foi visualizada.
  • Seguidores/Seguir: O número de contas que começaram a seguir sua conta.

E por que as estatísticas de descoberta são importantes?

As métricas de descoberta e impressão são essenciais para ajudar você a apreciar o perfil, a persona e comportamento do seu público. Essas métricas podem ser usadas para calcular a taxa de envolvimento com o conteúdo do seu Stories.

Mais importante, eles rastreiam quantas pessoas estão descobrindo seu conteúdo. Os novos seguidores conquistados com o Stories mostram como as histórias estão contribuindo para o reconhecimento da marca.

3) Navegação

As estatísticas de navegação acompanham a taxa geral de conclusão dos seus Stories do Instagram. Em Navegação, você verá o número total de ações de navegação que as pessoas realizaram de sua história.

  • Voltar: É o número de toques para ver o story anterior.
  • Encaminhar: É o número de toques para ver o próximo story (antes da história atual ser concluída).
  • Próxima história: É o número de avançar (sem concluir a atual história) para o próximo story do perfil.
  • Saídas: É o número de vezes que as pessoas fecharam sua história.

E por que as estatísticas de navegação são importantes?

Como as análises de interação, as estatísticas de navegação também acompanham as ações que os espectadores realizam, só que tendem a ser menos positivas. Quanto mais pessoas encaminharem, saírem e pularem sua história para a próxima, maior será a probabilidade de seu conteúdo não estar conectado.

Se muitas pessoas estão clicando para trás, isso pode significar que eles querem ver outro conteúdo ou sentem que perderam alguma coisa e desejam descobrir e consumir ainda mais seus conteúdos (é um bom sinal).

Mais métricas que você pode dar atenção na análise dos dados das suas histórias

Os dados das etiquetas de hashtag e localização no Instagram Stories são informações bem importantes e merecem atenção!

Adesivos é o termo abrangente usado para descrever as geotags de localização, hashtags, menções, adesivos de produtos, entre outras, que podem ser adicionados às histórias do Instagram.

Para medir a eficácia dos adesivos, consulte a seção Interações nas informações da sua história. Se as pessoas estão tocando nelas, provavelmente são do interesse do seu público e é bem interessante seguir usando elas e testando ainda mais.

Hoje o Instagram Stories oferece diversos adesivos que podem contribuir no engajamento e na dinâmica de informações por lá, como a contagem regressiva para algo, perguntas, enquetes, links e muito mais.

Como posso medir o envolvimento no Instagram Stories?

Uma maneira de avaliar o envolvimento dos usuários com suas histórias do Instagram em geral é dividir o alcance pelo número de seguidores. Assim, será possível ver qual porcentagem de seus seguidores está visualizando suas histórias.

A seção de interações é a principal área para procurar envolvimento com suas histórias do Instagram. Felizmente, a análise de histórias do Instagram fornece uma contagem total de todas as ações realizadas em uma história. Isso significa que você pode calcular a taxa de envolvimento da história da seguinte maneira:

Total de ações / Alcance total (descoberta) x 100

O ‘arrasta pra cima’ não existe mais – só em anúncios

Até pouco tempo atrás, apenas usuários a partir de 10 mil seguidores poderiam adicionar links em seus stories. Mas hoje tá liberado pra todo mundo! A opção de link se tornou um adesivo (como já explicamos no artigo) disponível entre as opções de edição disponíveis nos Stories. 

Além da métrica CLIQUES NO LINK na seção INTERAÇÕES, como já vimos acima, nem sempre esses dados são precisos e suficientes. Isso acontece pois os usuários podem desistir de abrir o link, cancelar, a velocidade da internet estar lenta, o link fornecido leva a um site ou conteúdo lento, entre tantos fatores. A melhor maneira de contornar isso e ter dados mais concretos é usar parâmetros UTM. Que são códigos curtos de texto adicionados aos URLs que permitem rastrear os visitantes do site e as fontes de tráfego. Sabe quando você encurta o link? Tipo isso!

Para finalizar

Análises de resultados das métricas do Instagram Stories são extremamente importantes para você entender como o conteúdo realizado vem gerando resultados. Esse formato é responsável por mais da metade do conteúdo gerado na plataforma, principalmente por serem rápidos e eficientes.

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Vitória Santos
Cearense, Estrategista de Conteúdo e Especialista em Redes Sociais, Vitória atua no Share como responsável pelos conteúdos dos canais da marca e relacionamento com professores e membros da comunidade do Clube Share. 
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