Em meio a tamanha interação do mundo nas redes sociais, é preciso que as marcas utilizem isso ao seu favor de forma que divulguem e anunciem seus produtos em todos os meios digitais, em especial nas redes sociais onde as pessoas interagem, compartilham, comentam e sente-se atraídas, influenciadas e até mesmo buscam referências, no caso de moda.
Algumas marcas já se deram conta desse público e lançaram editorais de moda em redes sociais, no caso da revista Glamour, em 2014, ela anunciou aos seguidores do seu Instagram que lançaria um editorial produzido no primeiro dia do São Paulo Fashion Week – o principal evento de moda no país – que constava com sete fotos produzidas especialmente para o Instagram.
E desde então diversas empresas vem trazendo essa inserção no meio digital.
Recentemente a marca Colcci divulgou que lançaria a coleção de Primavera/Verão 2017 através do aplicativo Spotify. Eles usaram esse novo recurso pela primeira vez, e a repercussão foi imediata e positiva. O catálogo conta com 10 mashups criados por DJ’s renomados no Brasil e em especial para a Colcci.
Com novas oportunidades das marcas divulgarem seus produtos e se fazerem presentes na mente e na vida do consumidor, algumas alunas de uma universidade em São Paulo tiveram essa sacada e resolveram criar um editorial de moda usando as redes sociais para algumas lojas de um determinado shopping da cidade de Santos/SP. Deu tão certo que em menos de 24 horas após o shopping postar três fotos na página de relacionamento deles, já havia mais de 10 mil visualizações e 600 curtidas.

Diante de tantos cases com bons resultados, podemos dizer que muito do que é usado nas redes sociais é criado para outros meios, e “reempacotados” para as mídias sociais. Nesse caso, o que se pode pensar é em uma espécie de “narrativa transmídia”, na qual as marcas de moda levam o consumidor a vários meios diferentes, pois alguns desses consumidores ainda utilizam como referenciais de moda as revistas impressas, outdoors, campanhas publicitárias na TV, vitrines e etc. Entretanto, levando o acesso as redes sociais à esse público, no qual podemos dizer que “passeia” na internet indo do Facebook ao Instagram, do Instagram ao Twitter e por ai vai… faz com quem eles sejam impactados de uma forma diferente do consumidor que é usuário de uma ou duas mídias, o que pode ser uma grande vantagem, pois com um custo menor a marca atinge um público e pode gerar relacionamento/diálogo/mídia espontânea através desses canais, e de uma forma mais ágil.
Portanto, criar um editorial de moda voltado as redes sociais é uma oportunidade de imprimir o DNA da marca, de forma que se aproxime do público por recursos que ainda podem ser chamados de “inovadores”, pois não é algo que qualquer marca esteja disposta a fazer. Então, aposte no desafio e colha os resultados positivos que as redes sociais nos trazem.





