Nem tudo está para coolzêra nas agências de comunicação

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Eu não sei você, mas por algum tempo, se pedissem para eu fechar os olhos e imaginar uma agência de propaganda, digital ou social media, percorreria ambientes enormes, coloridos, com grafismos para todos lados, redes de descanso, coleções monstros de puffs espalhadas pelos ambientes da empresa, salas equipadas para diversão, com videogames, jogos de mesa e tabuleiros e gente bebendo café, muito café. Imagino que esse seja quase um consenso coletivo de como as empresas de criatividade, sobretudo agências, apresentam seus espaços. Tirando a parte do café, acredito que o resto seja mesmo apenas imaginação da maioria. Claro que algumas agências são coolzêra nível hard, sim. Mas isso não se resume a uma verdade plena.

 

A gente tende a achar que agências se resumem a descontração e criação. Mas o fato é que elas não ficam só nisso. Mesmo que o local seja descolado e muito permissivo, o trabalho costuma ser pesado, com exigência de foco absoluto. Além disso, uma agência vai além do departamento de criação e suas extensões, como atendimento, planejamento e mídia. Há quem administre, cuide do RH e das finanças, por exemplo (parece que nem cabe departamentos tão rígidos dentro de um agência, né? Mas eles estão lá).  


Esse entendimento de um universo glamouroso ao qual orbitam as agências de comunicação rapidamente nos faz pensar que ser descolado, diferente, cheio de personalidade e opinião própria, com vários seguidores no Instagram, faz da gente um bom profissional de comunicação. Mas não é bem assim, Claudia. Senta lá!
Seus likes não salvam o que você entende do mercado, mas ó, seus estudos na área, sua observação e interesse pelos temas relacionados, esses sim vão te dar uma boa empurrada na sua carreira.   

 

É verdade que o mundo digital mudou o mundo, a forma como as pessoas se relacionam, fazem negócios, consumem e a própria dinâmica da comunicação rodopiou num 360 em alta velocidade (e como mudou!). Mas nem por isso você irá focar somente na comunicação digital. Vale a pena – pelo menos por enquanto – avaliar outros formatos de inserção de marcas e produtos em meios mais tradicionais. Considerar que o público transita entre diversas plataformas pode fazer um bem enorme para o seu planejamento.       

 

E para encerrar o post de algumas verdades e mitos sobre os trabalhos das agências de comunicação, digital ou social media, quero compartilhar com vocês uma “fábula” divulgada por uma revista lá por 2005, a qual dizia que toda empresa, indiferente de seu tamanho, poderia fazer marketing na internet de forma gratuita. Bom, ao menos essa já deu pra sacar de longe que é mito.     

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