logo2
  • Artigos
    • Notícias
    • Artigos de colunistas
    • Social Media
    • Marketing Digital
    • Tecnologia e IA
    • Carreira
  • Materiais Gratuitos
    • Todos os materiais gratuitos!
    • Calendário de Marketing 2025
    • Podcast Errei na Mosca
    • Coberturas Internacionais
  • Clube Share
  • Share
    • Quem Somos
    • Na Mídia
  • Colunistas
  • Artigos
    • Notícias
    • Artigos de colunistas
    • Social Media
    • Marketing Digital
    • Tecnologia e IA
    • Carreira
  • Materiais Gratuitos
    • Todos os materiais gratuitos!
    • Calendário de Marketing 2025
    • Podcast Errei na Mosca
    • Coberturas Internacionais
  • Clube Share
  • Share
    • Quem Somos
    • Na Mídia
  • Colunistas

Política e diálogo nas mídias sociais: onde encontrar a verdade?

  • julho 21, 2016
Clique Aqui e saiba mais

A política pode ser definida como a arte de bem governar um país. Com o surgimento das mídias sociais, a temática da corrupção se tornou um assunto constante na web. Debater esse assunto nas mídias sociais é benéfico para a sociedade e para a política? Será possível identificar o que é verdade e mentira nos assuntos políticos publicados pelas pessoas nas mídias sociais?

Há um famoso provérbio chinês que diz “todos os fatos tem três versões: a sua, a minha e a verdadeira”. Por isso, com o crescente uso das mídias sociais é importante ficar atento ao diálogo sobre política que acontece por meio dessas ferramentas. Quando eles são construtivos e permitem que todos apresentem seu lado da história é possível chegar a um resultado positivo.

Nas eleições presidenciais de 2014 muitas amizades foram desfeitas via Facebook devido às brigas sobre visões políticas diversas expostas na web. Na época, o Facebook divulgou que a mídia social gerou 674,4 milhões de comentários, “curtidas” e postagens. Já no Twitter, durante a campanha eleitoral de 2014, foram gerados 39,85 milhões de tuítes no período de 06 de julho a 26 de outubro.

Ao avaliar esse contexto, é possível afirmar que as mídias sociais são hoje as principais ferramentas de comunicação na estratégia de uma campanha política. Dessa forma, é importante que os profissionais de marketing político busquem trabalhar da melhor maneira nessas ferramentas para dialogarem com os eleitores de seus candidatos .

As mídias sociais são hoje ferramentas que permitem que as pessoas se expressem e compartilhem experiências. Mas, também podem ser usadas de forma negativa, como aconteceu em 2014, quando um social media que trabalhou na campanha do candidato Aécio Neves espalhou nas mídias sociais a falsa notícia que os eleitores que pretendiam votar no candidato deveriam ir às urnas votar no dia 26 de outubro e quem votaria na Dilma só poderia realizar a ação no dia 02 de novembro, “para evitar confrontos violentos”.

Todos somos produtores de conteúdo e devemos prestar mais atenção no que falamos nas mídias sociais. Seja uma denúncia, caso ou crítica, devemos nos preocupar em mostrar a verdade acima de tudo e contribuir para uma revolução construtiva na forma de conceber a informação.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share é uma empresa de curadoria de aprendizagem que une comunicação, criatividade e tecnologia para desenvolver profissionais e empresas.
1

Clube Share

Mais Vistos

6 cursos do Clube Share para ampliar o repertório criativo em tempos de IA

18 de novembro de 2025

3# Web Summit 2025: O futuro agora – Reflexões do último dia do evento

13 de novembro de 2025

2# Web Summit 2025: Marcas e creators na Era da IA Gen

12 de novembro de 2025

Dados, algoritmos e viagens: como a tecnologia está moldando a forma de planejar viagens

12 de novembro de 2025

1# Web Summit 2025: IA, inovação e o novo equilíbrio global

11 de novembro de 2025

IA: 7 dicas para escrever prompts realmente eficazes

7 de novembro de 2025

Comentários

bee436af-logo-share-branco_105j01w05101w009000028

Segue a gente nas redes sociais

Instagram Facebook Twitter Linkedin Whatsapp Youtube

Navegação

  • Colunistas
  • Coberturas internacionais
  • Para sua empresa
  • Clube Share
  • Quem Somos
Menu
  • Colunistas
  • Coberturas internacionais
  • Para sua empresa
  • Clube Share
  • Quem Somos

Conteúdos

  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
  • Social Media
  • Marketing Digital
  • Tecnologia
Menu
  • Materiais Gratuitos
  • Notícias
  • Social Media
  • Marketing Digital
  • Tecnologia

Receba tudo do Share em primeira mão!

Copyright © 2022 | Share | Todos os Direitos Reservados | JSB ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E CONGRESSOS LTDA | CNPJ 17.634.739/0001-58
Ao clicar em "Aceitar Cookies", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja mais
Configurações cookiesAceitar Cookies
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Cookies necessários para habilitar a funcionalidade básica do site.
Marketing
Cookies utilizados para fornecer publicidade mais relevante para você e seus interesses.
Personalização
Cookies que permitem que o site se lembre de escolhas que você faz (como seu nome de usuário, idioma ou a região em que você está).
Analytics
Cookies ajudando a entender como este site se sai, como os visitantes interagem com o site e se podem haver problemas técnicos.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo