Criar conteúdo nem sempre é um trabalho fácil. A gente precisa não só de criatividade, mas de conhecimento sobre pautas atuais, assuntos do momento. Quanto mais antenados estamos com tais assuntos, mais fácil fica para desenvolver e/ou entrar em conversas nas redes. Já percebeu que algumas marcas saem sempre na frente em determinados temas? É possível conseguir utilizando plataformas a seu favor!
Pensando nisso, juntei algumas ferramentas que me ajudam muito no dia a dia e podem te ajudar também no processo criativo, independente da marca que você atende.
Ferramentas para pensar nos conteúdos
A gente precisa pesquisar e se inspirar para criar conteúdo, certo? Mas onde fazer isso? Google, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok? Várias dessas plataformas são úteis, mas algumas outras ajudam a pensar em pautas mais abrangentes.
GOOGLE TRENDS
O Google Trends nos fornece o que vem sendo pesquisado, o que está em alta e pode se tornar ou já se tornou relevante. O melhor de tudo, é gratuito!
Quer conhecer mais sobre o Google Trends? Clique aqui e confira!
TREND TOPICS TWITTER
Esse é o lugar para encontrar os assuntos do momento, afinal, muitas das conversas, trends e fofocas começam no Twitter. Assim como o Google Trends, o acesso é gratuito, basta ter uma conta na rede social.
TRENDS MAP
Mais uma ferramenta ligada ao Twitter para pesquisar as trends do momento. A ferramenta é paga e em inglês, mas muito útil para quem precisa de presença forte na plataforma do passarinho azul.
ANSWER THE PUBLIC
Essa ferramenta gratuita nos permite fazer busca por temas selecionando país e idioma. As respostas aparecem com vários gatilhos de pensamento: como, quando, onde, por que… A facilidade de criar conteúdo é bem maior a partir dele. E o mais legal, é gratuito e nos permite fazer download dos resultados.
ALSO ASKED
Assim como o Answer the Public, o Also Asked também permite fazer busca por temas selecionando país e idioma, trazendo respostas em forma de fluxograma que sempre podem aprofundar mais. Também permite download em formato de excel ou em imagem. Também é gratuito.
QUORA
O Quora é um fórum de perguntas e respostas mais variadas possível. É perfeito para criar conteúdos baseados em soluções de problemas, ajudando assim o público com uma relação de confiança e proximidade. Ele é gratuito, mas necessita de cadastro.
SOOVLE
O Sloove é simples, você busca um termo e ele traz resultados das principais plataformas como Google, Wikipedia, Youtube e até Amazon.
BLOG IDEAS GENERATOR
Sua marca tem um blog? Esse gerador do Hubspot é uma mão na roda para pensar em pautas e abastecer o blog. Algumas dessas ideias podem ser aproveitadas até mesmo para as redes sociais.
Confira também: 6 planilhas para quem trabalha com mídias sociais!
Ferramentas para organizar as ideias e o conteúdo
Além de pesquisar e pensar no conteúdo, é muito importante organizar essas ideias e também fazer um planejamento para entender quando e como esse material coletado vai ser utilizado. Sendo assim, temos aqui algumas plataformas com possibilidades gratuitas e pagas para fazer essa organização
TRELLO
Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que dá pra ser usado em equipe e também para gerenciamento de tarefas no geral. Além disso, pode ser integrado com outras ferramentas como Google Drive, Dropbox e Slack. Disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. É gratuito, mas possui melhorias com planos pagos.
Quer conhecer melhor o Trello? Clique aqui e confira!
ADOBE SPARK PLANNER
Se você é do time de planejamento no papel, o Adobe Spark Planner tem várias opções de templates lindos e gratuitos para fazer download.
GOOGLE KEEP
O Google Keep é uma ferramenta de anotações e listas do Google. Assim como o Trello, está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. Gratuito, o Keep nos permite criar notas com imagens e áudios, além de permitir organizar com cores e marcadores.
NOTION
Ele vem sendo o queridinho de estudantes universitários e profissionais que não dispensam uma rotina produtiva. O Notion é um verdadeiro planner, onde você organiza e personaliza do jeito que preferir e achar necessário. Ele pode ser criado do zero ou com templates pré-configurados. Inclusive, sigam a Fahen Carvalho no Instagram, ela usa o Notion como ninguém!
ASANA
Conhecido como uma ferramenta para gestão de projetos, o Asana é usado por profissionais de agências pequenas e grandes. Permite criar listas ou cartões e também tem um fórum de discussão. Ele ainda possui versão para desktop e também aplicativos para Android e iOS, podendo ser usado na versão gratuita ou paga.
EVERNOTE
Bem parecido com o Trello, o Evernote é uma ferramenta que traz funcionalidades práticas e úteis para ajudar empreendedores e pessoas criativas a organizarem suas ideias e projetos. Também sincroniza com outras ferramentas como Google Drive, Microsoft Teams e Outlook Mail. Está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS.
Bom, com essas ferramentas, você já consegue buscar, planejar e estruturar diversos conteúdos. No próximo texto trarei dicas para te ajudar a escrever ainda melhor esses conteúdos e também criar as artes. Até lá!